Câmara dos Deputados

Bancadas da educação e saúde contra novo pacto de Guedes

14.03.19 16:50

O governo identificou nas bancadas da saúde e da educação no Congresso Nacional as maiores resistências à proposta de revisão do pacto federativo lançada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

São exatamente as duas áreas que têm no modelo atual destinação obrigatória de recursos do Orçamento. O formato idealizado por Guedes acaba com essa obrigatoriedade, o que faria deputados e senadores ligados a esses setores perderem protagonismo.

A principal liderança da bancada da saúde no Congresso era Luiz Mandetta (foto), atual ministro da Saúde, que ainda não se manifestou sobre a proposta. Já a bancada da educação sempre foi liderada pelo PT.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Com eles ou sem dinheiro para eles. Que os governadores questionem os mesmos e os deputados também. Assim como está não dá. Um nativo da ilha. Abs.

  2. É preciso lembrar os políticos que votam contra as reformas da Previdência Social, de que foram eleitos pra servir o país e seus eleitores...

    1. Ricardo, Não seja ingênuo. Político é eleito para servir aos seus próprios interesses. Eleição é só um evento que eles precisam participar de quatro em quatro anos para enganar os eleitores.

  3. Tem que ver o que o Guedes quer. Tudo indica que ele quer ter flexibilidade no orçamento para mexer os investimentos para onde ele quiser. Isto pode significar tirar dinheiro da educação e saúde para subsidiar ruralistas. Tudo é possível. Medida mais sensata seria primeiro remover todos os subsídios que o governo concede. Só isso economizaria uns 350 bilhões de reais em um ano. É muita grana. Faria uma revolução no país.

  4. Destituir o pt do poder está sendo muito difícil. Não temos uma imprensa imparcial. Até o Estadão está contra Bolsonaro . É contra a demissão dos embaixadores petistas q estão nos países chaves. Comparou hj Bolsonaro a Mussolini.

    1. Este ë o grande erro do governo. A prioridade deveria ser governar o país, fazer coisas boas e atrair futuros eleitores. Gastar tempo com guerras internas, olavismos, laranjismos, sectarismos, coitadismo, etc, é rumo certo para o fracasso. Ninguém está contra o governo. O próprio governo está contra si próprio. O portfólio de ações até agora não justifica apoio. Só os fanáticos conseguem ver alguma luz no fim do túnel em meio a tanta confusão.

  5. Guedes tem que ir para cima desses. Se houver alguém a favor, não seriam estas personagens que só pensam em si, e não na população que representam.

    1. Desgraçadamente, Crusoé, como o Antagonista, deixou de ser fonte confiável... Não sei mais o que é notícia e o que é fofoca...

    1. E o mesmo que perder o papel de artista principal. Passar à condição de coadjuvante. Perder as boquinhas na quele bolo. Tirar a mão grande do dinheiro público.

  6. Esta QUADRILHA,disfarçada de partido político, chamaoa PT, NÃO PODE LIDERAR A BANCADA DA EDUCAÇÃO em nosso Brasil!! Se assim continuar, veremos GERAÇÕES DEGENERADA, nos próximos 10 anos

  7. O desmantelamento ou destruição daquilo que o pt e congêneres construiram durante mais de 3 décadas na educação brasileira, levarão muito esforço e persistência desse governo para dar um fim a todos aqueles que comungam daqueles ideais. O governo tem que começar a dar nome aos bois, levar ao conhecimento do povo que os elegeu, a forma de atuação dos mesmos. De Goiás, se soubermos, faremos nosso trabalho e não tornaremos fácil a vida desse incompetentes.

    1. Deve ser de Goiás, segundo a teoria em voga nas ruas de Brasília. Ficou feio.

    2. Acho que o Nilo não entendeu o comentário do colega e já partiu pra ofensa. O que é isso? Ficou feio!

    3. Se sempre foi do PT, e esta contra, e um bom sinal!!!

    1. E daí...“o Lula tá preso babaca”!!!

  8. Isso, precisamos identificar as bancadas ou parlamentares que são contra, para fazermos nosso trabalho de formiguinha esfomeada (que tem vontade de comer parlamentares).🙌🙌🙌🙌

    1. e uma fiscalização melhor nas verbas públicas destinada à educação e à saúde.

    2. Não defendo a hegemonia. Defendo a Reforma da Previdência que o nosso país tanto precisa.

    3. A Democracia contempla uma oposição, seja quem for que estiver no governo. No tempo do PT também tinha oposição a eles. É normal. E até necessaria. A hegemonia é sempre perigosa. Não importa a ideologia. Só a autocracia se incomoda com divergências. E a autocracia é irmã das ditaduras, não importa de que lado esteja. É preciso saber conviver com isso de maneira civilizada. Cada um defende seu lado, mas quem decide é a maioria. A minoria aceita, porque doi menos.

  9. PT liderando a bancada de "educação"... Tá explicado Paulo Freire de patrono. Tá explicado o fracasso generalizado. É a "marcha" da destruição...

  10. O Brasil tem que encarar a realidade. O sistema idealizado nos meados da década de 1980 está ultrapassado. Na verdade já nasceu fadado ao fracasso. Não existe no mundo, nenhum sistema de saúde semelhante ao nosso, em países com características semelhantes as nossas que seja eficiente.

  11. Essa constituição comunista tem que mudar. O estado não pode ser o principal responsável pela obrigação e prestação de um serviço como saúde e ducacao.

    1. Pra quem pode né? Se há uma coisa que compete ao Estado, partindo de nossa contribuição compulsória, é saúde, saneamento básico, educação e segurança pública em primeiro lugar. Depois vem o resto. Nenhum pais decente se desobriga da função de garantir escola , saúde e segurança ao seu povo. Os impostos são pra isso. Não para privilegiar os amigos do rei. Nem pra dar vida mansa aos detentores do poder financeiro.

    1. Tem que ser feito um pente fino nas universidades, onde ocorre um desperdício de dinheiro público sem limites. em um pequeno campus de um Instituto Federal aqui perto. ., onde existe apenas dois ou três cursos técnicos tinha 40 carros de uma empresa terceirizada pra turma viajar pra cá e pra lá...umavergonha..

Mais notícias
Assine agora
TOPO