MRE

Após críticas, Kátia Abreu almoça com Ernesto Araújo

04.03.21 19:30

O chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, recebeu para um almoço na tarde desta quinta-feira, 4, a senadora Kátia Abreu, recentemente escolhida como presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado. Crítica à condução ideológica da política externa brasileira, a parlamentar do Progressistas defende uma reaproximação com a China e já chegou a se referir ao Itamaraty bolsonarista como “uma casa de horrores”.

Além de Ernesto, a senadora conversou com diplomatas que cuidam da pauta econômica do ministério e secretários encarregados, dentre outros temas, das relações com China, Mercosul e Estados Unidos. Ao tomar posse como presidente da comissão que supervisiona a política externa, Kátia Abreu anunciou que trabalharia junto ao Executivo para ampliar o comércio do Brasil com o gigante asiático e a União Europeia.

A um interlocutor, a senadora chegou a dizer que precisaria “alertar Ernesto Araújo sobre o que é o mundo”. Foi a própria Kátia Abreu que precipitou um movimento de senadores, no ano passado, para derrubar a indicação do embaixador Fábio Marzano – secretário de Soberania Nacional e Cidadania do MRE – a um cargo em Genebra, na Suíça.

Internamente, auxiliares do ministro analisam que a ascensão da representante do Centrão ao comando da CRE do Senado é um dos fatores que motivam a tentativa de guinada pragmática no discurso do chanceler. Na terça-feira, durante uma entrevista coletiva, Araújo centrou sua fala nos esforços que fez e que pretende fazer para costurar acordos comerciais com outros países e blocos econômicos, evitando temas ideológicos, seus prediletos.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esse chanceler é Top. O melhor dos últimos 20 anos. Basta olhar o rumo desorientado que o Brasil vinha e os acordos canalhas e desonestos que o sr. Amorim fez. Todo roubo da Odebrecht foi costurado por este elemento que se diz brasileiro. Merece cadeia.

  2. Esse sujeito é um dos expoentes desse atraso em que vivemos, com relação à diplomacia. Esse bando de doidos que se instalou no governo em 2019 precisa encarar esse choque de realidade que a COVID nos trouxe. Estamos indo para a rabeira das nações.

    1. A tia breu nunca será uma Teresa Cristina,e morre de inveja...

    2. Para o Jose ele é debiloide , deiinquente e "genocida"

    3. Tem credibilidade ex-ministra, amiga e conselheira da Dilma? Sério mesmo?

    4. Kkkkkkk Ô José... é um debilóide delinquente, mas sabe rezar a Ave Maria em Tupi, o que é algo importantíssimo para quem é Chanceler.

    5. O Arnesto é um debilóide delinquente. Simples assim. Debilóide delinquente!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO