Governo do Estado de São Paulo

Doria cobra reação da população e do Congresso a Bolsonaro

15.01.21 15:19

O governador de São Paulo, João Doria (foto), fez nesta sexta-feira, 15, um dos mais inflamados discursos contra o presidente Jair Bolsonaro. O tucano culpou o governo federal pelo colapso no sistema de saúde do Amazonas, assim como pelas mais de 205 mil mortes em decorrência do novo coronavírus, e cobrou uma reação do Congresso e da sociedade civil ao chefe do Planalto.

Em coletiva de imprensa, Doria afirmou que o cenário desolador em Manaus, que sofre com a falta de leitos e de oxigênio, “é resultado da política caótica de saúde pública do governo federal” e do “negacionismo” da gestão Bolsonaro. “A culpa é, sim, do governo federal, da incompetência, da incapacidade, do fracasso de ter optado pelo negacionismo em relação à essa pandemia”, disparou.

Não é razoável imaginar que uma situação de caos como vive a capital manauara seja debitado na conta de um prefeito ou de um governador. Temos governo federal para quê? Temos um Ministério da Saúde para quê? Para acusar prefeitos e governadores ou para agir em defesa e na proteção da saúde e da vida de todos os brasileiros, em qualquer parte do país?”, completou

O tucano declarou ter disponibilizado 40 respiradores produzidos pela Universidade de São Paulo ao governador do Amazonas, Wilson Lima, e afirmou que os itens devem ser transportados por um avião da empresa Latam. Além disso, disse ter oferecido leitos em hospitais públicos aos pacientes manauaras que serão realocados e comprometeu-se a gerenciar espaços em centros de saúde privados.

Enquanto secretários conduziam a coletiva, Doria fez uma interrupção ao receber a notícia de que Amazonas pedira a transferência de 60 bebês para outros estados devido ao risco da falta de oxigênio. Neste momento, o tucano indignou-se e afirmou que São Paulo atenderá todos os prematuros. “É o fim do mundo isso. Para quem é pai, para quem é mãe, não ter oxigênio para bebê. Uma irresponsabilidade do governo Bolsonaro. Me choca isso como brasileiro”, disse, jogando o celular à bancada.

“Hoje, li uma manifestação do presidente Jair Bolsonaro, dizendo ‘eu fiz tudo que estava ao meu alcance. O problema agora é do estado do Amazonas e da prefeitura de Manaus’. Inacreditável. Em outro país, talvez isso fosse classificado como genocídio”, atacou. 

O tucano referiu-se a uma declaração de Bolsonaro direcionada a apoiadores. Pela manhã, em frente ao Palácio da Alvorada, o presidente eximiu seu governo da culpa. “Terrível o problema lá, mas fizemos a nossa parte”, garantiu o chefe do Planalto. “Hoje, as Forças Armadas ocupam lá um hospital de campanha, o ministro da Saúde esteve lá na segunda-feira, providenciou oxigênio. E começou o tratamento precoce, que alguns criticam ainda”, emendou Jair Bolsonaro.

Doria acrescentou que o “mar de fracassos” do governo ceifou a vida de milhares de brasileiros e conclamou o Congresso a agir. “Está na hora de termos um a reação isso, da sociedade civil, dos brasileiros, da imprensa, do Congresso, de quem puder ajudar. Ou vamos assistir isso por meses e achar que é normal? Que faz parte e que a ideologia do negacionismo é aceitável? Não é aceitável. É um crime que estão cometendo contra os brasileiros”.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esse indivíduo necessita de cuidados médicos, com urgência. Entrou numa espiral de loucura que parece não ter saída. Será que em seus sonhos lisérgicos alimenta alguma esperança de se tornar popular e querido ? Que coisa pavorosa, digna de pena !

  2. Doria é um moleque. Governadores e Prefeitos deitaram, rolaram e se enrolaram com dinheiro do governo. Agora querem cair fora da responsabilidade. Vai se queixar para o STF.

  3. O Doria está certo nesta indignação ! Este governo negacionista falando asneiras desde o início da pandemia ! Não acionou a compra das vacinas com antecedência porque nega a pandemia . Por muito menos a Dilma foi impedida . Vamos esperar quantas mortes mais para retirar este idiota de lá ???

    1. Exato. Ele na condução desta situação está correto. O presidente ė incapaz, irresponsável e estelionatário. Inaceitável numa crise dessa um ministro da saúde é um idiota desse na liderança do país. Pobre povo brasileiro!

    2. Doria CERTISSIMO! Sao Paulo, desde o primeriro momento tem tido um espetacular trabalho do Governo de Estado, equipe da saude e equipe economica! Todos os dias religiosamente dao a coletiva no mesmo horario, com perguntas de rrporteres..esclarecendo cada passo! DORIA Ė O GOVERNADOR QUE MAIS TEM GESTAO!! ORGULHO DE S PAULO!! 👏🏻👏🏻👏🏻

    3. Ele também tem parcela de culpa pois sinalizou para a população que a pandemia estava enfraquecendo, desde as eleições abrandou isolamento, foi a público negar que após eleições que o confinamento iria recudescer, e finalmente sinalizou e deu exemplo que fim de ano estava liberado, contrariando o próprio discurso foi viajar a Miami, quem viu pensou, eu também posso. Assim inicia a desobediência.

  4. PAULO pelo menos está ensinando como você se protege da forma da sua inteligencia da covid com medicamento natural aprovado pela sua ciência. A humanidade agradece à sua inteligência e por ter sido cobais esse tempo todo. Continue e apresente seu estudo na OMS.Seja útil, faça como te sugeriram, enfie no seu uns cilindros de oxigênio e vai pra Manaus.

  5. Parabens, é isso mesmo. Esse Bolsonaro é responsável por grande parte do que está acontecendo por não ter tomado as medidas corretas no tempo devido. Agora quer as vacinas de Sao Paulo que o governador comprou e programou a distribuição com antecedência.

  6. Palavras de João Doria, governados do estado campeão de mortes no Brasil, planejou reabertura após eleições e foi pego de novo pela pandemia , pensou que a pandemia estava terminando e que já era tempo de ter as merecidas férias. Parabéns por trazer a vacina, mas demorou meses para pedir registro. Se aproveita dos mortos para impulsionar sua campanha. Se é tao bom assim porque não pegou os aviões do estado ou até o seu BNDES jato e mandou O2 para Manaus. Bosta bozo, bostinha ele.

    1. Vai que o PAULO se apaixona, aí vai rolar ciúme né José. Falei em rolar sem segundas intenções Tah.

    2. Está mais do que na hora de implodir a CRUSOÉ com seu jornalismo escroto. E ficaremos livres dessa laia de comentaristas idiotas.

  7. Bolsonaro O Louco e agora comprovadamente genocida está desatualizado. Depois que vários gays se aglomeraram em bailes clandestinos, fiquei intrigado e fui perguntar para um amigo gay, o que ele achava disso. Ele me disse que segundo dizem: DAR O CU PREVINE A COVID. E completou. Nenhum gay que ele conhece e foi no baile, precisou ir ao hospital por causa da Covid, o que comprova a eficácia de DAR O CU. ENTÃO BOLSONARO, SEJA CIDADÃO, MANDA OS BOLSONARISTAS DAREM O CU.

    1. Ledo engano o seu PAULO, trabalhe para que seu trabalho seja publicado em uma revista científica de medicina. Continue anal-lizando seus dados e experiências. A ciência agradece por ser a própria cobaia do seu método. Aproveite para introduzir alguns cilindros de oxigênio e levar para Manaus assim também vai te ajudar a comprovar a tua tese. Se o seu método não for aprovado pelo menos provaste algo. Que és um cuzao.

    2. Carlos, Andre e qual é o nome do outro...lembrei, Antonio. Vocês que são chegados em tratamento sem comprovação científica, vai minha dica. Dar o cu 3 X AO DIA. De manhã De tarde De noite SEGUNDO o meu amigo, pode ser para o mesmo parceiro. Tome um banho antes e após. SEU PARCEIRO DEVE USAR PRESERVATIVO. ELE COMO MUITOS QUE TOMARAM MEDICAMENTOS SEM CONPROVACÃO CIENTÍFICA, ESTA TENDO SORTE. EU NÃO CONTO COM A SORTE. EU CONTO COM A CIÊNCIA E OS CUIDADOS. SERA QUE VCS TERÃO SORTE?

    3. Paulo, veja se no seu cabem cilindros de oxigênio e leve para Manaus. Você vai estar protegido do vírus e ainda a ajuda o povo de lá.

    4. Parabéns Paulo, anal-izando como você sempre faz, estas a salvo da covid. Seu método científico te salvou a vida. Continue, para garantir a sua sobrevivência na pandemia. Você foi inteligente demais para descobrir e a utilizar este método da sua ciência alegre. Nós preferimos a vacina. Gosto é gosto, sem polêmicas, cada um tem o seu. Matou a charada porque você está aqui todo dia perturbando e ainda não se infectou. Continue economizando a vacina, todos agradecem. Saúde e Pau-lo no seu C...

  8. Assim como Bolsonaro ainda vai consagrar o pt, consagra qualquer um que se posiciona contra ele, seja Doria, seja Maia, qualquer um. Como Doria quer que o povo se posicione se o povo está de mãos atadas por causa da própria pandemia? Aliás, esse mesmo é o motivo porque o governo Bolsonaro se posiciona contra qualquer vacina, principalmente as mais eficientes. Para o povo não ir às ruas.

