Adriano Machado/Crusoé

Anúncio de embaixador dos EUA deve ficar para junho ou julho

26.04.19 17:00

O presidente Jair Bolsonaro só deve bater o martelo sobre o novo embaixador do Brasil nos Estados Unidos em junho ou julho. A demora, dizem assessores, se deve a “particularidades” de “cunho pessoal” de um dos candidatos à vaga.

O preferido, por enquanto, é o diplomata Nestor Forster. Ele é ligado ao atual chanceler, Ernesto Araújo (foto), e conta com apoio de figuras como escritor Olavo de Carvalho e o deputado Eduardo Bolsonaro, filho do presidente.

Outro que se movimenta para a vaga é o atual cônsul-geral do Brasil em São Francisco, Pedro Henrique Lopes Borio. Como mostrou Crusoé, ele se reuniu nesta semana em Brasília com Eduardo Bolsonaro.

A vaga de embaixador está aberta desde 10 de abril, quando Bolsonaro removeu o então titular da embaixada, Sérgio Amaral, para o escritório de representação do Itamaraty em São Paulo.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A mais importante definição: a do próprio ministro do MRE, o qual deveria cair, sendo substituído por alguém mais sênior, preparado, competente e não alinhado à alguma corrente.

  2. O erro estratégico de JB foi sua ideologia de extrema direita messiânica, ao invés da UNICIDADE do governo e do país. Ele não fez as contas: dos 147,3 mi de votos totais, 42,5 ou 28,9% foram ausências, nulos-brancos; 47,0 mi, ou 31,9% foram p/ Haddad; para ele 57,8 mi, ou 39,2%. Seus fanáticos não passam de 5 mi, e já perdeu significativa massa de seus eleitores lúcidos. O Congresso irá segurar a ideologia. JB perdeu massa eleitoral para um 2o. mandato. Só um milagre.

    1. Petistas enrustidos. Mercenários. Vão trabalhar parasitas. Deixem de mentir. Pagos pela mídia embusteira. Canalhas enganadores.

    2. Joshua — Você não está pedindo demais? Pedir para o Bozo fazer contas com o tico e teco é uma maldade enorme. Conta não é possível para quem tem somente o sistema límbico.

    3. A entrevista de R. Maia (deméritos à parte) ao BuzzFeed é contundente e direta, além de ser (nas entrelinhas) um desagravo ao Mourão. Maia é inteligente e toca no ponto central do erro estratégico de JB: o aparelhamento familiar e ideológico do governo, e deixa evidente o racha que isso está provocando. Bolsonaro entrou em campo da forma errada e já meteu os dois pés na jaca (e continua...) Nada de culpar o Centrão ou os Petralhas. É "mérito" exclusivo de JB.

  3. Faz alguma diferença? Os democratas ganharão a eleição e tratarão o Bozo e o bozismo a pão e água. Quem mandou se meter na política interna dos outros?

    1. Pois é Joshua. Vamos ver. Se o Bozo ficasse calado já ajudaria muito.

    2. Jose; temos três embaixadores itinerantes que o mundo aplaude: Mourão, Moro e Guedes. Esses é que seguram o país, ainda. Nossas Relações Exteriores, com Arnesto, estão ficando queimadas. Bolsonaro, com a extrema direita, mais ainda. Esse é o quadro atual. Mesmo com Trump reeleito, não mudaria muito. JB seria a cheerleader de Tio Donald, que daria um afaguinho de vez em quando. The business of the United States is business; não estão nem aí para o caricato Bozo. Espero que o trio acima ajude.

    3. Guedes pode tentar alguma coisa, mas as portas se fecharam por causa do Bozo. Ele poderia ter visitado o Trump mas se recusado a comentar sobre politica interna, tal como todos presidentes com compostura fazem. Entretanto, ele preferiu atuar como cheerleader do Trump e se sujou. Somentte muito Mourão e Guedes para limpar a barra do sujeito. A mesma coisa se aplica a Comunidade Européia. As portas de lá estão fechadas para o Bozo dadas as bozices que ele fez. Acordem bozistas!

    4. Joshua vc está enganado Essa turma aí de cima sequer sabe que somos exportadores de commodities. Não existimos para o mundo civilizado. Alguma tentativa de inclusão o Guedes está buscando agora . Vc é o jose vão dar um tempo? Que ridículo, foram contratados p Globonews.

    5. Então vai ficar do jeito q os bandidos deixaram. É como se o Brasil continuasse a dar as costas pro progresso? Bem, pelo menos está coisinha aqui de pouca representação global tentou. Depois de 15 anos de derrocada ininterrupta, q bom estarmos pelo menos tentando um lance!!!

    6. Boa jose. Vc é de uma personalidade petista incontestável.

    7. Jose; A escolha do embaixador feita pelo trio do horror direitista: Olavo, Dudu e Arnesto, é certo que será a pior. JB hostilizou o P. Democrata na visita a Trump. Ficou com a imagem de um latino da extrema direita, fã do Tio Donald e da extrema direita americana. Se o PD assumir a Casa Branca, ele estará em situação ruim; mesmo se for Mitt Romney pelo PR, JB se verá deslocado. Romney é civilizado e tentará reatar a aliança ocidental, sem o ranço da extrema direita.

Mais notícias
Assine agora
TOPO