Pedro Ladeira/Folhapress

Barroso para Lewandowski: ‘Então, o crime compensa para vossa excelência’

22.04.21 19:28

Os ministros Ricardo Lewandowski e Luís Roberto Barroso protagonizaram uma acalorada discussão durante o julgamento desta quinta, 22, que manteve a decisão da Segunda Turma do STF de considerar o ex-juiz Sergio Moro suspeito em julgamentos do ex-presidente Lula.

Barroso votou contra a suspeição de Moro e ressaltou os méritos da investigação. “Na Itália, a corrupção conquistou a impunidade. Aqui, entre nós, ela quer vingança“, afirmou.

Incomodado, Lewandowski afirmou que o ministro, quando mencionou o combate à corrupção, deu a entender que os ministros que votaram a favor da suspeição de Moro são “coniventes” com o crime.

O ministro ainda criticou a Lava Jato e citou estudos que mostrariam que a Operação deu mais prejuízo ao país do que a própria corrupção. “Esse estudo mostra também que se estima que a Lava Jato tirou 142,6 bilhões da economia Brasileira. Ou seja, a Operação produziu pelo menos três vezes mais prejuízos econômicos do que aquele que ela avalia ter dito que foi desviado com a corrupção. Isso fora milhões de desempregados que essa operação causou“.

Barroso interveio: “Ministro Lewandowski, me permite: vossa excelência acha que o problema então foi o enfrentamento da corrupção, e não a corrupção?“.

Em resposta, Lewandowski passou, então, a criticar as prisões preventivas “alongadas” durante a investigação. Ainda usou as mensagens roubadas de procuradores para criticar a Lava Jato. “A combinação do momento do oferecimento da denúncia oi outras questões não me parecem pecadilhos, a combinação com relação a prisões preventivas, e mais“.

Barroso, então, concluiu: “Mas, então, o crime compensa para vossa excelência“.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Senhoras e senhores, o Supremo Tribunal Federal que chancelou a suspeição do ex-juiz Sergio Moro nas condenações de Lula e, assim, jogou no lixo a montanha de provas contra o ex-condenado por corrupção e lavagem de dinheiro,

  2. Se essa fundamentação de voto por parte do ministro lulóvsky do atual stf justificada mente criticada pelo Ministro Barroso não for suficiente p abrir um processo de impeachment contra aquele ministro por parte do Senado da República não sei o que será então.

  3. Esse ministro do lulismo sempre esperou a hora de inocentar seu mentor que o levou a suprema corte. E diga-se de passagem , que não foi o único a esperar esse momento para cumprirem com suas obrigações ao Sr lula. E agora terão que usar das mesmas regras com todos os corruptos. Triste Brasil

  4. Esse sujeito desclassificado, rábula, é um advogado de bandidos no STF, para que o Brasil precisa de uma corte superior que destrói o combate a corrupção e soltas todos os bandidos. Isso é um absurdo, precisamos tirar esse sujeito e seu chefe Gilmar Mendes de lá.

  5. Parabéns Ministro Barroso pela sua defesa do combate à corrupção e a Lava Jato, que nos proporcionou tanto orgulho de ser Brasileiros. Infelizmente a maioria do STF faz um desserviço pro Brasil.

    1. Vergonha ? Não, este é um sentimento que não se aplica aos deuses.

  6. O crime compensa desde que seja para defender o seu padrinho e aliados. O STF deu um pé na bunda da sociedade, sem constrangimentos. A impunidade ganhou mais liberdade. A corrupção sua maior parceira ficou livre para transitar nas instituições do país. O Brasil acabou. Não vale nosso apreço. Desprezo.

  7. A sociedade brasileira foi duramente punida pela suprema politicagem e a juridiquês que concluiu “que o crime compensa”, no julgamento político do Dr. Sérgio Moro, realizado pela mais alta corte da justiça brasileira.

  8. Para nós pagadores de impostos - resta uma saída: O AEROPORTO. Infelizmente o país não nos pertence. Somos meros ESCRAVOS. O país é desenhado para os 03(três) poderes: Legislativo, Judiciário e Executivo. O resto é resto.

  9. Ou seja, se a Lava Jato tirou bilhões por causa das investigações, o crime organizado e o tráfico podem usar o mesmo argumento?!?

  10. Você sabe que um país se degenerou e não tem mais conserto quando juiz da Suprema Corte usa como argumento para defender bandidos de estimação que uma investigação deu mais prejuízo pelo mal que causou aos corruptos do que o dinheiro roubado por eles dos cofres públicos.

  11. Quando Lewa não tem mais argumentos, ele se esconde atrás de uma verborragia que não diz nada. No sistema jurídico, é um dos principais recursos de quem foi encurralado. E, nessa coisa deformada chamada de "justiça", dá certo! E parabéns, Barroso. Um dos poucos personagens decentes no STF. Talvez o único.

  12. O mais emblemático disso tudo é a Senhoura Rosa Weber também se aliar a banda podre do STF, posto que, o ex-juiz Sérgio Moro foi juiz auxiliar em seu gabinete na época do Mensalão. Quanto a Carminha parece ter gostado da tinta vermelha jogado em sua residência em Minas Gerais por integrantes do PT. Valeu a máxima "é fraquinha e amiguinha do Beiçola", sómente isso e mais nada. Elas assumiram a identidade junto ao partidão, mas não precisavam exagerar também né.

  13. No Brasil a "justiça" continua valendo apenas para os pretos, pobres e prostitutas, só que agora sob os aplausos da esquerda.

  14. Parabéns Ministro Barroso. Finalmente alguém consegue enxergar fora da bolha que existe em nosso país. Estou desapontada com o resultado do STF. Sinto que estamos vivendo num mundo de ladrões, então é importante começarmos a pensar como ladrões para enfrentar com resignação esse caminho ameaçado pelo mal.

  15. STF, salvo poucas exceções, é um covil onde cada ministro trabalha para aquele que o pôs ali. A lei funciona confirme os interesses particulares de cada um. Basta ver o caso Lula. Recentemente Alexandre de Moraes favorece Temer e o gato angorá. Mendes soltando direto quem da organização criminosa é preso e por aí vai.

  16. Para a grande maioria dos integrantes do STF, sim! o crime compensa e muito. Deve ser defendido até as últimas consequências e ai daquele que se atrever a tentar fazer justiça. Punição na certa aqueles que atrasam nosso 'progresso'.

  17. Todos dois tem razão Um solta Lula O outro solta Batisti Um acha que o crime compensa O outro , dependendo do cliente concorda Brazilzilzilzil ......

  18. comentário sábio esse do ministro Lewandowski, talvez pelo fato de ter ficado sem resposta, falou sem querer QQ coisa. Pegou muito mal vindo da Corte Maior. O nível técnico me parece um jogo de palavras sem significado. E assim vamos manipulando como convém.Lamentavel

  19. A Lava Jato acendeu uma luz que começaria o fim da impunidade no Brasil e que está diretamente ligada à corrupção. O STF pois tudo a perder. Parabéns ao Ministro Barroso pela coragem e ao Dr. Sérgio Moro pelo excelente trabalho e conduta.

    1. Aí xará !! Concordamos !! Barroso em seu desabafo disse tudo ! Agora precisamos tb dar “nossa”’ sentença !!! NAS URNAS !! #MORO 2022 . Não vamos desistir . Mesmo que o circo esteja montado para a dupla terrível ! Fora bolsolulismo

  20. Grande Ministro Luís Roberto Barroso! Vossa Excelência, expressa a indignação de todos os brasileiros de bem, diante da manifesta parcialidade dos Ministros que agiram, não como magistrados, mas como acusadores. Hoje, SERGIO MORO está sendo perseguido por ter ousado enfrentar os corruptos e corruptores, contumazes saqueadores da República. A corrupção impune venceu, mas a vitória será efêmera e enganadora.

  21. Crime compensa nesse país da piada pronta faz uns 500 anos e esse STF é uma vergonha, como protege bandido essa gente. (não é mesmo doutora Carmen vampira Lúcia?)