    1. Caraca, meu sexto sentido não falha. Foi lindo ver o panelaço contra o genocida!

    2. Existem outras formas de se posicionar. O povo não foi para as ruas para pedir o impeachment da Dilma, o povo bateu panelas, milhares de panelas. O importante é mostrar para os congressistas, a PGR e o STF, que o povo quer esse louco genocida bem longe da cadeira presidencial.

  9. Isso aí 👏👏 Por piores que são os outros políticos, ter esse desprezo pela pandemia e pelas mortes, só esse louco mesmo. Saia da Presidência e vá colecionar fotos do Trump!

  10. Acho o Doria oportunista também, mas é o unico governador que fala o que eu gostaria de falar ao bolso genocida antivacina. Não é bolso ou doria. É bolso e a sociedade brasileira que ainda está viva. É bolso contra a tentativa de genocidio da população brasileira. Dos seus pais e filhos e amigos. É bolso contra a evolução da humanidade representado por vacinas. VACINAS. O mentecapto ñao acredita em vacinas. Compreenderam? É religioso essa convicção. Vacina é coisa do capeta pro bolso.

    1. Fala sério, como ainda temos esse monstro no governando? Bolsonaro só destila ódio, mentira, desprezo para com a sociedade. Sua única preocupação é com o rabo do filho e 2022. Brasil e brasileiros não merecem esse genocida a frente da nação!

    1. Pois ele falou o que está engasgado na garganta de milhares de brasileiros. Bozete, entenda uma coisa, a vida real é bem diferente do mundinho minúsculo do cercadinho do presidente genocida.

  11. A CULPA PELO GENOCÍDIO EM MANAUS É DO BOLSONARO E DO PAZZUELO. ESSES DOIS PEECISAM SER PRESOS, OU O BRASIL NÃO É UM PAÍS SÉRIO EU E TODOS OS BRASILEIROS PAGAMOS IMPOSTOS ABSURDOS. VER MEUS IRMÃOS DE MANAUS MORREREM POR FALTA DE OXIGÊNIO É INACEITÁVEL. PRISÃO PARA ESSES CRIMINOSOS. INCONPETÊNCIA QUE CAUSA MORTES É CRIME. PRISÃO. SÓ ISSO VAI ALIVIAR NOSSAS CONSCIÊNCIAS PELA TRAGÉDIA EM MANAUS.

  12. Esse é um bosta,para desviar a atenção dos 49,72 e não os 78.00 que tinha anunciado da coronavac,está sempre pondo a culpa no governo federal por tudo,ou será campanha pra 2022?

    1. João, eu sou adepto do distanciamento social, uso máscara quando preciso sair de casa e mantenho os hábitos de higiene. Este estudo é incipiente e não conclusivo. Cloroquina, azitromicina, ivermectina foram alvo de diversos estudos que não comprovaram a eficácia. DAR O CU PELO MENOS AINDA ESTA EM ESTUDO. NÃO PERDE TEMPO JOÃO. JÁ COMECE A DAR O CU. QUANTO MAIS PRECOCE MELHOR. PODE SER 3 X AO DIA DAR O CU DE MANHÃ. DAR O CU A TARDE DAR O CU A NOITE ETA BOLSONARISTAS FELIZES DANDO O CU.

    2. Doria apenas vocalizou o que está entalado na garganta do Brasil. Temos um monstro desumano patrocinando o caos e o sofrimento ao povo brasileiro. A sociedade e suas instituições tem o dever de fazer algo para impedir que ele continue com seu intento de morte sobre o brasil.

    3. João Fake News. Resultados da Vacina do Butantan: ZERO caso moderado e grave. 22 casos leves 50,38% de eficácia global. Cálculo que considera contaminações de voluntários que foram vacinados e voluntários que receberam placebo. JOÃO VAI DAR O CU. SEGUNDO PESQUISA, DAR O CU PRECOCEMENTE PREVINE COVID. BOLSONARO É UM GENOCIDA. O GENOCÍDIO EM MANAUS É CULPA DELE.

    1. João, lembra quem derrubou a Dilma? Foi graças ao corrupto Cunha que ela foi deposta. Hoje ele é um corrupto condenado. Aposto q vc ficou feliz quando ela caiu. Entenda, não importa quem for o responsavel pela queda do Bozo, pode ser o Maia, o STF ou o oportunista do Doria, o importante é que ele seja afastado urgentemente. VIDAS HUMANAS IMPORTAM!

    2. Bolsodoria (Bolsonaro com terninho Armani). Só pensa no bem do país

    3. Verdade. Além disso ele falou aquilo que estamos pedindo aqui: uma reação da população contra o genocida. Não podemos esperar mais, pois senão daqui a pouco todas as cidades brasileiras serão Manaus!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO