Agência Brasil

Greenfield denuncia 13 e pede 825 milhões por fraudes no Petros

26.04.19 17:10

Os procuradores da força-tarefa Greenfield enviaram à 10ª Vara Federal em Brasília nesta sexta-feira, 26, uma denúncia contra ex-diretores do fundo de pensão de funcionários da Petrobras, o Petros, e empresários que fizeram negócios com a entidade.

Segundo a Procuradoria da República, entre 2011 e 2012, os diretores da Petros Luis Carlos Fernandes Afonso, Carlos Fernandes Costa, Newton Carneiro da Cunha e Maurício França Rubem participaram de uma negociação fraudulenta para compra de cédulas de crédito bancário das empresas Providax Participações e V55 Empreendimentos

Os investigadores pedem o pagamento de 825 milhões de reais para cobrir a possível reparação econômica e moral das vítimas, reparação pelo dano social gerado e a multa.

Chamou a atenção da Greenfield o fato de que, onze dias antes da assinatura dos contratos de compra dos títulos, os diretores do banco eram também da diretoria da Providax. Naquele momento, a empresa passava por dificuldades financeiras. “Fica nítida, assim, a fraude, concertada em todas as fases da realização da operação”, afirmam os procuradores na denúncia.

Iniciada em 2016 (foto), a operação Greenfield investiga desvios em fundos de pensão estatais, bancos públicos e empresas estatais.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Com toda a certeza João, trabalhei por 31 anos em uma siderúrgica, nos últimos 11 anos que estive lá (2002 a 2013) ela virou um verdadeiro antro de falcatruas, tudo porque foi encampada pelos fundos de pensões e, lógico, o famigerado PT.

  1. Mais uma herança maldita de roubo e corrupção da ORCRIM LuloPTista, que faliu e quebrou o Brasil Continental de tanto roubar e corromper.

  2. Ao final, os funcionários lesados por esses roubos, bem q os merecem, pq sequer se esforçaram em zelar pelo seu patrimônio. Ao final acho q estao esperando, e, ate Nao duvido q consigam, repassar essa conta pro contribuinte.

    1. De achismo esse mundo está cheio, procure se informar mais.

  3. Tem que investigar todos os Fundos de Pensão, bem como as Caixas de Assistência das estatais, pois, certamente, o roubo foi geral. Os empregados estão sendo obrigados, agora, a cobrir essa roubalheira que foi impetrada nas últimas décadas.

  4. Mais um assunto q nao dara em nada! Roubaram pouco. Se num pais como o nosso morrem 300 pessoas soterradas e ninguem é preso, pq prenderiam esses ? O judiciario vai acabar com nossa democracia. Muita politica, pouca efetividade

    1. Para você o sistema atual está bom, não é? Por certo, sua aposentadoria é ótima, cobre todas as suas necessidades.

    2. Quem garante que não será igual? Na minha vida vi vários esquemas parecidos que, de repente, o dinheiro sumiu. Montepios, Capemis... Os fundos de pensões atuais não são diferentes. Malandro meteu a mão na grana dos aposentados que tiveram uma vida produtiva. Agora, pra perdoar divida de partidos ou fazendeiros pecuaristas, tudo se arranja. Políticos Fdp!

    3. Por quê? Não se pode questionar livremente as reais intenções de um representante do mercado financeiro, ao mais alto posto da economia nacional? Esse senhor não representa os milhões de brasileiros desfavorecidos. Representa interesses poderosos, o sistema mais injusto e improdutivo que existe, o sistema financeiro, mero transportador e acumulador de riqueza, sem produzir um único real que seja! Tenho minhas desconfianças...

  5. Fui empregado do BB onde trabalhava irmão Berzoini e, até hoje, depois de 18 anos aposentado, verás ali uma comunidade petista q vcs ñ imaginam. Esses empregados de bancos estatais têm medo de uma privatização, o q estão enganados, pois têm hoje salário de merda, tem q fazer bico fora, e por imposição dos banqueiros, desde o abono q o FHC deu a eles, ñ puderam + serem tratados como funcionários. Privatização já, p o bem do país e dos próprios

    1. Estado mínimo ajuda a sobrar dinheiro para as coisas essenciais, saúde, segurança, educação.

  6. Cadê o Sindipetro? Sabem fazer arruaça qdo se fala em privatizar alguns setores da Petrobras, agora enquanto o seus companheiros petralhas meteram a mão nos cofres da Petrobras nada fizeram, silêncio total, agora é a Petros, roubaram muito sob o comando de outros Petralhas, vão se fingir de mortos, este é o sindicato mais corporativista para os companheiros petralhas, a Petrobras que se exploda....

  7. Ainda tem empregado da Petrobras que defende o PT que, deixou a Petros em situação difícil. Ora o que é a Petros? Um fundo com dinheiro destes mesmos empregados para garantir a complementação de aposentadoria deles mesmos. Não dá para entender. É mais uma jabuticaba brasileira.

  8. Esse é o fundo de pensão que deveria bancar os gastos da minha velhice... Os petralhas que roubaram estão livres e gozando esses milhões, e eu cobrindo o rombo que eles causaram. E o Leão (IR) ainda me tira 27,5% adicional em cima do rombo que estou cobrindo. Mas o tofolli e outros petralhas da capa preta dão de ombros. Onde vamos parar?

    1. Erison, eu também pela FUNCEF, na mesma situação. São R$ 1.400,00 por mês, por apenas 17 anos, só. Estamos pagando para receber. Além, muito além, do que já foi pago por apenas 34 anos ... O rombo aqui não está claro, mas vai de 6 a 20 BI ... Malditos petralhas. Esconjuro. Que vão para o inferno, desgraçados. Morre tanta gente boa... É melhor ser governado por um bando de malucos honestos, do que ser governado por um bando de malditos ladrões, corruptos, lavadores de dinheiro.

  9. E a FUNCEF, da Caixa? O bandido Vaccari encostava a pequena barriga no balcão e exigia a grana para Sete Brasil, JBS e afins, com ordens diretas do chefe da quadrilha. Que agora dá entrevista na cadeia, com as bênçãos "supremas". Por favor, um cabo e um soldado ...

Mais notícias
Assine agora
TOPO