Ala do PSL teme 'prejuízo eleitoral' com expulsão de Eduardo
A eventual expulsão do deputado Eduardo Bolsonaro (foto) do PSL vem dividindo a chamada ala bivarista do partido. Enquanto alguns parlamentares querem expulsar logo o filho 03 do presidente Jair Bolsonaro, outros se posicionam contra, sob o argumento de que a expulsão poderia trazer prejuízo eleitoral em 2020, ano de eleições municipais. A avaliação é...

A eventual expulsão do deputado Eduardo Bolsonaro (foto) do PSL vem dividindo a chamada ala bivarista do partido. Enquanto alguns parlamentares querem expulsar logo o filho 03 do presidente Jair Bolsonaro, outros se posicionam contra, sob o argumento de que a expulsão poderia trazer prejuízo eleitoral em 2020, ano de eleições municipais.
A avaliação é de que, embora cometa erros, o clã Bolsonaro ainda tem apoio de uma relevante parcela da população, sobretudo no Sul e Sudeste do país. Nesse cenário, bivaristas contrários à expulsão avaliam que uma medida drástica daria novos argumentos para os bolsonaristas se vitimizarem e atacarem os antigos aliados do PSL.
“Eles polarizam com a gente toda a hora. A expulsão do Eduardo vai dar a sensação para a população de que somos oposição ao governo e o discurso de vítima para eles”, diz um deputado da ala ligada ao presidente nacional da legenda, Luciano Bivar. Para esse parlamentar, a expulsão também contraria a imagem de “direita racional” que o PSL "raiz" tenta construir.
Já os bivaristas que querem expulsão imediata de Eduardo defendem a medida como uma forma de inviabilizar a manutenção do filho do presidente da República na liderança do partido na Câmara. Uma das que mais compactuam desse pensamento é Joice Hasselmann, diretamente interessada em assumir o comando da bancada.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Uira
2020-01-12 19:07:45As eleições municipais deste ano parecem que serão concorridas como a muito tempo não se via, portanto, contar com todas as cartas na manga é imprescindível. Aliás, ter Eduardo Bolsonaro na liderança do partido na Câmara pode ser exatamente o argumento que o PSL precisa para atrair os eleitores bolsonaristas durante as eleições municipais. Não que isto deva ser aceito sem chororô, mas na hora do vamos ver seria bom que ele estivesse lá.
Uira
2020-01-12 18:58:42Se este processo de desassociação mental leva algum tempo para se processar, então seria lógico que ele fosse mais prolongado caso Eduardo Bolsonaro continuasse na legenda. Por melhor que seja o trabalho dos deputados bivaristas que permanecem no PSL, eles agora não podem mais se apoiar na figura de Bolsonaro e deveriam se preparar para alçar voos solos. O fato de Eduardo Bolsonaro ainda estar no partido pode dar o fôlego necessário para se fazer a transição.
Uira
2020-01-12 18:54:41O que era o PSL antes de Bolsonaro entrar no partido? Era o que a grande maioria dos partidos é, uma legenda a serviço do seu dirigente sem visibilidade e uma identidade. Bolsonaro conferiu ao partido esta falta de identidade que o tornava somente outra legenda sem qq apelo junto aos eleitores. Está certo que ele não está mais no partido, ainda assim, pelo menos enquanto o partido dele não sai do papel, o PSL continuará se beneficiando da associação com Bolsonaro.
Luiz
2020-01-09 15:59:38Vítimas somos nós brasileiros. Os Bolsonaros respondem no mesmo tom, o que incomodou a Pepa e o Bivar, que até hoje não fez a auditoria das contas do partido. O PSL era um partido anão, que conseguiu crescer em virtude do Presidente Bolsonaro. A curto/médio prazo será nanico, pois Bivar e os traidores não enchem nem uma van com o discursinho de nada que possuem. Não vai ter o Bolsonaro fazendo revolverzinho nos cartazes e santinhos desse povo. Sem onda, eles não surfam. RIP!
Igor
2020-01-09 12:31:50PSL é um lixo e espero que passem vergonha
Lacordaire
2020-01-09 12:10:51Expulsão é uma tática dos trouxas, o desgaste é sempre de quem expulsa. Para isso, deve ter razões muito fortes.
Ana
2020-01-09 11:59:41Os políticos e os jornalistas precisam entender que o que vcs chamam de povo vai aprendendo à desacreditar em vcs. Meu voto só depende de mim. Imagine se meu voto dependesse de um político para eleger outro. Votei em Bolsonaro, pq acreditei nele. Não votei em nenhum parasita ou filho grudados nele.
Massaaki
2020-01-09 11:44:12Melhor ter postura independente e liberal; não ficar refém de JB, seus filhos ou do Planalto. Não iriam se fundir ao DEM?
Ricardo
2020-01-09 09:58:24Convido todos a lerem o estatuto do NOVO. Isto sim é um partido sério. Nem PSL nem Aliança servem. Eles cometem o pecado capital de manterem os eleitos conduzindo os diretórios. Tem que separar direção partidária de mandato político. Isso só o NOVO faz. Além de viver somente da contribuição do filiado. É outro nível
HUGO
2020-01-09 09:50:17Do nada eu vim pro nada eu voltarei ,esse e o fim do PSL