Além de insumos, Índia ofereceu cloroquina já pronta ao Brasil
O governo indiano ofereceu ao Brasil a venda de 5 milhões de comprimidos de hidroxicloroquina por meio da embaixada brasileira em Délhi, em abril. A oferta ocorreu em meio às negociações dos ministérios da Saúde e das Relações Exteriores para a obtenção de insumos para a produção do medicamento em laboratórios nacionais, como o do...
O governo indiano ofereceu ao Brasil a venda de 5 milhões de comprimidos de hidroxicloroquina por meio da embaixada brasileira em Délhi, em abril. A oferta ocorreu em meio às negociações dos ministérios da Saúde e das Relações Exteriores para a obtenção de insumos para a produção do medicamento em laboratórios nacionais, como o do Exército. O Brasil acabou importando os insumos, em operação que é investigada no Tribunal de Contas da União.
À época, a oferta indiana de venda do medicamento pronto para consumo era equivalente a 56% do estoque total de comprimidos de cloroquina e hidroxicloroquina no país. O medicamento já vinha sendo utilizado no protocolo de tratamento precoce da doença por médicos que estão na linha de frente do combate à pandemia. Segundo ofício do Itamaraty -- obtido pela ONG Fiquem Sabendo por meio da Lei de Acesso à Informação --, a oferta foi feita pelo governo da Índia a alguns “países amigos”, em sinal de prestígio do governo Bolsonaro junto à administração de Narendra Modi.
“Em resposta preliminar à consulta, o embaixador em Délhi adiantou o interesse, em princípio, na oferta, sujeito a confirmação e sem adiantar detalhes. Esclareceu, de todo modo, que, sem prejuízo do que precede, permanece o interesse das empresas brasileiras que já fizeram suas encomendas de receber os produtos que permitirão a fabricação do produto no Brasil”, diz trecho do documento.
Dias antes da chegada do ofício ao Ministério da Saúde, Jair Bolsonaro havia usado as redes sociais para agradecer Narendra Modi pela liberação da exportação de insumos para a produção de cloroquina por indústrias brasileiras.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
Elizabeth
2020-10-06 05:16:15Se cloroquina cura então por que na Índia a pandemia está ceifando tantas vidas!? Trump mandou pra cá também é ele mesmo nem tomou essa porcaria.
Ney
2020-10-06 01:53:58Brasileiros são otários. Até esse jumento, com cara de retardado, engana vocês. ..
JORGE
2020-10-05 22:06:42Negros tempos, o Brasil se babando pra Índia, andamos pra trás.
Regina
2020-10-05 16:35:25O mundo não quer saber mais da cloroquina, aí mandam seus estoques para o Brasil. Nem o Trump está tomando. Somos a lixeira onde depositam seus estoques encalhados.
SUZETE
2020-10-05 16:22:07Sem comentários. Até dói o coração.
Sônia
2020-10-05 12:41:18não entendo como o exército continua do lado desse mandrião corrupto
Odete6
2020-10-05 12:32:44DESGOVERNO DE CANALHADA, DE ESTELIONATÁRIOS, DE FRAUDULENTOS, DE PROPINODUTOS, DE APROVEITADORES DA DESGRAÇA DO SEU PRÓPRIO POVO!!!!!!!!!!!!! PEGUEM ESSA CLOROQUINA, ESTOQUE EXCESSIVO DO QUAL A ÍNDIA QUER SE LIVRAR, E TCU EM VOCÊS!!!!!.....
Lilyes
2020-10-05 12:06:22Governo indecente, imoral, vagabundo. Tenho dito.