Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF

Ao lado de Fux, senadores dizem que STF balizou regras para próximas CPIs

28.10.21 18:25

Senadores da CPI da Covid se reuniram na tarde desta quinta-feira, 28, com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux. Além de entregar uma cópia do relatório final da comissão parlamentar de inquérito, os integrantes do colegiado agradeceram o ministro do STF por decisões que permitiram o andamento das investigações.

O vice-presidente da CPI da Covid, Randolfe Rodrigues, citou uma decisão de Fux considerada vital para os andamentos dos trabalhos. Em julho, o presidente do STF decidiu que compete à CPI definir “as balizas necessárias para que investigados, vítimas e testemunhas possam exercer, nos limites próprios, seus direitos fundamentais, inclusive o direito da não autoincriminação”.

“A decisão de que nenhum direito fundamental é absoluto, entre eles o direito ao silêncio para fins de não incriminação, é balizadora para a história de futuras comissões parlamentares de inquérito”, afirmou Randolfe. Na véspera, integrantes da cúpula do colegiado já haviam se reunido com o ministro Alexandre de Moraes para entregar uma cópia do relatório final da CPI, consolidado pelo senador Renan Calheiros, do MDB.

Em nota, a assessoria de imprensa do Supremo informou que o ministro Luiz Fux não se pronunciaria sobre o relatório da comissão parlamentar de inquérito, já que a corte pode ser instada a analisá-lo.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. COM QUE DIREITO? isto é absurdo inaceitável e criminoso .. o STF cumpre a lei não pode legislar pois isto configura ABUSO DE PODER claro crime institucional .. é aí VÃO PRENDER os que ousam reagir a tantos estupros aos demais poderes e ao povo? ATÉ QUANDO seremos TUTELADOS por ministros do STF?

    1. Jaime una nação sob o medo é presa fácil dos ditadores.

    2. Bravas palavras, Cumpade. Corroboro com tudo o que disse. Assino embaixo do teu nome.

  2. É a OPORTUNIDADE DE OURO para o BRASIL INTEIRO CRIAR JUÍZO DE VEZ. Com uma grande derrota da impunidade e com o DR. SÉRGIO MORO, um presidente honesto, íntegro, decente, respeitável, confiável, inteligente e competente, jovem o suficiente para enfrentar um país em frangalhos, experimentaremos um trabalho consistente numa verdadeira PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, que se voltará de fato para o seu POVO e o seu PAÍS.

    1. Depois de uma gestão de 2 mandatos que será com toda certeza inesquecível, o BRASIL não se contentará com menos e, teremos grandes nomes para suceder o DR. SÉRGIO FERNANDO MORO no lugar das ratazanas que NOS assassinaram, degradaram, empestearam e aviltaram durante décadas TODAS as instituições do NOSSO PAÍS. DR. SÉRGIO FERNANDO MORO e o SEU-NOSSO TIME DOS SONHOS na PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA DO BRASIL!!!! CHEGA LOGO, 2022!!!!

  3. A CPI teve seus méritos, só manchados por pessoas como Renan, sem nenhum mérito pra ser relator. Atuou mais como vingador.

    1. Acho que o FLUXO do Paulinho vai com ele para o túmulo!!kkk

  4. Fato é que esta CPI foi a mais exitosa da história do Brasil. Ela forçou o governo a comprar vacinas que salvou vidas, evitando uma tragédia ainda maior. Acendeu a luz nesse governo obscuro, deixando à mostra inúmeras baratas corruptas, como nos Esquemas da Covaxin e da Davati. A gargalhada do CORRUPTO Flávio Bolsonaro, reverberou na minha alma, me colocando num FLUXO, que só será interrompido, qdo todos forem para a cadeia. Mor🇧🇷 2022. Seriedade e Respeito.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO