Jefferson Rudy/Agência Senado

As investidas da CPI para se manter relevante

19.06.21 16:14

Desde 4 de maio, quando tomou o primeiro depoimento, a CPI da Covid passou a ser acompanhada diariamente pelos brasileiros, com transmissões ao vivo e espaço cativo no noticiário. As sessões ampliaram de forma significativa a audiência da TV Senado e elevaram a popularidade dos parlamentares, assim como o engajamento tanto do G7, grupo composto por senadores de oposição e ditos independentes, quanto da “tropa de choque” de Jair Bolsonaro nas redes sociais. 

Quase dois meses depois, com os principais depoimentos já tomados, a comissão entra em nova fase: a de análise dos 1,5 terabytes de arquivos e documentos reunidos até o momento. Para além de buscar novidades nesse material, em busca de se manter relevante o colegiado também estuda a reconvocação de alguns depoentes, como o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e pretende insistir no plano de levar governadores para falar.

O primeiro dos depoimentos de chefes de governos estaduais está marcado para 29 de junho — será o de Helder Barbalho, do Pará. As convocações, no entanto, passam pelo STF. Alegando que as medidas são inconstitucionais, os governadores entraram com uma ação conjunta no Supremo, que tramita desde 28 de maio. A relatora, ministra Rosa Weber, ainda não tomou uma decisão.

Os senadores também esperam receber a partir da próxima semana a quebra dos sigilos telefônico, telemático, fiscal e bancário de ex-ministros, assessores do Planalto, médicos pró-cloroquina e farmacêuticas responsáveis pela produção de remédios que integram o chamado “tratamento precoce, propagandeado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Algumas quebras de sigilo foram barradas pelo STF. Para tentar reverter o veredicto da corte, a comissão deve refazer os pedidos, com justificativas mais bem elaboradas. Em outra frente, o relator da CPI, Renan Calheiros, resolveu reclassificar a condição de 14 alvos da apuração feita pelo colegiado, que passaram “testemunhas” para “investigados”. A lista inclui o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e os ex-ministros Ernesto Araújo e Eduardo Pazuello. Como investigados, eles podem ser alvos de medidas mais severas, como busca e apreensão.

A comissão ainda decidiu retirar o sigilo de milhares de documentos recebidos do governo. Os arquivos, agora, estão acessíveis ao público em geral. “A reclassificação desse sigilo, estritamente na forma da lei, ocorre para que tenhamos não só o controle, mas a participação social – e da imprensa, sobretudo – no dia a dia da investigação”, justificou Renan Calheiros.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Kkkkk. O ardo, aquele que tem o esfíncter ardido, mostra a sua deficiência cognitiva ao revelar seja preferência pelo genocida. Arde e zurra, ardo, arde e zurra!

  1. Esses senadores da CPI pensam que estão ganhando notoriedade para o bem . Renan e aziz estão sendo odiados pelo povo por serem ladrões querendo do bem. Esse randolfo, um picareta em gestação. Não quer Brasil, quer ele. Um sábado.

  2. Vi muita gente condenando o Renan. Concordo, tremendo corrupto. Mas também concordo que aquela máxima "o inimigo do meu inimigo é meu amigo" pode ser usada em determinados casos. Nesta CPI é justificável, como foi na 2ª guerra quando Roosevelt e Chuchill se aliaram a Stalin para derrotar Hitler.

  3. Embora se apure desmandos e irresponsabilidades de agentes púbicos essa CPI conduzida por um presidente que teve a esposa e irmãos presos por falcatruas e um relator desprezível e canalha como Renan Calheiros não há de ter nenhuma credibilidade junto a opinião pública, ainda, repito que venha no mínimo a esclarecer alguma podridão que sabemos que existe no que tange aos seus objetivos. Renan Calheiros é uma das piores coisas que ja foi "gestacionadas" das urnas eleitorais brasileiras!

    1. Huuuum. Renan é ruim. Mais ele perde o título para o Bozo. Há mais de 500 mil razões para isso. Você não acha?

    2. A CPI tem legitimidade. Todos os senadores foram eleitos democraticamente e estão aptos a cumprirem os seus mandatos. Até o momento, a CPI está tendo toda a credibilidade junto aos brasileiros, prova disso são às investidas do Bolsonaro e dos bolsonaristas, como vc, q buscam desqualificá-la, porém, sem nenhum sucesso. Eu sou o Bispo Myriel do Renan Calheiros, sendo ele o Jean Valjean. Às únicas almas perdidas no genocídio brasileiro, são as do Bolsonaro e a dos bolsonaristas. Renan tem salvação.

  4. Senadores , com processos pendentes no STF, não tem condições de dirigir e relatar uma CPI , vai terminar em uma pizza, meio a meio !!!

  5. Com a CPI não espero um salto quântico na civilidade da nossa sociedade. Mas depois da corrupção sistêmica implantada no Brasil pelo Lula, e da carnificina, e cada vez mais clara corrupção bolsonarista, tem que melhorar alguma coisa no nosso país. Talvez até os corruptos de antes, que hoje externam a sua indignação com o n° de mortos na pandemia, estejam convencidos que o Brasil não aguenta mais desastres como o Lula e o Bolsonaro.

    1. Kkkkkk. Agora o Joãozinho Mário zurra usando o meu nome. O teu dono não vai gostar. Você pode perder a sua alfafa!

    2. Zezinho diarreia,hoje você começou bem seu comentário,mas agora como sempre mostrou todo seu recalque e sua submissão ao seu dono!!!!

  6. Não precisa CPI. Basta prender o Bozo e os Bozistas por genocídio que o assunto estará encerrado. Provas existem até demais. Simples assim.

  7. Como pode, o povo de Alagoas, ter coragem de eleger um bandido como esse Renan Calheiros… 99% dos políticos são bandidos mesmo, mas esse sujeito vai muito além. Quando o povo brasileiro irá aprender a votar?

    1. Quando receber educação escolar decente, o q não vai acontecer nunca,pois o objetivo é este mesmo ,manter o povo burro para que votem nos bandidos."Povo marcado povo feliz".O povo acha que quem dá mais "bolsa" é o melhor político.O povo acha que a manutenção do assistencialismo é ajuda.

  8. Aliás, com o perdão das redundâncias, psicopata, frio, perverso e idiota é o que não falta, porque uns atraem os outros!!! 👉》》》》》》》》》 https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2021/06/19/interna_politica,1278494/brasil-chega-a-500-mil-mortos-e-fabio-faria-pede-comemoracao-dos-curados.shtmlutm_source=onesignal&utm_medium=push

  9. Não ficou um petista nem mesmo os dirigentes relatores,etc Renan saiu logo fazendo um teatrinho,contra o presidentec.)um pretexto fora do contexto) com X mesmo Xiiiii Aziz depois pra causa de compromisso importante. Claro, salvar gente não importa Mesmo porque o Negacionista,é quem trata. se não fosse trágico,seria Cômico.

  10. caras,eu não deixei de assinar Crusoé, porque posso decidir o que não leio,porque já não consigo escutar as mesmas coisas nos jornais de todas as emissoras. vi rapidamente nessa reportagem um comentário tipo: insistem em convocar os governadores atentem: INSISTEM pior do que isso foi o dia dos depoimentos de colegas médicos,e Cientistas,sobre as vantagens de se tratar pacientes,( podendo evitar a encarada com os familiares e lhes dizer: Infelizmente morreu seu parente.( segue)

    1. Fonte: site Poder360, último texto da Paula Scmitt - articulistas.

    2. Um detalhe importante para refletirem: as vacinas só podem ser usadas em fase experimental na população se não houver nenhum medicamento eficaz contra o covid. Pensem!

    3. Então para esses médicos charlatães era uma aposta com alta probabilidade de acerto. Porém, a ciência séria, não se curva à falácias. Estudos robustos foram realizados e não confirmaram nenhuma eficácia desses medicamentos. No entanto, agora para se livrarem da prisão, esses monstros travestidos de médicos, juntamente com algumas autoridades, como o Bolsonaro, insistem na falácia. Farmacêuticas lucraram absurdos com esses medicamentos. Foram milhares de mortes por BUSINESS. E todos vão pagar.

    4. NÃO EXISTE TRATAMENTO PRECOCE PARA A COVID-19. Essa falácia, juntamente com a falácia da imunidade de rebanho pela contaminação, já matou mais de 500 mil brasileiros. Esses médicos e cientistas, que se curvaram à essa falácia, agiram assim por algum incentivo, e tudo leva a crer, q esses incentivos foram financeiros. O vírus entra no organismo e o nosso sistema imunológico entra em ação, combatendo o invasor. Em 85% dos casos, não se tem complicação nenhuma, independente do uso de medicamentos.

    5. Eu fiz o tratamento precoce, dentro do intervalo previsto, graças a Deus deu tudo certo.

    6. Essa CPI, ja deu... esta politizada e procurando desesperadamente um depoimento bomba. Meu entusiasmo está esvaindo

    7. Se a nobre robôzinha é médica, divulga aqui seu endereço profissional e bota um placa: "Eu receito cloroquina". Ficaris mais fâcil reconhecer sua competência.

  11. É só deixar os ministros de merda do bozo falarem , Fabio Faria (golpe do baú), mamador oficial ,filhote de ladrao , disse que devíamos comemorar os curados , aí Dr Varela disse que ele achava que todo mundo seria trouxa, todos capacho do miliciano maior , uns bundoes , sem caráter nenhum , mas como dizem não há mal que dure pra sempre !!!!!

  12. POIS É!!!!..... SÓ UM NÉSCIO PODERIA CONCORDAR COM UM PSICOPATA OLIGOFRÊNICO!!! 👉》》》》》》》》》》 https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2021/06/19/interna_politica,1278472/pedido-para-desobrigar-mascaras-gera-crise-entre-queiroga-e-bolsonaro.shtml?utm_source=onesignal&utm_medium=push

Mais notícias
Assine agora
TOPO