Ao enviar notícia-crime contra Bolsonaro à PGR, Marco Aurélio manda recado à oposição
O ministro Marco Aurélio Mello (foto), do Supremo Tribunal Federal, encaminhou para a Procuradoria-Geral da República uma notícia-crime apresentada pelo senador Jaques Wagner, do PT da Bahia, contra Jair Bolsonaro. O senador pede que o órgão investigue e denuncie o presidente da República pela condução da pandemia. A remessa dos autos à PGR é um movimento...
O ministro Marco Aurélio Mello (foto), do Supremo Tribunal Federal, encaminhou para a Procuradoria-Geral da República uma notícia-crime apresentada pelo senador Jaques Wagner, do PT da Bahia, contra Jair Bolsonaro. O senador pede que o órgão investigue e denuncie o presidente da República pela condução da pandemia.
A remessa dos autos à PGR é um movimento de praxe, pois cabe ao órgão comandado por Augusto Aras avaliar os pedidos de investigação e de diligências. Marco Aurélio, no entanto, aproveitou o despacho para mandar um recado à oposição, que tem apresentado notícias-crime contra Bolsonaro ao STF de forma recorrente.
O ministro sugeriu que os partidos e parlamentares buscam os holofotes ao provocarem o Supremo e não os órgãos competentes pelas investigações. "A rigor, a notícia da prática criminosa deveria ser dada ou à autoridade policial ou ao Ministério Público Federal, titular de uma possível ação penal pública incondicionada. Mas parece que repercute mais vir ao Supremo", afirmou.
Na notícia-crime, Jaques Wagner declarou haver indícios de que Bolsonaro praticou o crime de prevaricação. O delito, segundo o Código Penal, consiste em "retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal". A pena prevista é de três meses a um ano de prisão, além de multa.
"Enquanto chefe de Estado e chefe de governo, [o presidente da República] adota posturas convictamente negacionistas, acerca da potencialidade da contaminação viral do SARS-Cov2 e de letalidade da Covid-19, e com isso, o Brasil alcança os patamares estatísticos preambularmente indicados e uma condição de absoluto esgotamento da capacidade assistencial nos sistemas de saúde públicos e privados em todas as unidades da federação. São estarrecedoras as condições da rede – física e humana - de saúde nos Estados do Norte, de Santa Catarina e do Nordeste", escreveu.
Jaques Wagner citou como exemplo de omissão a demora na aquisição de vacinas. O senador ainda argumentou que Bolsonaro agiu na contramão de recomendações de autoridades sanitárias ao incentivar o uso da cloroquina no tratamento da Covid-19, apesar da falta de comprovação científica a respeito da eficácia do medicamento contra a doença e ao desqualificar medidas de isolamento social.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Ricardo
2021-04-20 13:02:24Seus retardados parem de ler essas porcaria s cuzue e toda mídia! Bolso.22. Cortou a manata desta turma e eles ficam com fofocas e mais fofocas contra o melhor presidente do Brasil!. Acordem de vc aí traba ok gata vagabundos
Antonio
2021-04-20 09:18:18Jaquis vagnis- apelido= cheira-cheira, haja pó para esse elemento.
JOÃO
2021-04-20 08:29:43Como é mesmo o apelido do vagner(petista larapio) nas planilhas da odebrech?
Edmundo
2021-04-20 00:39:11Como tem Senadores que deveria está em lugar e não no senado da República!
Ricardo
2021-04-19 20:29:52Um vagabundo , ladrão , pilantra ! Querendo aparecer! Só matando esses esquerdistas fuzilamento mesmo!
José
2021-04-19 18:59:49Incrível! Como estes comentários são "inteligentes" Certamente são estudiosos, cientistas políticos, tavez. Capazes de dar o Lula o benefício do voto de protesto mesmo sabidamente, ladrão, em detrimento a Bolsonaro.
Leandro
2021-04-19 17:47:24Unica cagada do Jair seria bloquear a aprovação de vacinas, depois de ter liberado verba para o combate ao Covid à estados e municipios. Se não ouve bloqueio neste nível, é responsabilidade local a falta de ação, federativa...
Marcelo
2021-04-19 17:44:26Ele vai cair. Quando começa assim. Sem apoio de ninguém, nem da população. Não tem como se segurar. Se for, vai tarde. Tinha que ter indo antes das 200.000 mortes, pelo menos.
Carlos
2021-04-19 17:17:12Duas pessoas do mau que só fizeram afundar o Brasil. São dois canalhas. E ainda tem gente que acredita que eles estão certos.
Ruy
2021-04-19 17:09:50Pq o ínclito Jaques Wagner não se informa sobre pq o GF não pode agir na pandemia ...