  22. Quer dizer que a Lava-Jato trouxe prejuízo ao país, o Lularápio é de fato a alma mais honesta do Brasil e o grande vilão da história é Sérgio Moro???? Se o diálogo entre os "excelentíssimos" perdurasse por mais alguns minutos, chegaríamos nisso: Os recém-nascidos mandaram matar Herodes, Joana D'arc suicidou acendendo a própria fogueira e Roma pôs fogo no Nero!!! E tudo isso só por que sob a ótica do meritíssimo "tudo é questionável" até o óbvio!!! Tempos Estranhos, muito estranhos....😕

  23. Eles julgam que os processos do ladrão são nulos, as sentenças, tudo, mas o juiz é considerado suspeito. Ora, se as sentenças são nulas, não têm nenhum valor, inexistem; como o juiz pode ser suspeito numa sentença que não existe? É nisso que dá indicar advogados para ser ministro; indicados por políticos. Ministro deve ser juiz de carreira, não advogado de político corrupto que eventualmente esteja na presidência da República!!!

  24. O ministro Lewandowisky prefere manter o esquema de corrupção desde que mantenha investimentos e empregos. E a moral onde fica? Lamentável ministro.

  25. Grande e honrado ministro Barroso,o senhor honra sua toga com coragem e humanidade. Continue firme em sua luta contra corruptos em TODAS as instâncias do poder.Viva Sergio Moro! Viva ministro Barroso!

  26. E tem gente que só está preocupada em atacar só o executivo,esse Lewandowisk é um câncer com várias metástases; Mendes ,Carmen,Alexandre et caterva.....,

    1. O óbvio é toda besteira que vc fala (Zezinho), toma vergonha na cara seu ameba 🔥

    2. Argumento sem nexo. As decisões equivocadas do judiciário fazem parte do esquemão armado para livrar o filho o Bozokid da cadeia. Somente os cúmplices do genocida não querem enxergar o óbvio!

  27. Data vênia, só cego não viu o empenho de alguns ministros em decretar a suspeição, por suposta parcialidade do ex-Juiz Sérgio Moro num habeas corpus que devia, no mínimo, ser julgado prejudicado como decidiu o próprio relator, min. Fachin, ao decretar a incompetência da 13a. Vara Federal e bem pontuou o min. Luís Roberto Barcos em seu magistral voto que ficará marcado para a história do Brasil. Disse que não basta anular a Lava Jato, querem vingança contra Moro e os Procuradores. Triste Brasil.!

  28. Ha uma inversão generalizada de valores morais no pais, presente na sociedade e nos tres poderes, onde o desonesto, o criminoso, as mensagens roubadas dos celulares dos procuradores e do juiz valem mais na visão da suprema corte do que o enfrentamento contra a corrupção. Uma suprema corte onde parte dos seus componentes expressa sem nenhum pudor que o crime compensa só nos resta lamentar. Nosso país está literalmente do avesso, no fundo do poço.

    1. Amigo, é preciso renovar o Senado com aqueles que se comprometam a julgar os pedidos de impeachment contra ministros do STF. Ruy Barbosa dizia que o STF tem o privilégio de errar por último, mas isso hoje não pode mais ser admitido para certas decisões....!!

  29. Parabéns Barroso, o único ministro do STF realmente digno da toga que veste. O restante, com excessão de um ou dois, são associados políticos corruptos, escritórios de advogados de familiares e também a partidos (todos sabem quem é do PSDB, PT, MDB e do sem partido kkkk). Condenar alguém parcial com base de escutas ilegais e adulteradas por hacker kkkkkkk. Este é nosso STF kkkkkkkkk. Este STF é uma piada. Brindam a corrupção com lagostas e vinhos premiados. Somos roubados e pagamos a conta

  30. Nós oportunamente iremos às ruas pedir o impeachment desses juizes do STF, cretinos, carniças, já pesados na balança e foram achados como amigos da corrupção, INIMIGOS DO BRASIL, os nomes já foram lançados: Lewandiwski, Gilmar, Toffoli, Carmen Lúcia, Fachin....isso será feito com a renovação do congresso em 2023.... aguardem... não passarão.

