Apoio de Maia e Alcolumbre é trunfo de Bolsonaro para barrar taxação de energia solar
O presidente Jair Bolsonaro é contra a proposta de tributação da geração de energia solar, em debate na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e conta com o apoio dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, na oposição à medida. Em mensagem publicada em redes sociais na manhã desta terça-feira, 7,...
O presidente Jair Bolsonaro é contra a proposta de tributação da geração de energia solar, em debate na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e conta com o apoio dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, na oposição à medida. Em mensagem publicada em redes sociais na manhã desta terça-feira, 7, Bolsonaro frisou, entretanto, “que a Aneel é autônoma e o governo, sozinho, nada poderia garantir”.
O presidente lembrou que “a não taxação da energia solar conta com o decisivo apoio dos presidentes da Câmara e do Senado”. Os conselheiros da Aneel têm autonomia para deliberar sobre a proposta sem ingerência do Executivo e do Legislativo. Mas o governo e setores do Congresso têm criado um ambiente político de forte oposição à iniciativa. Parlamentares estudam a votação de um projeto para proibir a cobrança de taxas sobre a instalação e placas fotovoltaicas em residências, antes da deliberação da Aneel.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
ERALDO
2020-01-07 19:47:45Esse poder outorgado à ANEEL de criar essa taxa absurda parece usurpação do poder de legislar. O Congresso não pode deixar isso ocorrer.
Jose
2020-01-07 17:02:48Aneel tem autonomia política e governamental, mais tem total subserviência ao setor privado, por isso, o risco de ser efetivado esse imposto, é muito grande. Ao produtor que joga sua energia na rede de distribuição, só restaria uma saída, más infelizmente de custo altíssimo, que inviabiliza qualquer projeto. Seria: Acumular em baterias os excessos instantâneos.
SANDRO
2020-01-07 13:17:57Acredito que o lobby do setor de energia elétrica tem muito interesse em que a energia solar não se desenvolva em nosso país. Milhares de emprego poderiam ser criados se esse tipo de energia tivesse incentivo do governo.
Claudio
2020-01-07 12:26:18Precisa, primeiro, quebrar o sigilo fiscal dessa turminha da ANEEL. Aí vão ver a verdadeira motivação $$$$$ desse pessoal !!
Eduardo
2020-01-07 12:14:09A Aneel tem autonomia do governo e da sociedade mas, como todas as agências reguladoras, está no bolso do setor privado. Fazem tudo que as empresas querem, em prejuízo do cidadão, do consumidor. As farmacêuticas acabam de aumentar os preços dos remédios, em até 50%. Alguém viu a ANS falar alguma coisa?
Tarcis
2020-01-07 12:00:33Se todo mundo instalar placas quem vai pagar pela manutenção da rede?
Paulo.Quaresma
2020-01-07 11:53:24Vamos respirar fundo e intensamente, enquanto o oxigênio não é taxado.
MARCO
2020-01-07 11:40:42Caso se refiram aos sistemas instalados no minha-casa-minha-vida...com o dinheiro dos outros, vá lá. A classe média, eu nesse meio, vai sempre sustentar a pobreza e os "susbsídios". Agora, se eu posso pagar, investir em tecnologia que dispensa explicações do quão benéfica é, tenho que concordar e calar a boca porque tenho que aceitar que me ROUBEM 60% de energia que eu produzo??? Não tô tirando da boca de pobre nenhum. FALÁCIA! Ficarei off-grid antes de cede 1kW sequer aos p.u.t.o.s da aneel.
ROBERTO
2020-01-07 11:37:20Tenho instalado placas de Energia Fotovoltaica em minha casa e satisfeito com a produção de energia limpa. Pelas informacoes que tive acesso a taxação é violenta (muito elevada), beneficia bastante as operadoras, diminuirá o interesse e a viabilidade desta forma de producao. Como consequencia obriga o estado a investir em fontes alternativas e queima de combustivel no periodo de pouca chuva.
MARCO
2020-01-07 11:36:24Impressionante como tem gente desinformada aqui sobre este assunto. O setor duplicou o número de empregos de 2018 para 2019. Com o aumento de oferta, melhores equipamentos e custos decrescentes, a tecnologia está mais acessível. Já existe há mais de 10 anos e só agora as distribuidoras afirmam que "não tem estrutura". Vão à merd@. Eu trabalho, ganho meu dinheiro e não tenho o direito de adquirir a tecnologia, há décadas consagrada no 1º mundo??? Que subsídio caras-pálidas?