Marcelo Camargo/Agência Brasil

Associação Médica diz que fake news de Bolsonaro sobre vacinas pode causar mortes

25.10.21 17:41

A Associação Médica Brasileira repudiou as notícias falsas divulgadas pelo presidente Jair Bolsonaro, que associam a vacinação contra Covid à infecção pela Aids. Em nota divulgada na tarde desta segunda-feira, 25, a entidade afirmou que a divulgação de fake news “pode ocasionar mortes evitáveis entre os brasileiros por acometimento da Covid-19”.

Em uma live realizada em suas redes sociais na noite de quinta-feira, Bolsonaro afirmou que pessoas totalmente vacinadas estariam desenvolvendo o HIV “muito mais rápido do que o previsto”. Ele citou supostos relatórios oficiais do governo do Reino Unido. O Facebook e o Instagram derrubaram da internet a live de Jair Bolsonaro, por descumprimento das políticas da plataforma.

Sem citar o presidente da República, a Associação Médica Brasileira diz que “já são, no mínimo, centenas as inverdades sobre o SARS-CoV-2 alardeadas no Brasil por autoridades, cujo papel deveria ser resguardar e não expor a população a riscos”.

“Entre essas fake news , versões de que seria somente uma gripezinha e a defesa da eficácia do kit Covid. Agora, foi plantada a irresponsável e mentirosa notícia de que o uso das vacinas contra o vírus estaria levando à Aids. Algo despropositado, diametralmente oposto ao comprovado cientificamente e já desmentido por respeitáveis sociedades de especialidades médicas do país”, afirma a AMB, que reúne os médicos de todo o brasil. Outras entidades como a Sociedade Brasileira de Infectologia já haviam divulgado notas de repúdio com críticas às declarações do presidente.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Até quando o psicopata vai abrir a latrina ? E AGORA SE FILIANDO AS ESCO RIAS DO PP DE LIRA E CIRO NOGUEIRA ,ESTÁ PRESERVADO DO IMPEDIMENTO .OS 🐀🐀SE UNEM AVIDAMENTE

  2. Este sujeito foi por 28 anos um deputado mediocre, tornou-se presidente por um lapso, pelo vácuo de lideranças autenticas e por uma grande parcela da população que queria o fim da era petralha, responsáveis pelo mensalão, petrolão. Portanto, não surpreende em nada as atitudes deste sujeito que lamentavelmente não tem a estatura para o cargo de presidente de um país como o Brasil. Nos representa muito mal e sua gestão é desastrosa, um dos piores presidentes, estamos ferrados.

  3. Sou um cara pragmático nas minhas análises. Bolsonaro disse outro dia q tem 3 opções de futuro: ser preso, morrer ou a vitória. A grosso modo, cada uma dessas opções tinha 1/3 de probabilidade de ocorrer. Mas agora fica claro q a vitória não é mais uma opção. Ao cometer mais este crime com a fala da última quinta, Bolsonaro demonstra não se preocupar com a cadeia. Sua mente atormentada pode já ter tomado uma decisão. Ele precisa ser interditado, pois o suicídio é uma possibilidade.

    1. Não acredito que o Sociopata Genocida-mor tem coragem para enfrentar sua consciência. Nunca sentiu culpa pelos inúmeros crimes premeditados para alcançar o Poder.Por isto se juntou ao que há de pior, da escória humana para alcançar seus objetivos de FAMILICIA . É mais provável correr para um hospital, fingindo mais uma facada ou um problema intestinal.

  4. Olha lá em? Bolso 22 e um visionário! Ele sempre acerta! Não errou nenhuma! Bolso.22 para o Brasil continuar melhorando!

    1. Quaquawuaqua.. essa figura aí é uma piada.. tal qual seu herói..

    2. E só restou isto do bolsonarismo...Mor🇧🇷 Presidente.

  5. O Pinel ainda faz internação de desequilibrados mentais? Requisitamos uma ambulância com enfermeiros especializados no controle de loucos desvairados, para retirar o Pr do Palácio do Planalto em camisa de força, para internação compulsória, em benefício da saúde do país. E por favor, jogem a chave do quarto dele fora. Não podemos correr mais riscos com esse aloprado no poder.

  6. Não adianta essas entidades de médicos apenas falar, protestar. Têm é que agir como médicos e exigir a internação desse sujeito - totalmente insano ou psicopata.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO