As entidades de defesa da liberdade de expressão que condenam a censura a Crusoé
A Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Associação Nacional de Jornais (ANJ), a Associação de Editores de Revistas (Aner) e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) condenaram nesta segunda-feira, 15, a censura à reportagem de Crusoé "O amigo do amigo do meu pai", relativa ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli. A censura...
A Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Associação Nacional de Jornais (ANJ), a Associação de Editores de Revistas (Aner) e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) condenaram nesta segunda-feira, 15, a censura à reportagem de Crusoé "O amigo do amigo do meu pai", relativa ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli. A censura foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes (foto).
A Transparência Internacional também se manifestou contra a ordem de Moraes, criticando o inquérito instaurado no Supremo em que o ministro emitiu a ordem de censura da reportagem. Uma das principais ONGs de combate à corrupção do mundo, a Transparência classificou a medida como "intolerável" e um "grave precedente", e diz que o inquérito "foi alvo de inúmeras críticas como abusivo e inconstitucional".
A ABI definiu a medida de Moraes como "teratológica" e afirmou que "não pode o Supremo advogar em causa própria, criando casuísmos jurídicos que violam princípios e direitos que deveriam ser por ele protegidos de qualquer tipo de ofensa e violação".
A ANJ e a Aner divulgaram nota conjunta em que afirmam que a proibição de veiculação da reportagem "configura claramente censura, vedada pela Constituição, cujos princípios cabem ser resguardados exatamente pelo STF".
A Abraji, em seu comunicado, disse que Moraes não explicou qual teria sido o "claro abuso no conteúdo da matéria veiculada" que justificasse a censura, nem esclareceu o que o Supremo conceitua como "fake news", ao dizer que a reportagem seria "típico exemplo" de uma.
A associação lembra que a reportagem foi baseada em um documento existente e que estava disponível na internet. "É grave acusar quem faz jornalismo com base em fontes oficiais e documentos de difundir 'fake news'", afirma a entidade. "Mais grave ainda é se utilizar deste conceito vago, que algumas autoridades usam para desqualificar tudo o que as desagrada, para determinar supressão de conteúdo jornalístico da internet".
"Também causa alarme o fato de o STF adotar essa medida restritiva à liberdade de imprensa justamente em um caso que se refere ao presidente do tribunal", lembrou a Abraji, que pediu a Moraes no comunicado para reconsiderar a decisão.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Marco
2019-04-16 21:21:53Acabei de assinar a Crusoé. Não concordo com boa parte das opiniões expressas aqui, mas acredito que todos que pensam que numa república democrática não pode haver “autoridades” acima das leis, dos direitos e dos deveres dos demais cidadãos e nem “autoridades” que se utilizam de instituições do Estado para fins pessoais.
Nayla
2019-04-16 16:50:48e todos nós q ficariamos orfãos de noticias verdadeiras sem vcs ANTAGONISTAS queridos
elia
2019-04-16 16:10:01Juntos - a fome e a vontade de comer! Deu nisso!
Antônio
2019-04-16 14:42:05A madame do capô di tutti capo cortou o mensalão de 100.000,00, aí o cara ficou brabo e quer prender toda redação de Crusoe. Vamos fazer uma vaquinha pro menino não se aborrecer. STF vergognoso
Queila
2019-04-16 14:34:11e a OAB nao se manifestou? p q serve mesmo a OAB?
PAULO
2019-04-16 14:22:52Imagino que a OAB tenha sido a primeira a se manifestar em favor da revista e contra a censura. SNV (Sonhos de uma Noite de Verão). Só se fosse em primeiro de abril.
Luciano
2019-04-16 14:22:42Assinei hoje a revista por este motivo. Alexandre Garcia hoje elogiou a Crusoé. Fizeram uma grande promoção sem cobrar nada.
EdsonSouza
2019-04-16 13:13:22Elaine, uma retificação: quem pode mudar isso somos nós, O POVO.
Elaine
2019-04-16 12:49:38Cadê o Senado???É o único que pode destituir estes ministros que envergonham a Nação brasileira. Sei que aumentou o número de senadores que estão querendo a CPI da Toga.
Anna
2019-04-16 12:21:29Um absurdo estes atos contra a livre manifestação!