Reprodução

Austrália reclama de foto ‘repugnante’ publicada pela China no Twitter

01.12.20 12:50

Desde que a Austrália defendeu a realização de uma investigação sobre a origem da Covid em Wuhan, na China, os dois países vivem às turras. Em meados do ano, a China cancelou as importações de carne da Austrália. Jornalistas australianos foram recomendados a sair da China. Na semana passada, Pequim elevou os impostos dos vinhos australianos.

A briga continua. Neste domingo, 29, o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China, Lijian Zhao, publicou no Twitter uma montagem de um soldado australiano com uma faca manchada de sangue e um garoto afegão, abraçado a um animal (foto).

“Chocado com o assassinato de civis e prisioneiros afegãos por soldados australianos. Condenamos veementemente tais atos e exigimos que seus autores sejam responsabilizados”, escreveu Lijian Zhao ao lado da imagem. O texto fazia referência a uma investigação das Forças Armadas da Austrália sobre a atuação de seus soldados no Afeganistão. A apuração afirma que há “informação confiável” de que soldados australianos envolveram-se no assassinato de 39 civis e prisioneiros afegãos entre 2009 e 2013.

O primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, afirmou que o tuíte, que não foi retirado do ar, é “repugnante” e solicitou um pedido de desculpas, alegando que a imagem é falsa. “É totalmente ultrajante e não pode ser justificada de forma alguma”, disse Morrison.

A Embaixada da China na Austrália se recusou a pedir desculpas e disse que o objetivo dos australianos é o de “desviar a atenção das atrocidades horríveis cometidas por alguns soldados australianos”.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O legal é ler os comentários com a filosofia dos anos 60. Que cabeça atrasada! A China vai parar de comprar do Brasil! E vai comprar de onde? É muita imbecilidade!

  2. O brasileiro ignorante não conhece nada sobre a China. Nunca soube que tenham feito qualquer coisa de errado com o Brasil. São nossos melhores parceiros comerciais. Nossos produtores rurais que o digam....Não vamos comprar brigas alheias....

    1. Comprar briga alheia é uma má ideia por parte do Brasil!!

  3. Como pode um povo com uma cultura milenar descer tanto assim . Começo e entender a história e as atrocidades cometidas nos anos de 1200 / 1300 com os chineses .

    1. ...é por vezes muito desanimadora a constatação desse tão heterogêneo e claudicante processo civilizatório... onde vivemos simultaneamente exemplos de todas as fases da nossa evolução.... da mais atrasada à mais contemporaneamente evoluída... ainda assim, com episódicos retrocessos....

    2. Genocídios, chantagens mútuas entre países, unidades continentais e organizações,

    1. A sua descrição da China para a descrição que os outros países tem do Brasil.

  4. Deveriam fechar as porteiras para a China ou vão se arrepender, Regina comunista ditatorial ...se ninguém vender eles morrem de fome

  5. Crimes precisam ser investigados e, dentro do devido processo legal, culminar com a responsabilização dos culpados. E isso vale para a China especialmente, posto lá ser uma ditadura...!!! É justo e urgente que sejam apuradas suas condutas (ação ou omissao?) face à COVID-19 e, dentro do devido processo legal internacional, punidas! Há enorme diferença entre o crimes (supostos?) praticados pelos Australianos e o que, muito provavelmente, praticou o governo Chinês: os já mortos e os que virão!

  6. Apenas um amostra do que a China pode fazer contra o Brasil a qualquer momento. Basta uma canetada para destruir a economia brasileira sem precisar lançar um foguete sequer!

    1. PAULO — meu objetivo foi o contrário do que você pensou. Meu objetivo foi mostrar que comprar briga com a China sem nenhuma razão é mais uma atitude do Bozo e dos Bozokids que podem trazer um prejuízo enorme para o país. Avelino...Eles comerão alimentos africanos, indonésios, etc..Brasil é irrelevante!

    2. José, vc externa ter uma visão de Poliana de um assunto complexo. Não sei se a sua intenção é defender o virus* (* O Bozo pode ser encarado como uma praga violenta, egoísta e insensível aos outros. Uma espécie de vírus). Se for isso, coloco à questão da nossa política externa criar, veja bem, criar uma animosidade com os dois principais players do mundo. E também com UE pelas questões ambientais. Isso não é sabedoria. Isso é amadorismo e idiotice.

    3. O nosso agronegócio sem a China significa milhões de desempregados e famintos. A visão da China para o futuro tem a África como seu principal fornecedor de grãos. É viver para ver.

    4. Podemos ser democratas e não nos submetermos a chantagem sem perder negócios. É só uma questão de lidar com sabedoria. Jamais ser capacho por medo.

  7. A Austrália, ao contrário da China, é uma democracia. Dessa forma, quando algum representante do Estado comete um crime, isso é investigado e exposto. A China esconde até mesmo problemas de saúde pública, quanto mais as brutalidades que o seu regime comete.

    1. Nenhuma forma de governo resiste ao caos, a fome e a miséria. A democracia não é exceção.

    2. De Maia pra baixo, todos acalmam a democracia chinesa. Bom não acreditar na vacina deles e em que a defende.

    3. Vocês esquece que ditadura de MÃO TSE-TUNG MATOU NO SEU PERÍODO ENTRE 50 a 70 milhões de chineses que o atual ditador XI-JINPING ESCONDEU O COVID-19 conforme uma reportagem da CNN QUE SAIU ONTEM SEM LEGENDA PARA UMA DITADURA DA CHINA 🇨🇳 NÃO ACREDITO EM NADA QUE ESSE DITADURA FALA E TOTALMENTE CHEIO DE FALÁCIA

Mais notícias
Assine
TOPO