Adriano Machado/Crusoe

Bia Kicis tenta estender censura ao Antagonista, mas juiz nega

14.08.20 20:46

Não satisfeita com a censura imposta a Crusoé, a deputada Bia Kicis (foto) pediu ao juiz Hilmar Castelo Branco Raposo Filho que estendesse a medida ao Antagonista.

No novo pedido, a deputada bolsonarista queria que o juiz proibisse o site de publicar notícias sobre a liminar que censurou Crusoé. O magistrado, porém, negou a extensão da censura às publicações do Antagonista.

Bia Kicis pediu que fossem incluídos no polo passivo da ação tanto o site quanto o jornalista Claudio Dantas. Originalmente, ele moveu o processo contra a editora que publica Crusoé e a jornalista Helena Mader, autora da reportagem censurada por ordem de Castelo Branco.

A decisão foi tomada no fim da tarde desta sexta-feira, 14. Escreveu o juiz Castelo Branco: “A parte autora apresentou (…) aditamento à inicial para incluir no polo passivo ‘Claudio Dantas’e o site ‘O Antagonista’, que, de acordo com a autora, é de propriedade da editora ré. Pediu que sejam ampliados os efeitos da liminar anteriormente concedida para que cessem novas manifestações sobre o assunto objetivo da liminar”.

Antes de decidir, curiosamente o magistrado que ordenou a censura a Crusoé teceu considerações sobre as garantias à liberdade de imprensa previstas na legislação brasileira.

“Observo que, em que pesem os argumentos expedidos pela autora, o direito à informação, como expressão da liberdade de imprensa, deve ser prestigiado, eis que não se admite controle prévio do conteúdo difundido pelos meios de comunicação social, salvo evidente abuso ou má-fé. Desta forma, o deferimento da tutela antecipada a fim de impedir novas manifestações que possa possam apresentar ofensas a honra do autor representaria, em última análise, censura prévia e genérica de conteúdo, o que não encontra guarida no Ordenamento”, escreveu ele.

Na sequência, o juiz indeferiu o pedido da deputada e negou a extensão da censura ao Antagonista.

Na decisão anterior, tomada na última quarta-feira, Hilmar Castelo Branco atendeu um pedido de Bia Kicis e ordenou que a revista retirasse do ar ou ao menos suprimisse o nome da parlamentar de uma reportagem sobre a tramitação da proposta de emenda constitucional destinada a reinstituir a prisão de réus condenados em segunda instância.

O texto, publicado no dia 17 de julho, mostrou os empecilhos existentes no Congresso para a aprovação da proposta. Entre os obstáculos estão diferentes fatores, como o boicote promovido nos bastidores por alguns deputados e senadores, a falta de mobilização da sociedade e a “perda de ímpeto” de parlamentares bolsonaristas, antes defensores da medida, em favor do PEC. Diversas entidades condenaram a decisão. Em cumprimento à decisão, na reportagem censurada o nome de Bia Kicis está coberto por uma tarja preta.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não podemos admitir a censura sob nenhuma hipótese .. já nos basta as sentenças do Mulá Talibã a estuprar as leis e a paciência do povo .. só a opinião livre e a verdade limitam a censura.

  2. não podemos tolerar a censura já basta termos de aguentar as sentenças do Mula Talibã a estuprar as leis e a paciência da nação omissa .. só há uma forma de censura admissível a opinião livre e a verdade.

  3. Desconheço que a deputada é contra a prisão em segunda instância. Crusoé vocês querem ajudar o povo e o Brasil então cobre o Rodrigo Maia para pôr o tema em pauta. Publiquem matéria sobre Alcolumbre sobre a Lava Togas. Tem de publicar sobre esses dois pois são eles que mandam no senado e câmara ai sim veremos quem vota contra ou a favor.

  4. Bia o que não pode são as noticias mentirosas, enganosas e inventadas que vocês bolsonaristas soltam desmoralizando pessoas. Isso vocês fazem escondidos sob perfis falsos para não serem identificados e sofrerem as consequencias. Covardes.

    1. .. esses petralhas .. querem enganar a quem? a suas próprias consciências? pelo menos a gente se diverte lendo suas asneiras.

  5. A pedra angular em nossa Democracia é o Parlamento. Será que um dia teremos um Congresso composto, em sua maioria, por Parlamentares honrados e dignos? Os novos que entram, em poco tempo fermentam e se estragam.

  6. Precisamos ouvir todas as partes...nao é raro ouvirmos ou lermos algo com i informações não precisas, parecendo folhetins sensacionalisticos.....q se prove depois !!

  7. Esses bandidos do psl que se elegeram com a bandeira mentirosa do bolsonaro, que nos enganou, não sabe o que os esperam em 2022.

  8. Estou aguardando uma reportagem da revista sobre esse escândalo envolvendo a Rede Globo. Espero que a revista não se omita sobre esse assunto que é de extrema importância para a sociedade. Sobre essa deputada, desqualificada e desocupada, a revista deveria cessar de dar Ibope pra ela.

  9. O Brasil tá chegando ao ponto do ridículo. Está mulher é uma vergonha deveria ser condenada por negar suas idéias e querer a volta da censura. Vai para o lixo da história com certeza.

  10. As Rachadinhas da Globo eu acho que não vão sair na Crusoé , pois o colunista Diogo mainardi participa na globo news no programa Manhattan Connection.

  11. Restabelecer censura prévia? Não se conformar com a liberdade da imprensa? Definitivamente essa senhora não representa os democratas deste país...

  12. Crusoé qual o motivo da sócia de vocês empíricos censurar um rapaz chamado Kim Paim? Poderiam publicar a matéria da censura e motivo?

  13. Este panfletário fez vista grosso para as censuras e perseguições impostos simplesmente pq lhes era convenientes portanto não são contra censura coisa nenhum são sim uma Hipócritas que só condenam censura quando são contra eles. São falsos democratas e seletivos e se comportam como partido político. Tem que ser contra a censura sempre e não quando lhes interessa.

    1. Quem lê panfleto é o quê? O que faz vc aqui lendo esse panfleto? Cai fora então. Gaste seu tempo precioso em outro lugar. É cada um que me aparece. Eu hein!

    2. Tropa de “jornalistas” de conveniência. Devem ser todos da abraji.

    3. Melhor procurar direito antes de fazer ilações infundadas. Ou ainda ficar quieto mesmo. https://www.oantagonista.com/brasil/o-stf-precisa-conter-a-escalada-de-alexandre-de-moraes-contra-a-liberdade-de-expressao/

  14. O nível dos deputados e senadores atuais é tão ruim que muitos já desistiram de ter um Congresso representativo de verdade. Voto distrital e facultativo ajudaria muito na melhoria da qualidade dos nossos políticos.

  15. Nosso judiciário, uma no prego outra na ferradura. Se não encontra guarida no ordenamento, então porque o juiz, aceitou o pedido de censura?

  16. A culpa desta figura deplorável existir no parlamento é de quem votou nela. É uma sem noção além das trapalhadas produzidas no episódio Moro.

  17. Bia Kicis,prove que vc é a favor do combate à corrupção e encerre esse assunto.Mostre tb sua atuação em prol da Lava Jato.

    1. Censura só a do famigerado e esquerdista Alexandre de Moraes e seus comparsas do STF né Maria.....kkkkkkk.....aí pode.

    2. Ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah quanta mediocridade.

Mais notícias
Assine agora
TOPO