Palácio do Planalto

Apelo a generais pela volta do ‘toma lá, da cá’

14.01.19 07:45

Lideranças partidárias que são ligadas a carreiras militares procuraram ministros que dão expediente no Palácio do Planalto na última semana para demonstrar preocupação em relação ao fim do chamado “toma lá, da cá” pregado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Nas conversas, relataram que, antes mesmo do início dos trabalhos do Congresso, deputados e senadores de seus partidos estão cobrando cargos em troca de apoio às pautas do governo. Lembram que a insatisfação existe até mesmo no PSL, partido de Bolsonaro.

As lideranças argumentam que o presidente pode chegar a um meio termo: a proposta deles é que os parlamentares tenham direito a indicar aliados políticos com perfil técnico para o cargo que ocuparão.

Os parlamentares querem agora levar a reclamação a ministros que são militares. Eles articulam uma reunião ainda nesta semana com os genereais Augusto Heleno e Santos Cruz (foto), ministros do Gabinete de Segurança Institucional e da Secretaria de Governo, respectivamente.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. ...dê voz de prisão!...é um desacato a cidadania.Desmorona toda as premissas do Governo Bolsonaro e esperanças da população que o apoia.

  2. Essa chiadeira é, pelo menos, esquisita, porque o dá-cá-toma-lá existe desde o primeiro dia do governo Bolsonaro. Talvez não tenha chegado a esses interessados. Mas que não se apoquentem, pois o dctl logo chega a esses novos interessados

  3. SE o Governo ceder às velhas raposas é melhor invadirmos as ruas... com essa gang não tem conversa... ou o país recobra a CREDIBILIDADE ou já era!!!!!!

  4. O toma lá dá cá será devidamente implementado na forma das emendas parlamentares, conforme a disse o Presidente Bolsonaro em campanha. Quero ver os Dep não colaborarem ao ver as suas bases não recebendo esse incentivo para ações locais.

  5. Eles não estão no cargo de senador ou deputado para negociarem interesses pessoais. São pagos para votarem propostas para o bem da nação. Nada de negociatas.

  6. Será muito difícil quebrar essa cultura nefasta. Quando se acostumam com os privilégios é difícil retirar..vamos ver como se saem pq se vc nega isso, eles não votam/aprovam nada de interesse do governo. Tem que mudar o sist político e assim tirar a presidência desse estado de refém.

  7. O Bolsonaro está se saindo melhor do que eu esperava. Porque não despejaram seus votos no NOVO e nos candidatos de outros partidos que comungassem de ideias parecidas? Agora teremos essa queda de braço que independentemente de quem vier a ganhá-la, a conta será integralmente paga por nós. Em sã consciência crê que os hoje encastelados nas vergonhosas sinecuras abrirão mão delas? Nem a pau, Juvenal!

    1. Novo junta o q há de pior. Esquerda, liberalismo sem patriotismo e desprezo as Forças Armadas. Sou mais a dupla Bolsonaro e Paulo Guedes.

  8. Presidente, não caia na asneira de fazer acordos com essa gente. Vão cada vez te pedir mais. E ainda lhe trairão no decorrer donseu mandato. Mantenha a sua promessa ao povo, de não fazer acertos com essa gente. Se precisar, fecha esse congresso. Apoio popular e militar vc tem. Aproveita e manda o Gen. Ajax apertar bem mais o pessoal do Judiciário. São outros que espontaneamente não vão te ajudar a governar. Felicidade é não decepcione o seu eleitorado. MITO 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  9. Infelizmente essa prática corrupta vai ser exigida pelos parlamentares. Quer um conselho Ptesidente! Fecha esse congresso e não se curve a chantagens espúrias. As Forcas Armadas te apoiam e daí aproveite também para dar uma volta lá pelo STF, para dar mais força ao General Ajax. Não de corda para esses viciados nos conchavos te vencerem. Tb. nao se faz acordo com essectipo de gente. Na primeira oportunidade te dão uma bela rasteira. 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  10. Se os parlamentares já tem seus cargos e demais benesses dentro do próprio parlamento, e foram eleitos justamente para votar projetos de leis que sejam bons para o Brasil, quem disse que eles têm direito a mais cargos, agora no executivo? E por que a Mídia não aborda essa questão com decência?

  11. PelamordeDeus! Os compromissos de campanha não podem ser ignorados. Que me perdoem os envolvidos, mas chega de toma-lá-dá-cá!

  12. Mudar repentinamente esse “costume político” vai doer no bolso deles. Mas o Presidente Bolsonaro tem uma arma mencionada por Ulisses Guimarães: “Se há uma coisa que faz o político tremer, é a força do povo nas ruas”. E o Presidente tem essa força, para ajudá-lo a governar.

    1. Perfeito. BOLSONARO conquistou sozinho mais de 57 milhões de votos. Quando anunciou PAULO GUEDES, reforçou nosso apoio. Se quiséssemos o que estava, teríamos eleito qualquer um dos outros candidatos. O Congresso de onde ele surgiu, só temos metade. O Congresso que BOLSONARO não está mais, está sob a mira de mais de 57.000.000 de brasileiros. Idem aos jornalistas. Uma parte considerável, patina. Tweeter e alguma midia independente captou.

  13. Já tomaram muito e deram pouquíssimo , o país está na maior penúria, o povo cansado. Chega , se querem bons salários, emprego de quatro dias semanais e muitas mordomias contentem-se com o que tem, que é mais, muito mais, que recebe a população que trabalha duro e paga a conta.

