Aras recua e anuncia 'reanálise' de cortes na equipe da Lava Jato na PGR
Após a má repercussão do episódio, Augusto Aras (foto), decidiu prorrogar o prazo e analisar de novo os cortes nas equipes de investigação, inclusive da Lava Jato, na Procuradoria-Geral da República. Em portaria assinada nesta segunda-feira, 9, o procurador-geral da República prorrogou para fevereiro os prazos para as mudanças de efetivo de assessores que atuam...
Após a má repercussão do episódio, Augusto Aras (foto), decidiu prorrogar o prazo e analisar de novo os cortes nas equipes de investigação, inclusive da Lava Jato, na Procuradoria-Geral da República. Em portaria assinada nesta segunda-feira, 9, o procurador-geral da República prorrogou para fevereiro os prazos para as mudanças de efetivo de assessores que atuam em apoio aos investigadores.
De acordo com a assessoria da Procuradoria-Geral da República, as mudanças na estrutura do órgão estão em "reanálise" até lá. Em portaria publicada na semana passada, Aras previa para 7 de janeiro de 2020 o corte de 51 cargos de assessores nas estruturas da PGR, incluindo as equipes de investigação e o grupo de trabalho da Lava Jato, e a criação de 74 cargos para atender aos subprocuradores-gerais, o topo da carreira do MPF.
As mudanças na estrutura da PGR já eram previstas na gestão Aras, que prometia rever alguns cargos e salários. A alteração proposta na portaria publicada na quinta-feira, porém, causou mal-estar interno, pois não houve uma consulta prévia aos setores afetados. Agora, com a nova portaria, Aras deve receber as sugestões de cada área, para depois avaliar como ficarão as equipes e os salários dos assessores, que na proposta inicial iam sofrer cortes.
No caso do grupo de trabalho da Lava Jato, não é possível saber exatamente o número de assessores à disposição da equipe, pois eles aparecem vinculados ao gabinete do PGR.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Ruy Pigatto
2019-12-13 14:35:04Alguém saberia explicar porquê, com centenas de milhares de cargos no serviço público, justamente a limitada equipe da Lava Jato tem sempre que ser a preferencial ara ser reduzida, limitada, diminuída ou mesmo descartada ? Explica para nós Dr. Aras !
Julieta
2019-12-11 15:14:56Pra inglês ver os elogios de Aras à Lava Jato...A Lava Jato precisa ser ampliada,isso tudo é só a pontinha do iceberg,deve ter coisa muitissimo pior.Aras já começou a por as mangas de fora?
José Ribamar
2019-12-11 10:26:42se a medida tomada pelo procurador não objetiva beneficiar ou atingir fulano, sicrano, tão somente a saúde do erário, quem sabe às investigações não continuam dando bons resultados
Massaaki
2019-12-10 13:50:11Vai estancar a sangria, Aras? É um acordão? Não se esqueça que ficará apenas dois anos. Em setembro de 21, outro PGR poderá assumir. E a LAVAJATO voltará com tudo. A imprensa e o jornalismo investigativo não se esquecem. O povo esclarecido e os formadores de opinião também. Tudo vai voltar, desengavetando e desarquivando provas, investigações, processos. SErá muito interessante. Ninguém é insubstituível.
Benicio
2019-12-10 13:33:41Acho que Aras não deve se preocupar com a questão dos recursos para a Lava Jato, pois pela primeira vez na história deste país dinheiro de corrupção retorna ao cofres públicos, Parabéns a toda a equipe da Lava Jato, marco histórico da justiça deste país. Muito diferente do STF que atua como clínica para absolvição de bandidos, que são tratados como pacientes até que entrem com muitos recursos. Se é que me entendem.
Sonia
2019-12-10 12:44:34O PAÍS QUER MAIS APOIO A LAVA JATO .CHEGA DE IMPUNIDADE E CORRUPÇÃO
Antonio
2019-12-10 12:24:56TEMOS QUE FICAR DE OLHO NESSE CARA !!! NÃO É NADA CONFIÁVEL ???
Fátima
2019-12-10 11:28:17Este PGR não é nada confiável, uma grande bola fora de nosso Presidente.
Athos
2019-12-10 10:40:30Não acredito nele.Os seus vínculos com a Baia e baianos é muito forte...
CARLOS
2019-12-10 10:40:23Não entendi até agora o motivo do Bolsonaro ter indicado esse procurador, mas estamos de olho em tudo que ele faz.