Divulgação/Governo do Amapá

Amapá e Tocantins adotam lockdown para conter avanço do coronavírus

15.05.20 20:21

Para conter o avanço do novo coronavírus, Amapá e Tocantins adotaram o lockdown — bloqueio total. A medida trata-se da mais radical restrição e prevê a proibição da circulação injustificada nas ruas. Na prática, as pessoas podem sair de casa somente para buscar os serviços essenciais. Quem desrespeitar as regras fica sujeito à multa.

De acordo com o governador Waldez Góes (foto), no Amapá, o bloqueio total começa na próxima terça-feira, 19, e terá duração de 10 dias em todos os 16 municípios. “Apesar dos esforços de todos nós, o crescimento acelerado de casos da Covid-19 no Amapá nos obriga a medidas mais rígidas de isolamento social”, escreveu no Twitter.

Goés ressaltou que, apesar do lockdown, os serviços essenciais, como mercados e farmácias, permanecerão de portas abertas. “A mudança é que o decreto de lockdown vai endurecer a fiscalização nos bairros com maior incidência de contaminação. Serão criadas barreiras sanitárias e vamos ter o rodízio de veículos (por placas) para reduzir a circulação de pessoas”, emendou.

No Tocantins, o confinamento será implementado somente em 33 cidades e não chega à capital, Palmas. A medida valerá pelo prazo de sete dias a partir das 18h deste sábado, 16. 

Serão afetados pela restrição os municípios de: Aguiarnópolis, Ananás, Angico, Aragominas, Araguaína, Araguatins, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Buriti do Tocantins, Cachoeirinha, Cariri do Tocantins, Carrasco Bonito, Colinas do Tocantins, Darcinópolis, Esperantina, Guaraí, Itaguatins, Luzinópolis, Maurilândia do Tocantins, Nazaré, Nova Olinda, Palmeiras do Tocantins, Praia Norte, Riachinho, Sampaio, Santa Terezinha do Tocantins, São Bento do Tocantins, São Miguel do Tocantins, São Sebastião do Tocantins, Sítio Novo do Tocantins, Tocantinópolis, Wanderlândia e Xambioá.

Mais notícias
Assine agora
TOPO