    1. Cara Suzane concordo com você que o voto seria a melhor solução mais infelizmente nós dias de hoje só fazendo como Diógenes de síncope um filósofo grego que saiu em pleno dia com uma lanterna acesa a procura de um homem honesto. Se porventura acharmos um vamos achar uma ave rara nesse país e votamos nele.

    2. Ir pra frente dos quartéis, João Bosco? Pedir o quê? Intervenção militar? Pelo amor de Deus, deixe os militares no canto deles e vamos resolver isso como civis, votando em gente honesta, fazendo manifestações pacíficas e pressionando o Congresso!

    3. Devemos ir as ruas já e exigir respeito à constituição, o dia 1de maio é um bom dia, vamos para à frente dos quartéis, chega de tanto escárnio na cara dos cidadãos de bem e pagadores de impostos e consequentemente responsáveis pelos salário polpudos e regalias que tem os que emporcalham a nossa justiça.

    1. O crime compensa para os poderosos, um humilde cidadão se cometer um crime com certeza será julgado com todos os rigores da lei se por um milagre o caso dele chegar no supremo.

  31. O STF funciona como último refúgio dos bandidos de colarinho branco e dos traficantes. Quem está na fila para ser liberado é o Cunha (aquele que foi presidente da Câmara). Seus advogados estão só de olho no plantão do bocão. Quem viver verá!

  32. É de enojar ver um ministro do supremo defender com tanta veemência a corrupção e corruptos, na minha Santa ignorância me pergunto senão é o caso de suspeição e incompetência de alguns ministros indignos da toga que defendem os corruptos e ladrões que pesaram o país, aí sim um verdadeiro ato contra os pilares que devem reger uma nação.

    1. O argumento do Lewandowski é o mesmo usado pelo PT.

    1. Concordo com você, em alguns comentários há muita falta de educação. Mais a pergunta é: O que fazer para eliminar esses corruptos que estão no STF?

    1. Estou pronto pra ir pras ruas com minha família favor de MORO22. Por favor Dr. não podemos ficar na mesma situação de escolher entre uma ladrao e um assassino incompetente.

  33. Essas decisões são um incentivo à contravenção Hip hip hurra! Viva a in_justiça brasileira. 😡😡 Temos que voltar às ruas antes que os meliantes deixem tudo dominado.

  34. Isso não é relevante. Bate boca entre damas. Depois das gravações não há como não anular os julgamentos - o juiz esteve o tempo todo emporcalhado pela política partidária e confessa ao aceitar o empreguinho de ministro pelo qual chafurdice numa pica de fezes e vômitos

    1. Acho que a CRUSOE poderia evitar a mesma identificação para assinantes diferentes.

    2. Meu nome é Roberto também, mas não passo nem perto desse que fez esse comentário infeliz.

    3. Um camarada que vê inocência em pessoas que foram condenadas por 1 Juiz Federal, 3 desembargadores e duas cortes de apelação (STJ e STF), só pode ser demente - ou cúmplice.

  35. Qual o respeito que a nossa nação vai ter para o mundo? ESTAMOS num verdadeiro MAR DE LAMA! Parabéns a imprensa e a políticos bandidos por essa Vitória. Como contar essa história aos nossos filhos e netos? ESTAMOS DANDO UM ADEUS A DEMOCRACIA. A salvação é o povo na Rua.

  36. É isso Barroso! Meus pêsames! Moro, meus pêsames! Cidadãos de bem, meus pêsames. O STF sacrifica a justiça em nome do medo ao totalitarismo do Bolsonaro. Absolve a corrupção e se mistura com os advogados do crime organizado. Você tem o nosso respeito e solidariedade Barroso! Bem, valores como respeito e solidariedade também morreram no Brasil. Brasileiros, meus pêsames! Estamos sem pátria. O Brasil morreu.

    1. A tropa de choque pro Lula 2022, vinheram com plano A e plano B. Suspeição do Fórum plano A Suspeição do Juiz plano B Por acaso julgamento quase no mesmo dia E se o processo tivesse ido para Brasília. Teria sido suspeito e mandaria para Paraná. Todos bandidos

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO