Mateus Bonomi/Crusoé

Alcolumbre articula reeleição para presidências da Câmara e do Senado

06.06.19 07:01

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (foto), articula com aliados a apresentação de uma proposta de emenda à Constituição para permitir reeleição para as presidências da Câmara dos Deputados e do Senado em qualquer circunstância, inclusive dentro de uma mesma legislatura.

Hoje, a Constituição prevê que os presidentes das duas casas são eleitos para mandatos de dois anos, “vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente”. Ao interpretar a regra, porém, o regimento interno do Legislativo autorizou a reeleição entre uma legislatura e outra.

A ideia de Alcolumbre é liberar totalmente a reeleição. A articulação foi confirmada a Crusoé por dois parlamentares, sendo um do DEM bem próximo ao presidente do Senado, e já chegou aos ouvidos de outros senadores, entre eles, Renan Calheiros, do MDB, que disputou a presidência do Senado com Alcolumbre.

A proposta, contudo, enfrenta resistência em vários partidos. Isso porque, se a PEC for aprovada, ela beneficiaria diretamente Alcolumbre e Rodrigo Maia, ambos do DEM. No caso de Maia, ele disputaria um quarto mandato como presidente da Câmara.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Se eles podem alterar a constituição em causa própria, o povo tambem pode, temos que colher assinaturas suficientes, para atraves de projeto de lei fazer emenda no sentido de reduzir o mandato de senador de 8 para 4 anos - vamos passar esta idéia para frente, vamos lutar pela nossa pátria.

  2. Apesar que oxigênio é sempre bom, inclusive para injetar sangue novo e ideias novas. Se o presidente das casas é corrupto é pq tem um problema com as casas e o sistema democrático, sem o judiciário permitir, corrupto não se mantém no poder.

  3. O assunto parece polêmico, mas não é, dizem que o presidente da casa pode acumular poder, mas em um parlamento isento, parlamentar desonesto vai preso ou é cassado. Portanto, se o Congresso for corrupto, os presidentes das casas sempre serão corruptos, é irrelevante, em um sistema funcional, o corrupto nunca será presidente da Câmara ou do Senado pq corrupto vai pra cadeia ou nem eleito é. É diferente da reeleição para presidente, pois aí o sujeito usa a máquina para se perpetuar e a subverte.

  4. O Brasil está bem . Um pilantra na presidência do Senado e ou pilantra presidente da Câmara dos dePUTAdos. Ambos pensando no bolso , privilégios financeiros e legais e perpetuidade no poder . E o fim !

    1. Não se preocupam com o trabalho a ser feito! Deveriam se preocupar em enxergar a máquina!

  5. Trabalhar que è bom ,nem pensar ,enterrou a cpi da lava toga , sumiu com o processo de fraude e agora esta tentando junto com botafogo reeleiçao nos cargos para apoiar o politico itinerante Doria o superfluo

  6. Esse povo acha que vamos deixar barato ser rereeleito! Vamos atuar nas redes sociais retira-los do congresso. Se STF não fizer!

  7. O Sr Alcolumbre não mostrou serviço pra preitear reeleição. Aliás se mostrou covarde em 2 casos claros: não ter levado a termo a fraude da eleição do senado, que foi eleito. E faltou coragem pra pôr pra andar o impeachment de Gilmar Mendes !

  8. Não tem jeito.O Alcolumbre em outra reportagem diz que as redes sociais são a causa da satanização da classe política. No presente caso, legisla por causa própria. À clase política falta o mínimo de decência. Olha para o próprio umbigo.São corporativista. São operadores do "tomaládácá". Cobra do país, aquele que tem que prestar serviço, reciprocidade.

    1. Como um presidente de um poder pode defender um senador burla que uma eleição para presidente do Senado como presidente do senado em entrevista Globo New? Ainda quer ter direito ser reeleito! Que País merda é este?

  9. Seguindo a escola dos velhos políticos safados, querem se eternizar nos cargos para gozar do poder e da grana. Eles não tem a mínima vergonha na cara!

  10. A questão é que a turma que vai contestar a PEC é exatamente aquela que se estivesse no poder estaria pensando a mesma coisa. Mas o verdadeiro problema está em outro lugar, se o Senado não estivesse cheio de gente corrupta e as relações não estivessem viciadas, tal medida seria irrelevante. De qq forma, os parlamentares ainda continuam tendo que passar pelo crivo do povo, de nada adianta sentar na cadeira e depois ser chutado dela pelo povo.

  11. Quem sabe já estaremos vivendo tempos imperiais com cargos supostamente vitalícios e, quem sabe hereditários. Na minha opinião, Congresso Nacional Senado e Tribunais não poderiam ter presidentes e sim líderes responsáveis para se responsabilizarem por tudo que der errado nestas casas. Para mim o Brasil só deve ter um Presidente e este eleito pelo voto de todos Brasileiros. Outra coisa que devemos mudar é o número de partidos e voltar a ter somente dois, os contra e os à favor do Governo.

  12. Brasileiro é escória, dê um pouquinho de poder e todos e cada um reverlar-se-ão. O brasileiro não muda, apenas se revela; apesar de raso, o pensamento encontra perfeita acolhida no parlamento brasileiro desde tempos imemoriais. Eu nunca vi tanta gente suja junta por tanto tempo como nessa desgraça chamada Brasília (os naturais da cidade não têm culpa, mas os fatos berram). O que esse Dom Bosco fumava, hein?

  13. Era para ser diferente. Até conivente com a fraude na sua eleição está. Outro Renan sarney apodrecido. Só que desta vez não demorou 6 meses. Já deve ter chegado estragado e gordo igual ao Maia

  14. Só acredito na matéria se o alvo da mesma der uma declaração, fora isso para mim é mentira, imaginação usando fontes também não citadas para dar veracidade a uma mentira.

  15. È mais do mesmo, ou o novo politico se apossando da velha pratica politica... MAIS UM CORONELZINHO CRIANDO SEU PROPRIO FEUDO NO SENADO E OUTRO NA CAMARA...

Mais notícias
Assine agora
TOPO