Reprodução

Avião com ex-presidentes da América Latina é impedido de ir para a Venezuela

26.07.24 15:43

Um avião da companhia aérea Copa foi impedido de decolar do Aeroporto Internacional de Tocumen, na Cidade do Panamá, com destino a Caracas.

A aeronave levava ex-presidentes que integram a ONG Iniciativa Democrática da Espanha para as Américas (Idea), que promove a democracia na América Latina.

Entre os ex-presidentes estavam o mexicano Vicente Fox (foto) e o boliviano Jorge Tuto Quiroga.

Eles planejavam ir para Caracas para participar da eleição no domingo, 28, como observadores eleitorais.

O ditador Nicolas Maduro fez mais um de seus atropelos: impedir que todos os voos da Copa com destino a Caracas e Venezuela fossem suspendidos. As pessoas dentro assaram de calor. Mas escutamos o hino nacional venezuelano algumas vezes de todos os que estavam dentro do voo e de todos os que sonham com a liberdade e a democracia. Que coisa mais linda“, disse Vicente Fox em um vídeo publicado no X.

 

Fox, de boné azul, discursou aos demais passageiros no corredor do avião. Ele prometeu seguir “denunciando as arbitrariedades, o autoritarismo, a perda da liberdade e a violação dos direitos humanos” na Venezuela.

O ex-presidente boliviano Tuto Quiroga também fez um discurso no corredor da aeronave, com os pés nos assentos.

Para que vocês entendam a situação. Estamos há uma hora neste avião.O regime tirânico, abusivo e autoritário diz que este voo, o 223, não pode decolar do Panamá até Caracas até que nós, os ex-presidentes e a ex-vice-presidente (Dulce) Ramirez (da Colômbia) deixem o avião. E não é só isso. O voo Copa 222, de Caracas, não pode decolar para o Panamá até que nós, ex-presidentes, desçamos deste avião. E não é só isso. O avião Valencia 251, aqui do lado, que não tem nada a ver com isso, tampouco pode ir para Caracas. Aqui neste avião temos 150 pessoas. Três aviões: quase 450 pessoas que a tirania de Maduro toma de refém para evitar que a solidariedade internacional e o apoio internacional cheguem aos que estão lutando na Venezuela: o grande Edmundo, que no domingo vai tirar o vagabundo, e à heroína María Corina, a vencedora e libertadora. Em nome de todos nós, eu peço: vão até a Venezuela, mobilizem suas pessoas, exigem que as mesas de votação fechem até as 6 horas da tarde, defendam o voto. Esta é a oportunidade para devolver a liberdade para a terra do Libertador (Simón Bolívar). E eu quero que, depois de votar, no domingo à noite, estaremos onde estivermos, no domingo à noite, de pé, vou escutar a todos vocês cantar o hino de vocês com mais significado que nunca. Glória ao povo corajoso. Que neste domingo, Edmundo e María Corina vão vencer. Força Venezuela. Deus os abençoe. Boa viagem. Nossa alma vai com vocês. Viva a Vino Tinto (seleção venezuelana)“, afirmou Quiroga.

 

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Bem feito quem mandou estes idiotas ir futricar as limpíssimas eleições do Maduro tão seguras quanto as urnas indevassáveis dos sinistros Verboso e Xande nas quais sentou a lenha com os mesmíssimos argumentos da odiada (quando convém) CIA ... inda vão manés ???

Mais notícias
Assine agora
TOPO