Adam Schultz / Casa Branca

Apoio de Nancy Pelosi consolida candidatura de Kamala Harris

22.07.24 15:12

A vice-presidente Kamala Harris já está praticamente consolidada como candidata do Partido Democrata.

Nesta segunda, 22, a deputada californiana Nancy Pelosi (na foto, com Kamala e Joe Biden) endossou a indicação de Kamala Harris para disputar a eleição presidencial com Donald Trump, no dia 5 de novembro.

Hoje, é com imenso orgulho e otimismo ilimitado em relação ao futuro do nosso país que apoio a vice-presidente Kamala Harris para presidente dos Estados Unidos. Meu apoio entusiasmado a Kamala Harris para presidente é oficial, pessoal e político”, disse Pelosi, uma das figuras mais poderosas do partido.

O primeiro a apoiar o nome de Kamala foi o presidente Joe Biden, minutos após publicar uma carta anunciando sua desistência, no domingo, 21.

Outros nomes que poderiam disputar a candidatura com Kamala Harris na Convenção do Partido Democrata que começa no dia 19, em Chicago, defenderam publicamente o nome da vice.

Um dia após o anúncio da desistência de Biden, Kamala Harris já contava com o apoio de 163 dos 214 parlamentares democratas e de 36 dos 47 senadores do partido.

Entre os governadores dos estados, ela conseguiu o apoio de 16, sendo que apenas sete não manifestaram.

Alguns desses governadores poderiam disputar a nomeação com Kamala. Uma vez que eles a apoiaram, a vice fica livre para seguir com o processo.

Entre os possíveis rivais dentro do partido que apoiaram Kamala estão a governadora do Michigan, Gretchen Whitmer, o da Pensilvânia, Josh Shapiro, e o da Califórnia, Gavin Newson.

Para muitos desses governadores democratas, a estratégia é esperar mais quatro anos para lançar a própria candidatura, uma vez que Trump está levando bastante vantagen nas pesquisas de intenção de voto.

Dos 4 mil delegados do Partido Democrata que irão decidir o candidato na Convenção, em Chicago, 531 já apoiaram Kamala Harris.

Apesar de estarem livres para escolher qualquer nome, eles irão seguir a recomendação de Joe Biden, que indicou sua vice.

Quem ainda não apoiou Kamala Harris foi o ex-presidente Barak Obama.

Com praticamente todo o partido tomando o lado dela, é uma questão de tempo para que Obama também entre no jogo.

 

Leia em Crusoé: “Mulher negra asiática-americana”: identitarismo pode ajudar Kamala Harris?

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO