Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Após voto pró-Eduardo Bolsonaro no Conselho de Ética, deputado do Novo é cobrado

08.04.21 15:45

O deputado federal Tiago Mitraud (foto), do Novo de Minas Gerais, recebeu uma enxurrada de críticas e cobranças nas redes sociais nesta quinta-feira, 8, após votar pelo arquivamento de duas representações contra Eduardo Bolsonaro no Conselho de Ética da Câmara.

O colegiado enterrou os pedidos de abertura de processo por 12 votos a cinco. O filho 03 de Jair Bolsonaro respondia no Conselho por declarações sobre a volta de instrumentos de repressão da ditadura militar. Em uma entrevista em outubro de 2019, Eduardo disse que, se a esquerda “radicalizar” no Brasil, uma das respostas do governo poderá ser “via um novo AI-5”.

O voto de Mitraud surpreendeu por duas razões. Primeiro, o parlamentar tem postura crítica a ações do governo Jair Bolsonaro e dos filhos do presidente. Na quarta-feira, 7, por exemplo, usou as redes sociais para defender a abertura de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para investigar a produção de relatórios pela Agência Brasileira de Inteligência, Abin, para auxiliar a defesa de Flávio Bolsonaro no caso do “rachid“.

Além disso, em fevereiro, quando, em postura similar a de Eduardo, Daniel Silveira fez apologia ao AI-5, Mitraud defendeu o julgamento do caso justamente no Conselho de Ética. Quando a representação contra Silveira chegou ao colegiado, o deputado do Novo votou pela admissibilidade. “Houve excesso, bastante excesso, para manter aqui sem muitos adjetivos, nas ações do deputado Daniel Silveira relatadas nas representações”, afirmou, na ocasião.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Vamos aguardar o posicionamento do deputado. Tenho muito orgulho de ser filiado ao Novo. Temos um projeto de País; coisa que nenhum partido tem..

    1. É hora da direção do partido se posicionar. Qual o motivo para o deputado aliviar a barra do bananinha?

  2. É só ler o twiter dele. Concordar ou não faz parte! Triste ver a Crusoé não colocar todos os lados da moeda. Informação é Crusoé mas, opinião é minha!

  3. Talvez ninguém esteja mais preocupado com o que diz alguns dos filhos do bolsonaro. Em 2022 vote para presidente em um candidato que não carregue filhos politicos no bolo.

  4. Será que este já foi comprado? A idéia do NOVO é boa, mas eu ainda tenho as minhas dúvidas sobre a qualidade dos seus parlamentares e do seu programa partidário!

    1. Vão lá no perfil do Mitraud no Instagram e leiam a explicação que ele deu sobre esse voto. Está lá.

    2. Alguém que conheça o deputado pode explicar porque ele tomou esta posição tão exdrúxula?

    3. Mas se as pessoas não votarem em um partido com propósitos e ações transparentes como o Novo vão esperar o quê que o MDB, o PTB e o PP se convertam? Certo que não!

    4. Antes de criticá-lo, temos que saber as razões ou fundamentos do seu voto nesse caso. Tem que ter coerência sempre e é por isso que estou no Novo. Não é qq representação a um Parlamentar, seja de que partido for, filho de quem for, se não tiver conteúdo, não vai ter o voto do Deputado Federal Thiago Mitraud...mesmo antes de saber suas razões, acredito na postura e coerência de seu voto. Tenho orgulho de ser do Partido Novo.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO