Após liminar de Gilmar, ação contra Baldy vai para a Justiça Eleitoral de Goiás
O juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, enviou para a Justiça Eleitoral de Goiás a ação penal por corrupção e lavagem de dinheiro movida pela Lava Jato contra o ex-ministro Alexandre Baldy (foto), que hoje é secretário de Transportes Metropolitanos do governo João Doria em São Paulo. A medida atende...
O juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, enviou para a Justiça Eleitoral de Goiás a ação penal por corrupção e lavagem de dinheiro movida pela Lava Jato contra o ex-ministro Alexandre Baldy (foto), que hoje é secretário de Transportes Metropolitanos do governo João Doria em São Paulo.
A medida atende a uma liminar concedida no dia 1º de outubro pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. O ministro acolheu o argumento da defesa de Baldy de que os crimes imputados a ele pela Lava Jato do Rio são conexos a crimes eleitorais e, por isso, devem ser julgados na Justiça Eleitoral no estado em que Baldy disputou campanhas políticas.
Gilmar já havia suspendido a ação penal contra Baldy no dia 22 de setembro, mas agora decidiu monocraticamente tirar o caso da Lava Jato alegando "constrangimento ilegal" para o secretário de Doria. A Procuradoria-Geral da República havia se manifestado contra a liminar de Gilmar.
Baldy foi denunciado pela força-tarefa fluminense pelo suposto recebimento de 2,6 milhões de reais em propinas relacionadas a contratos do governo de Goiás e da Fiocruz, fundação vinculada ao governo federal, entre 2014 e 2018. Neste período ele foi deputado federal pelo Progressistas e ministro das Cidades do governo de Michel Temer.
O secretário de Doria chegou a ser preso em 6 de agosto na Operação Dardanários, mas foi solto dois dias depois graças a uma liminar de Gilmar. Baldy nega as acusações. Com a remessa para a Justiça Eleitoral de Goiás, a denúncia que já havia sido recebida por Bretas será analisada novamente pelo juiz eleitoral daquele estado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Maria
2020-10-08 11:06:04Mais uma vez, esse bandido Gilmar Mendes, protegendo seus pares e ainda tem o descaramento de dizer que a prisão do aliado lhe causava “constrangimento ilegal”. Bandido sabe o que é constrangimento? Da mesmo forma que esse boca de sapo não se constrange em proteger, descaradamente, seus companheiros de crime. Ô sujeitinho asqueroso!!! Por que não matam essa peste???!!! 🤮🤮🤮🤮🤮
José
2020-10-08 10:16:54Agora vai se perder no tempo