Anvisa aprova fábricas responsáveis por vacinas da Pfizer e da Janssen
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, concedeu o Certificado de Boas Práticas de Fabricação a empresas envolvidas na fabricação das vacinas contra a Covid-19 produzidas pela Pfizer e pela Janssen, subsidiária belga da Johnson & Johnson. Apesar do avanço, nenhuma das farmacêuticas pediu à Anvisa o registro definitivo das vacinas ou autorização para o uso emergencial...
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, concedeu o Certificado de Boas Práticas de Fabricação a empresas envolvidas na fabricação das vacinas contra a Covid-19 produzidas pela Pfizer e pela Janssen, subsidiária belga da Johnson & Johnson.
Apesar do avanço, nenhuma das farmacêuticas pediu à Anvisa o registro definitivo das vacinas ou autorização para o uso emergencial e temporário dos imunizantes.
No caso da Pfizer, ao longo dos últimos meses, a agência reguladora analisou dados de quatro empresas participantes do processo de fabricação do ativo biológico e da formulação da vacina. Todas receberam o certificado, sendo a Pharmacia & Upjohn Company LLC a última a obtê-lo.
Em relação à Janssen, a autarquia concluiu a avaliação das informações relativas à empresa Grand River Aseptic Manufacturing Inc, segunda companhia envolvida na fabricação. A Anvisa ainda aguarda a documentação de mais uma.
Para atestar o cumprimento das boas práticas de fabricação de medicamentos durante a pandemia, a autarquia recorre a dois métodos: a inspeção presencial nas empresas ou a análise de relatórios elaborados por autoridades reguladoras com equivalência regulatória à brasileira, que compõem o Esquema de Cooperação de Inspeção Farmacêutica.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Cleusa
2021-01-20 07:03:52Será que eles ainda têm vacinas para vender para o Brasil? Precisamos muito delas! 🙏
Dalton
2021-01-19 19:24:37tenho uma dúvida: para todos os remédios estes procedimentos são iguais? Estes grandes laboratórios já não tem um reconhecimento e um "atestado" que evitariam parte da burocracia e viagens que seriam desnecessárias por órgãos governamentais? Não entendo do assunto mas...
Stella
2021-01-19 16:26:08porque vocês não aceitam comentários irônicos,estão muito susceptíveis!
Fernao
2021-01-19 16:09:45Que bom espero nao precisar tomar a vachina do trairadoria
MSF
2021-01-19 14:19:36As principais agencias do mundo já autorizaram várias vacinas e aqui, uma agência de terceiro mundo, somente agora resolve aprova-las. Isso é o que dá quando colocam apadrinhados no comando dessas instiuições.