  14. Usam o jornaleiro para testar a opinião pública e mandar recadinho. Matéria jornalística desse tipo tem que ter nome ou então só serve para o jornaleiro e quem PEDIU o tema.

  15. Sem profunda reforma institucional que retire definitivamente da vida pública, políticos investigados, réus, condenados e até presos que hoje podem até votar leis no Congresso, a democracia brasileira não espelhará os desejos e anseios da Nação.

    1. Enquanto políticos investigados, réus, condenados e até presos puderem participar da política nacional, não teremos solução para as crises moral, política e econômica que periódicamente nos atingem.

  16. De nome aos bois, simples assim...a população tem q ficar sabendo quem é quem neste lamaçal putrefato que é este maldito congresso. Eles se esquecem q estão lá pelo poder do voto e que quem pode por pode também tirar. É simples assim q estes safados tem q ter conhecimento. Os que jogarem contra os projetos do Sr. Presidente, anuncie no twitter.. Quero ver se são mais safados do que demonstram ser...

  17. Elegemos Bolsonaro pelo fim da corrupção, do toma lá dá cá, estamos ciente da força militar que ocupa o poder e pode contribuir para inibir esse mercado. A conversa de indicar esse ou aquele com perfil técnico por parte dos partidos é pura falácia.

  18. Por amor à Pátria: NÃO CEDAM!!! Nessa matéria não pode haver meio termo! Não nos decepcionem!!! Se essa moeda não acabar, nada vai mudar!!! Queremos que joguem duro!!! Sejam firmes!

  19. É preciso divulgar para a população quem sem esses políticos que tentam continuar com a prática do toma-lá-da-cá, jogar a população contra eles!

  20. Conversa fiada, como sempre, deste comunista travestido de "jornalista". Nem adianta senhor Igor, pois o presidente está firme no propósito de dar nome a todos que tentarem chantageá-lo. Eles sabem que se isto acontecer, no próximo pleito chegará a fatura.

  21. Sem isentar os demais, nortistas e nordestinos dominam o lado negro do congresso, questão de cultura e supremacia numérica.

    1. ... supremacia numérica é a chave da questão. Reformar isto é pra já.

  22. Filho, esposa, amigos, podem fazer indicações... Deputados ou senadores, representante de dezenas de milhares de eleitores, não podem?! Vamos raciocinar um pouco, meus patrícios: nenhuma nomeação deixará de ser precedida por uma indicação de alguém; o que não se pode admitir é a entrega de ministérios, autarquias, repartições, etc a pessoas despreparadas, com maus antecedentes e de “porteira fechada”, com licença para roubar.

  23. Não ceda, Presidente. E se for do nordeste, divulgue os nomes. É assim que querem continuar garroteando a população miserável.

  24. Sugiro que o Pres. Bolsonaro divulgue nas redes o nome de cada parlamentar que exija a nomeação de comparsa em troca de voto no Congresso. Só expondo cada canalha que a prática desmorona.

  25. O Governo Bolsonaro precisa ser firme e tascar na cabeça das tais lideranças, que eles estão lá pelo povo. A politicagem tem que acontecer de modo que seja o melhor para a Nação e não para meia dúzia de sangues sugas. Toda mudança causa resistência, então nossos militares precisam manter sua postura irredutível e disciplinar, e se os sangue sugas persistirem, a população precisa ir às ruas e mostrar mais uma vez o que queremos!!! Basta a velha política!

    1. Nao, voce vende o carro se nao precisa ter um carro. E certamente o governo nao deveria ter a maoiria das empresas que tem.

    2. Nada a ver. Seu filho pede a chave do carro e pra que vc não tenha que dizer NÃO vc vende o carro?

  26. Composição política é prática comum em todas as democracias. O que não é comum nem aceitável é nomear sem critério técnico e não cobrar e responsabilizar o indicado e quem o indicou, a tal "porteira fechada". Se fizer bobagem, tem que pagar o preço. Simples assim.

    1. isso mesmo! Publicidade é o melhor remédio para estes casos. O povo ficará ao lado do governo se estiver fazendo a coisa certa

    2. Exato!!! NÃO CEDAM! Caso contrário não construiremos, JAMAIS, uma grande NAÇÃO!!!

  27. Algum membro do governo confirma essa informação ou algum parlamentar? Ta parecendo mais uma matéria apenas para gerar crise e instabilidade.

    1. show Rodrigo, sábias palavras, cancelei a assinatura, por causa de repórter de revista de fofoca.

  28. Fala pra eles darem a relação destes senhores por escrito tipo abaixo assinado. libera pro público e deixa que nós tratamos com eles.

    1. É isso aí manda o nome desses parlamentares que o povo resolve.

  29. Se Bolsonaro amolecer nesse princípio, será o fim prematuro de seu governo. Gente qualificada PODE vir de partidos políticos; mas o fato de ser ligado a um partido não pode ser o critério principal nem condicionante de aprovação de propostas à la "toma lá, dá cá"

  30. Chego a pensar que este País não tem solução! Até os que foram eleitos pela postura e propositura do Capitão vão tentar achacar o único motivo de terem sido eleitos! Vergonha!

    1. Se o governo aceitar essas "solicitações de políticos", em pouco tempo, estará desmoralizado, caminhando rapidamente para o descrédito popular. Quem viver, verá.

Mais notícias
Assine agora
TOPO