Bolsonaro anuncia lançamento de satélite feito em parceria com a China

09.12.19 19:52

O lançamento do satélite CBERS-4A, desenvolvido pelo Brasil em parceria com a China, está marcado para o dia 20. O equipamento será lançado a partir do Centro de Lançamento de Satélite de Taiyuan, no país asiático. O evento foi anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro em uma publicação no Twitter, na tarde desta segunda-feira, 9.

“No próximo dia 20, serão lançados, da China, o satélite CBERS-4A, para monitoramentos diversos, e o nanossatélite Floripasat. Montado no INPE, com parte de tecnologia nacional, o CBERS-4A faz parte de um acordo de cooperação com a China desde 1988”, escreveu o presidente.

O CBERS-4A é o sexto satélite desenvolvido pelo Programa CBERS, acordo firmado em 1988 pelos governos brasileiro e chinês. A parceria garantiu aos dois países o domínio da tecnologia do sensoriamento remoto para observação da Terra. O satélite fornecerá imagens para monitorar o meio ambiente, como identificação de desmatamentos e desastres naturais, e para acompanhar a expansão agropecuária, das cidades, a situação de reservatórios de água, dos rios e da região costeira, entre outras aplicações.

Com mais de 30 anos, o programa está em sua segunda geração de satélites. De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o CBERS-4A leva a bordo duas câmeras brasileiras (MUX e WFI) e uma chinesa (WPM).

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. É reconfortante constatar que a alternância do Poder Político no Brasil nao está afetando a continuidade de projetos desta importância !!

    1. Considerando que este programa funciona desde 1988, passando por diversos governos, é realmente reconfortante.

  2. Como repórter do programa Globo Ciência cobrir o início do programa de cooperação Brasil - China: https://youtu.be/CzZC8evw05I

  3. Não deixa de ser uma coisa boa. Mas é engraçado ele ceder a base brasileiro aos americanos e lançar com os chineses...na China

  4. Satélite chinês para monitorar os babacas da terra das bananas.Aqui não há patropismo,apenas interesses pessoais.Pobre Pátria Amada

  5. Não dá mesmo para entender a política americana! Hoje teria todas as condições de ter no Brasil, um grande aliado com 210.000.000 de habitantes ao seu lado e ainda acha que pode tirar vantagens sobretaxando o aço. Deixa tudo de mão beijada para a China.

  6. Se Jair Bolsonaro fosse a versão tupiniquim de Donald Trump, ele teria rompido este acordo com a China. Mas sabe que, infelizmente, somos dependentes da China. Trump, a seu turno, está deixando que China e Rússia exerçam na América latina uma influência talvez jamais vista antes, nem nos tempos de João Goulart e Salvador Alendi. Quando os EUA acordarem, boa parte da América latina estará sob a influência daquelas duas potências mundiais, o que representa perigo pra democracia e no continente.

    1. Excelente análise. Taxar aço e algo do século XX, perdeu eficácia.

    2. É bom para Bolsonaro ver a terra que ele diz que é plana.

  7. E pensar que o comandante de turno meteu o pau na China (parceira de verdade) e esculhambou o INPE.......precisamos de muita sorte mesmo para sobreviver a essa imbecilidade inepta fundamentalistas,,,#lulapreso

  8. Para os preguiçosos, daqueles que leitura dá uma canseira danada, devo informar-lhes que esses satélites foram fabricados aqui no Brasil, não tem nada de Xing Ling, seus ignorantes. Só o foguete é que é chinês e não tem nada a ver com embrulho de feira seu outro ignorante, vá pesquisar primeiro antes de falar asneiras.

    1. Isso, muito provavelmente, é a proteção contra radiações, por isso ele parece embrulhado. Na realidade ele está embrulhado.

    1. Isso, muito provavelmente, é a proteção contra radiações, por isso ele parece embrulhado. Na realidade ele está embrulhado.

    1. Então poderá ser verificado quem contribui com o meio ambiente, adotando a grande sacada presidencial, cagando dia sim, dia não,

    1. Nilson falou com muita propriedade sobre um assunto que desconhece.

    2. Xingling são os produtos copiados, e muito mal, na 25 de Março. Prá espionagem e tecnologia de interesse do país eles estão muito acima do que se imagina!!

  9. Trata-se de um acordo já antigo. Isso é bom para o desenvolvimento de tecnologia nacional. O problema ocorrerá quando tal satélite detectar novos e mais apurados incêndios e desmatamentos na Amazônia e Bolsonaro mandar demitir o satélite.....kkkkkk......

    1. JOAO BOBÃO; seu "mito", apesar das evidências de satélites, mandou demitir o diretor do INPE, cientista famoso, e ainda chamou-o de pago pelas Ongs, em deslavada mentira e ofensa. Da mesma forma que mentiu sobre o Leonardo di Caprio. JB é motivo de riso internacional e tornou-se um pária pela truculência. Ignorante é você em continuar a endeusar um apedeuta como JB, um xucro, cuja eleição se deveu apenas para fugirmos do PT. Agora, teremos que conviver com esse "gênio" por mais 3 anos ainda.

    2. Sua estupidez faz história nos comentários dos assinantes. Mas isso não deve ser motivo de vergonha para você. Creio que seja uma linha divisória do que seja hilário e do que seja ridículo. Meus parabéns a sua eterna ignorância.

  10. O comentário do Sr. Paulo Renato abaixo demonstra um grande ciúmes da esquerda pelo trabalho que vem sendo desenvolvido pelo governo atual. Vários parceiros, várias frentes e vários resultados para o país em tempo recorde! Nunca tivemos um ano tão bom de trabalho do executivo. Agora precisamos arrumar o Legislativo. É o Brasil no rumo certo.

    1. Mas estou dizendo alguma "fake news"? Como o próprio texto diz, que é um convênio firmado com os chineses desde 1988, então por que não aumentamos essa parceria da base de Alcântara com os chineses e não com os americanos? Não tem sentido isso daí.

  11. Chora MUUUIITTOOOO PETRALHADA!! AHAHHAHAHAHAH ESSE SATÉLITE VAI ESPIONAR OS VERMES VERMELHOS IMUNDOS !! AHAHAHHAHAHA😭😭😭😭😭😭😭😭

    1. Ei CRETINO, você está diante de um espelho ao comentar a estupidez alheia. Você é o King Kong da burrice, a Meca da ignorância, o Hércules da idiotice... E todos nós temos como confirmar esse fato a cada linha de suas postagens.

    2. Hélio, imbecil. Veja a estupidez que esse Carlos escreveu, antes de comentar. E trate de escrever direito, iletrado.

    3. Olha, eu costumo acompanhar os comentários aqui, e me espanta o nível de ignorânciadesse crerino. Parece leitor da Carta Capital que critica por criticar... Esse tipo de leitor nos faz pensar o quanto precisamos prover educação a alguns celebrados metidos a pensadores.

    4. A que nível mental chegam os bozo-fanáticos. É para chorar... burrice não tem cura, mesmo.

  12. Que interessante esse governo. Aluga a base de Alcântara para os americanos, com a expectativa de desenvolver atividades em conjunto nesta área mas, o trabalho verdadeiro mesmo é com os chineses. Esse governo é mesmo uma nau sem rumo.

    1. Que eu saiba, um foguete com satélite não se coloca no espaço (sideral), no espaço (tempo) de apenas um ano. O acordo com a China é desde 1988. Sim, 1988. Acordo que estabeleceu inclusive de onde seria lançado, no caso, da China.

    2. A palavra “ intercâmbio” parece q até no século XXI alguns “inocentes inúteis” ainda não a conhece.se vc tem um comércio, só vende e compra de um só cliente ou fornecedor ??? Então é por isso q ficamos estagnados por tantos anos e o bolsa miséria (família) foi o único intercâmbio ... Eu só keria entender!!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO