Adriano Machado/Crusoé

Barroso autoriza condução coercitiva de Carlos Wizard para depor à CPI

18.06.21 20:15

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, autorizou, nesta sexta-feira, 18, a condução coercitiva do empresário Carlos Wizard para prestar depoimento à CPI da Covid. A decisão atende pedido do presidente da comissão de inquérito, senador Omar Aziz, do PSD.

O requerimento foi feito ao Supremo após o empresário não comparecer ao seu depoimento, que estava marcado para esta quinta, 17. O bilionário é suspeito de integrar o chamado “gabinete paralelo”, que aconselhou o presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia às margens das orientações do Ministério da Saúde.

Barroso detalhou na decisão que havia garantido a Wizard o direito ao silêncio, não à escolha de ir à sessão de hoje da CPI. “O atendimento à convocação configurava uma obrigação imposta a todo cidadão, e não uma mera faculdade jurídica”.

Segundo Aziz, os advogados do empresário notificaram a CPI para que uma nova data “mais adequada” seja marcada para o depoimento. Os advogados afirmam que ele está nos Estados Unidos. “É uma brincadeira dele, né? Uma data combinada para ele vir. É uma autoridade“, ironizou Aziz.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Como a CPI pretende executar essa condução coercitiva, eu não sei. Os EUA impõe várias dificuldades para cumprir cartas rogatórias do Brasil. Um ano e meio na melhor das hipóteses, o que é dificílimo. Como o Ministro Barroso não é juiz, apenas está juiz pelas mãos políticas do PT, não aprendeu algo que se costuma aprender ainda quando se é substituto, que não se prolatam decisões que não podem ser cumpridas, pois geram desmoralização do magistrado perante os jurisdicionados.

    1. Se ele nunca mais voltar para o Brasil, não tiver mais bens no Brasil e não precisar mais do passaporte brasileiro aí começa o debate se o Brasil fará força para trazer e também se vai aplicar a reciprocidade quando for o contrário

  2. O problema é ter uma CPI onde os integrantes quase todos são investigados e tem processos na justiça , aí transformar esses integrantes em autoridade judiciária, sendo que já temos o judiciário brasileiro com a menor credibilidade do planeta , vai virando tudo uma loucura.

  3. É um alento, um bálsamo, ver um verdadeiro senhor ministro, como o Dr. LUÍS ROBERTO BARROSO, trabalhando e tomando decisões acertadas, em meio ao mar de molecagens, corrupção e perversidade que assola o país.

  4. Onde está o rato Carlos Wizard? Barroso acerta na decisão, pois a lei é p/ todos, inclusive para os bilionários. Wizard é o líder do Gabinete das Sombras. Pelo temperamento do empresário, ele não seria coadjuvante no processo de matança de brasileiros. Por isso o general Pazzuelo foi colocado como ministro. Wizard conseguiu dar escala às loucuras do Bolsonaro. O empresário Oskar Schindler, salvou 1200 judeus de serem mortos pelos nazistas. Wizard ajudou o vírus a matar milhares de brasileiro

    1. Paulo, sabe o que é uma carta rogatória ? Sabe se os EUA possuem tratado com o Brasil para cumprimento de cartas rogatórias ? Sabe qual o tempo de cumprimentou-se uma carta rogatória ?

    1. Muito barulho por nada. Entre não ir e ir e ficar em silêncio há pouquíssima diferença. Só mesmo efeito midiático

    2. Palhaçada é fugir para o exterior para não ter de se explicar.

    1. Bozo, parece que vc faz parte da turma majoritária dos brasileiros, a dos analfabetos funcionais. Ele não precisava fugir, pois foi dado a ele o direito de ficar em silêncio, seguindo a regra de que poderosos no Brasil são intocáveis, fazem o que querem, ficando subentendido que ele tem que comparecer ao circo da cpi coordenado pelo grande corrupto ( 14 processos nunca julgados pelo stf) mas não precisa se explicar, Assim o circo continua.Brincadeira.

  5. É um circo!!! Azis com mulher e irmãos presos, acuados de roubar dinheiro da saúde. Ele, Azis acusado de pedofilia. Renan com mais de uma dezena de inquéritos engavetados no STF. O filho dele, o tal de Renanzinho, envolvido em milhões destinados à saúde. E estes canalhas estão preocupados com o Wizard. Acorda Brasil!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    1. Azis,Renan ,Zezinho,Uncérto Bosta são muito parecidos,quem será o dono e quem o lacaio?

    2. Não Fabrício. Promover reuniões descontaminação em massa e fazer apologia a tratamentos ineficientes durante uma pandemia matam muito mais do que você pensa. Reveja os seus valores!

    3. Exato! Total inversão de valores. CPI dando protagonismo a bandidos. A política brasileira anda mais podre do que nunca.

    4. E os governadores que roubaram dinheiro destinado à respiradores; o que dizer? Segundo o bandido e relator da CPI nada, pois seu filho, um tal de Renanzinho, seria preso. Não estou defendendo o bozo, até porque é um idiota. Mas andar de moto e sem máscara, acredito que mata menos que roubar dinheiro da saúde.

    5. Wizard é cúmplice de 500 mil mortes. Você acha pouco?

    6. Um crime não justifica o outro. Se o bozo tivesse assumido a responsabilidade de combater a pandemia desde o início não veríamos esse festival de políticos se fartando na corrupção das verbas destinadas para combater a covid. Bozo criou toda essa situação e agora está sofrendo o retorno de suas más escolhas. Quanto ao wizard, só de ter fugido para o exterior já é prova de q coisa boa não fez.

    1. Rachadinha ,Mansão,Madereiras , Cartão Corporativo, Lei de Improbidade, Acordo com Centrão , prisão 2 instância, lava toga e PGR fazendo todas suas vontades; Polícia federal sob comando do miliciano , ministro Alexandre para investigar tem que pular o Vagabundo do Aras, aí a bozolandia reclama que a CPI não investiga os governadores, como não tenho ladrao de estimação , só não vê quem não quer , desculpa para trancar a pauta da CPI;

    2. José, vc se esqueceu de botar na conta do Bolsonaro 1 milhão de mortos nos EUA, 1 milhão na Europa, não se sabe quantos na Índia, Rússia, China, Coreia do Norte, Cuba, etc,etc,etc. Eu bom refazer as contas.😎

  6. O Wizard havia solicitado à CPI para depor remoto, disse que estava no exterior, ou seja, deu satisfação aos canalhas da CPI!! E o Presidente da CPI tomou um susto!! Tudo encenação, um teatro!!

    1. Celso, ele esta fugindo para não ser punido por seus crimes. É vergonhosa essa defesa de pessoas claramente imorais e sem caráter. Bozistas são irmãos siameses dos Lulistas. Patéticos e desprezíveis...

  7. No Brasil brejeiro de Bolsonaro é que vive Wizard e outros seguidores do mito. A mitologia certamente recusaria tanto o mito como os seus seguidores talvez, em péssima comparação, com Deus e Moisés censuram os adoradores do Bezerro de Ouro como divindade há milênios. O brasileiro, talvez pela nossa tristonha origem, somos atrelados e crenças, a mitos e milagres. Muitos adoram até hoje Padre Cícero, no Nordeste, um político religioso, que foi excomungado pelo Vaticano há mais de 100 anos.

    1. Esse aí gostaria de um STF só de juízes fakes igual o kassio. Deprimente...

    1. Claudio, é feio defender bandido. O correto é desejar a prisão de todos os bandidos. Cansa ver esses bozistas agindo igual os lulistas. Bando de imbecis retardados!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO