Divulgação/AlerjA Alerj, lugar onde tudo começou

Assembleia do Rio decide soltar cinco deputados presos por ‘mensalinho’

22.10.19 15:22

A Assembleia Legislativa do Rio decidiu nesta terça-feira, 22, soltar os cinco deputados estaduais que estão presos há quase um ano acusados de receber ‘mensalinho’ durante os governos de Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão, ambos do MDB e presos pela Lava Jato.

Foram 39 votos a favor da soltura e 25 contrários na votação que ocorreu no plenário da Alerj no início da tarde. Com a decisão, os parlamentares Marcos Vinícius Neskau, do PTB, André Corrêa, do DEM, Luiz Martins, do PDT, Chiquinho da Mangueira (PSC) e Marcos Abrahão (Avante) devem agora aguardar o julgamento de suas ações em liberdade, mas sem o mandato.

Eles foram presos em novembro de 2018 pela operação Furna da Onça, desdobramento da Lava Jato no Rio que investigava pagamento de propina e distribuição de cargos públicos a parlamentares em troca de apoio político na Assembleia. A operação foi baseada na delação de Carlos Miranda, operador financeira do esquema chefiado por Sergio Cabral.

A votação no plenário sobre a soltura ocorreu depois que a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, acolheu um pedido de três dos presos para que a Assembleia decidisse sobre a manutenção da prisão preventiva dos parlamentares. Na segunda-feira, a Comissão de Constituição e Justiça da Alerj já havia aprovado a liberação dos deputados.

A decisão da Alerj será enviada o Tribunal Regional Federal da 2ª Região, o TRF-2, onde tramitam as ações decorrentes da Furna da Onça. Na semana passada, o desembargador Abel Gomes, relator da Lava Jato no TRF-2, afirmou a Crusoé ser contrário à revogação das prisões preventivas decididas por órgão colegiado pela Assembleia.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Absurdo estes bandidos decidirem pela liberdade de comparsas... isto é justiça? O judiciario perdeu o seu papel? Entao fecha o judiciario e deixa os pares se julgarem

  2. não se trata de política mas de casos de policia. politicos não deveriam se meter . estao apenas mandando soltar , sem saber que NAO tem esta autoridade. mas a polícia, frouxa, nao percebe

  3. Assim fica fácil: a PF , o MP e outros órgãos se matam para investigar as quadrilhas a justiça pune e, os políticos soltam? Só aqui mesmo.

  4. Mas pudera né Ministra Carmen Lúcia esses pobres deputados estavam sofrendo tanto, demoraram muito tempo preso né Ministros Supremos do Super STF??

  5. Realmente o Brasil tem muito esquerdista, o que prova estas liberações apadrinhadas para que quando forem com eles estes presos lembrarem da benfeitoria.

  6. Suprema Carminha e corja de ladrões em congraçamento!!! Esta constituição fajuta autoriza a roubalheira generalizada do dinheiro público!!!!! Safados!!! Sem vergonhas!!! Cretinos!!!! Corruptos!!!!

  7. Quero a lista dos que votaram, vou fazer campanha contra eles nas próximas eleições. vou guardar a lista e publicar todos os dias nas próximas eleições. São traidores do Brasil.

  8. Com a baderna que virou o judiciário protagonizado por Gilmar Mendes e Cia , agora no Brasil os próprios bandidos decidem quem pode ficar preso , parece uma piada , mas é a dura realidade e o fim da lava jato , e voltamos a estaca zero no combate a corrupção e ao crime organizado.

    1. A justiça brasileira tende a se autoimplodir, despencar-se e demoronar-se, com sérias ameaças à paz social, cujas consequências para o país e para a sociedade serão imprevisíveis. Tudo, movida pelo desejo ardente e incontrolável de satisfazer corrupto(s), bandido(s) e criminoso(s).

  9. Ladroes soltando ladroes, o STF merece ser implodido ou explodido. Um escárnio com o povo. Carmen Lúcia nosso poncio pilatos. Chegando ao fundo do poço da moralidade.

  10. incrível..não sei o que foi pior..o fato deles terem voltado para soltar os colegas , ou se foi a ministra Carmem Lúcia deixar para eles decidirem

  11. Os defensores e admiradores de corruptos e ladrões do dinheiro do povo, inventam quausquer firulas, ou melhor dizendo, tramoias, para colocar em liberdade os seus pares.

    1. No conceito dos cariocas, isso daí está perfeitamente normal. Tempos estranhos quem acha é só o MAM.

  12. Frouxidão moral de Carmen Lucia Em alinhamento a Gilmar Mendes, Lew e Toffoli para desestruturar a Leva Jato. Sepúlveda Pertence eh cafajeste que está comandando este espetáculo sujo, degradante e irresponsável.

  13. Também pensei que só a justiça pudesse prender ou soltar bandidos, corruptos, criminosos , .... que absurdo é esse. Uma decisão corporativista pra um crime de corrupção....??!!! E a lei igual para todos ... onde fica ?!

Mais notícias
Assine agora
TOPO