Lula Marques/Fotos Públicas

‘Amor à camisa e falta de estrutura’: a nova realidade das apurações anticorrupção sob Aras

07.02.21 08:07

Muito “amor à camisa” e quase nenhuma estrutura. É como os integrantes dos Gaecos, como são chamados Grupos de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Federal, definem a nova rotina das investigações deixadas pela Lava Jato. Vendidos pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, como o modelo ideal de combate à corrupção após o estrangulamento das forças-tarefas, os Gaecos não estão preparados, hoje, para dar suporte a grandes investigações como, por exemplo, a que desbaratou o esquema do petrolão.

Aras tem utilizado como base do “novo modelo” uma resolução sobre os Gaecos elaborada em agosto de 2013, quando os esquemas de corrupção da Petrobras nem sequer haviam sido descobertos ainda. O texto garante, por exemplo, apenas um procurador dedicado a cuidar cuidar exclusivamente das investigações na maior parte dos estados do país. Mas nem isso é cumprido, segundo procuradores ouvidos por Crusoé.

“Todo mundo vai ali no amor à camisa. É mais trabalho, e só isso. Não tem exclusividade. Não tem essa perspectiva. O procurador vai trabalhar mais e vai organizar as coisas do estado”, afirmou a Crusoé um integrante de um dos grupos formados pelo MPF Na prática, além dos trabalhos especializados, os procuradores acumulam diversos outros casos que em nada se relacionam com o crime organizado, corrupção ou lavagem de dinheiro.

“O Gaeco tem essa questão da exclusividade, porque os Gaecos são criados regionalmente, mas os colegas se voluntariam para auxiliar sem a desoneração, sem a exclusividade. Eles continuam com acervo dos ofícios deles. Obviamente, você é cobrado por seu acervo”, afirma o diretor da Associação Nacional dos Procuradores da República, Francisco Vollsteadt, que já trabalhou em forças-tarefas como a da Operação Panatenaico, que desvendou desvios na construção do estádio Mané Garrincha.

Em suas redes sociais, a procuradora Janice Ascari, ex-coordenadora da Lava Jato de São Paulo, também tece críticas ao modelo de Aras. “É um agrupamento de procuradores que atuam sem exclusividade e sem nenhuma estrutura para realizar as investigações”, diz ela.

O clima de insatisfação não é recente. Em setembro, a Lava Jato paulista foi encerrada após um pedido coletivo de demissão de seus integrantes. A decisão foi tomada após a procuradora que assumiu o grupo começar a atrasar investigações, arquivar inquéritos e redistribuir os casos. A PGR nada fez a respeito.

Nesta semana, além de encerrar as atividades da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, o procurador-geral esticou por apenas dois meses a duração do grupo do Rio de Janeiro. Os paranaenses já passaram a integrar o Gaeco, e os cariocas terão apenas o prazo estipulado por Aras para se adaptar ao mesmo modelo, que, até agora, trouxe apenas a certeza de baixas no combate à corrupção.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não se engana todo um povo todo o tempo, PT e Bolsonaro NUNCA MAIS! Vida longa para a lava-jato, Sérgio Moro e equipe em 2022

  2. Quando lembro que esse Presidente só falava na Lava Jato... todos acreditaram que ele apoiava a operação. Isso é revoltante. Termos que aguentar esses cínicos é uma afronta. Mas 2022 vem aí.

    1. Não se engana a todos o tempo todo, PT e Bolsonaro NUNCA MAIS Vida longa para a lava-jato, Sérgio Moro em 2022.

  3. sinceramente, não sei porque esses heróis dos procuradores ainda trabalham nessas investigações, todos nós sabemos que no final quem determina quem vai pra cadeia ou não é o pai da rachadinha carioca. todo o judiciário está sob a benção desse genocida.

  4. Impressiona ver com alguns são capazes de destruir a esperança de muitos brasileiros de ter um país onde a impunidade deixe de existir !

  5. Bolsonaro está conseguindo tudo o que queria..proteger a família de bandidos e ele próprio..acabar com a luta contra corrupção...comprar por bilhões de NOSSO dinheiro os eternos bandidos...ACORDA BRASIL...

  6. Em curtas: só 01 procurador, e este só vai lá saber o que descobriram, passar essa informação pro PGR, e o PGR pra qurm tiver interesse.

  7. Eu tenho a mais "doce certeza" de que essa marginalha que está aparelhando completamente o Estado, objetivando seus intentos criminosos, estará em breve na cadeia. TODOS. SEM EXCEÇÃO. Estão semeando rios de ódio e isso é, com toda certeza, tiro no pé.

    1. Claro que haverá contrapartida. Como 2 e 2 são 4. Metaforizando, pra toda força de ação aplicada a um corpo, surge uma força de reação em um corpo diferente, com a mesma intensidade e direção oposta da força de ação. Pois não???! Ou Newton estava só  atacado por uma ""gripezinha"" quando disse isso? 🤨🤨🤨🤨🤨🤨🤨🤨🤨🤨

    1. Você não vou os fatos? Eu votei no Bolsonaro porque acreditei em duas promessas que iria atuar contra a corrupção... triste fim da Lava-jato ... Demorei mas acordei.

    2. Bozo 22 anos de prisão, isso sim! O pior presidente que o Brasil já teve.

    1. É a REDMOCRATIZAÇÃO! Vamos encarar a verdade: ERA MELHOR NO TEMPO DOS GENERAIS....

  8. Tinha uma propina no Rio que chamava taxa de oxigênio. Em Manaus faltou oxigênio. A Lava Jato esta sendo morta por asfixia. O oxigênio que sobra na corrupção, falta para a população nos hospitais, e é tirado daqueles que combatem à corrupção. Esse é o Brasil do Bolsonaro e do Aras.

  9. Tinha uma propina no Rio que chamava taxa de oxigênio. Em Manaus faltou oxigênio. A Lava Jato esta sendo morta por asfixia. O oxigênio que sobra na corrupção, falta para a população nos hospitais, e é tirado daqueles que combatem à corrupção. Esse é o Brasil do Bolsonaro e do Aras.

    1. Metáfora perfeita, John. Infelizmente, muitos veneram seus estranguladores e nós todos pagamos o pato a preços estratosféricos! Jamais os perdoarei pela catástrofe que vivemos.

  10. A morte da Lava Jato por asfixia é apenas mais um dos gravíssimos entraves para o crescimento do país, ou melhor, mais um fator para afundar o conceito de credibilidade do Brasil. Não é novidade alguma a negatividade do país aos olhos da União Europeia e do Reino Unido. Hoje, os EUA, segundo notícias, tem até um dossiê sobre assuntos de credibilidade e, segundo Biden, nenhum acordo será feito com o atual gestor. Perder parceiros internacionais é mortal para a nossa cambaleante economia

  11. Esse Aras é um Dão, Dão, Dão mesmo! Olha a cara do panaca neste foto! PQP! Tô cansado destes caras que além de saquear o Brasil ainda criam estruturas para fazer de conta que o estão defendendo! Que merda! O povo está pra lá de cansado disto!

Mais notícias
Assine agora
TOPO