Nações Unidas

As vantagens dos países pobres na guerra contra o vírus

29.03.20 19:37

Com menos leitos em hospitais, os países mais pobres terão mais dificuldade para tratar os infectados por coronavírus. Eles também têm menor capacidade de desviar recursos de seus orçamentos e de emitir dívidas com o objetivo de levantar recursos para a saúde.

Dos 54 países da África, 52 já registraram casos de Covid-19. Entre eles, Moçambique (foto). Mas diversos fatores podem ajudar os países com menor renda per capita a lidar com a doença. “Tendo a acreditar que os países emergentes vão sofrer menos. Em primeiro lugar, porque eles se concentram em regiões mais quentes”, diz o economista Pedro Fernando Nery, consultor do Senado. “Não temos certeza se o vírus é menos resistente ao calor, mas sabemos que as pessoas nos países em desenvolvimento se concentram menos em lugares fechados.”

Outro fator a se considerar é que a população nos países em desenvolvimento é mais jovem, enquanto o grupo de risco do coronavírus é formado principalmente por idosos. “Países emergentes e pobres estão atrás dos demais na transição demográfica, principalmente os da África”, diz Nery.

O terceiro fator que pode contribuir é a importância da agricultura. O trabalho no campo exige menos aglomerações. “Com ou sem pandemia, não se fecha plantação como se fecha uma fábrica ou um shopping”, diz o economista.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Quanto ao primeiro item: afinal, clima quente influência ou não? E donde tirou que as pessoas se aglomeram menos em países pobres? Os cultos africanos sempre reúnem agrupamento, com ritos de gente cantando e dançando,

  2. ENERGÚMENO GANHANDO R$25.000,00 mensais dos meus impostos. Subnutrição leva à imunossupressão. Entendeu IDIOTA? Já ouviu falar no Ceará, quente, ensolarado, seco, com os ambientes sempre abertos? Dá uma olhada nos números da terra do Coronel Ciro Gomes?

  3. Se for verdadeiro, ficar aglutinado dentro de casa/apartamento, sera que seria o ideal? Alemanha adotou de outra forma e esta tendo resultado, nao poderiamos tentar em cidades onde nao esta ocorrendo o problema. Sao opçoes

  4. Vão a campo fazer reportagens reais do que está acontecendo. Fácil ficar ouvindo suposições e querer transformar em notícias.

  5. Muito economista dando opinião médica. Esse é um problema sério,se não for o mais importante de nossa história recente. E estamos ouvindo opinião de economista sobre saúde. Mesma coisa que pedir opinião pro médico como pilotar avião. Esse vírus segundo a secretaria da saúde já teve seu genoma estudado aqui é já sofreu mutações.

  6. Incrível, esses mesmos argumentos servem para o Brasil mas por aqui a ordem é tocar o terror e disseminar o pânico. Porquê?

    1. Pensei, enquanto lia, exatamente a mesma coisa. "Especialistas" em criar pânico!

    1. Perfeito, só que a censura está voltando com tudo, aos que pensam igual Bolsonaro, me lembra anos 70 em que filmes que hoje passam na seção da tarde de inocentes que são, naquela época, só com dezoito, cansava de ser barrado na entrada por um censor do regime militar, hoje está pior, porque o censor é o juiz da comarca e não se restringe apenas em impedir a entrada, também faz questão de processar e condenar.

  7. Vou desconsiderar essa reportagem, fingir que nem li. Grandes vantagens, não são nem comprovadas pela ciência, não sabem nem o comportamento do vírus.

    1. Essa revista esta de brincadeira que noticia mais sem vergonha

    2. Concordo. Um monte de "achismos". Esperamos um nível científico melhor da Crusoé.

    1. Não, o Brasil já é um país com bastante idosos e com população concentrada nas cidades. Só salvou o calor.

    2. Eu prefiro pulmões dos países mais desenvolvidos. Pulmões africanos só em cado de última necessidade. Deixo eles para a minha prima Ebola, aquela vadia. Pátria amada Brasil.

    1. Preste atenção, Didi. Não são exatanente esses os fatores comentados. De qualquer forma: Nota 3!

  8. Alguém, além do presidente Bolsonaro, está pensando nos milhões de chefes de família que saiam de casa para MATAREM UM LEÃO POR DIA ou que VENDIAM O ALMOÇO PARA COMPRAREM O JANTAR? Vão morrer de fome dentro de casa junto com os filhos? Ou vão sair desorganizadamente e desesperadamente, para conseguir alimentos de um jeito ou de outro? Cabe aos governos locais organizarem a volta gradual daquelas atividades que asseguram o ganha-pão destes milhões de trabalhadores brasileiros. PÁTRIA AMADA BRASI

    1. José, por favor não ataque o meu amigo. Ele é o melhor amigo que um vírus pode ter. Reconhece o meu trabalho duro. Pensa que contaminar os outros é fácil? Tamu junto Miguelão. Você é mil. Pátria Amada Brasil.

    2. Está postagem está repetida rm outros recantos. Está recebendo propina para defender o louco?

    3. Valeu Miguel. Tamu juntos amigão. Você já me ajudou muito.

    4. MIGUEL. O patrão do BolsoNADA, o Trump, prorrogou até 30 de abril o isolamento social. Viu Miguel. Tô ti falando meu o teu MITO com isso tá fudido. A maior economia do mundo vai primeiro cuidar da saúde depois da economia.

  9. Francamente, estudei tudo errado, só pode ser. O economista está explicando porque os africanos resistirão mais à pandemia? Meldels! E os jornalistas levam a sério e publicam.

  10. Um boa notícia. O que poderia ser ainda melhor é se a hipócrita Renata Vasconcelos e outros globais da grana $$$$$$, doassem 50% dos seus salários para as pessoas que vivem nas favelas. Ou que abram as portas das suas residências luxuosas para, no mínimo, 04 famílias Durante esta crise, pelo menos, estes cretinos têm a obrigação de fazer boas ações.

    1. José, não me xingue. Sou um vírus conservador e de família. Pátria Amada Brasil.

    2. Calma gente, e apenas uma "gripezinha", passa logo!

    3. Calma gente, e apenas uma "gripezinha", passa rapido!

    4. Calma gente, e apenas uma "gripezinha" um "resfriadozinho".

    5. Nada disso Fábio. Deixa eu fazer o meu trabalho em paz junto com o querido presidente de vocês. Pátria Amada!!!

  11. - Cúpula extraordinária do G-20, declaração sobre o COVID-19: 1- Proteger vidas; 2- Salvaguardar os empregos; 3- Restaurar a confiança; 4- Minimizar interrupções no comércio...

    1. Faço votos que esteja certo em sua assertiva, também. Como os vírus vão se adaptando com o tempo ao meio ambiente que encontram, como a genética do coronavirus já se modificou aqui no país, é torcer para que tudo dê certo para todos.

    2. Faz sentido, mas não há evidências que o clima inibe a transmissão. Além disso, os países africanos estão cada vez mais urbanizados. Veremos!

Mais notícias
Assine agora
TOPO