Mateus Bonomi/Crusoé

Ala do PSL teme ‘prejuízo eleitoral’ com expulsão de Eduardo

09.01.20 07:16

A eventual expulsão do deputado Eduardo Bolsonaro (foto) do PSL vem dividindo a chamada ala bivarista do partido. Enquanto alguns parlamentares querem expulsar logo o filho 03 do presidente Jair Bolsonaro, outros se posicionam contra, sob o argumento de que a expulsão poderia trazer prejuízo eleitoral em 2020, ano de eleições municipais.

A avaliação é de que, embora cometa erros, o clã Bolsonaro ainda tem apoio de uma relevante parcela da população, sobretudo no Sul e Sudeste do país. Nesse cenário, bivaristas contrários à expulsão avaliam que uma medida drástica daria novos argumentos para os bolsonaristas se vitimizarem e atacarem os antigos aliados do PSL.

“Eles polarizam com a gente toda a hora. A expulsão do Eduardo vai dar a sensação para a população de que somos oposição ao governo e o discurso de vítima para eles”, diz um deputado da ala ligada ao presidente nacional da legenda, Luciano Bivar. Para esse parlamentar, a expulsão também contraria a imagem de “direita racional” que o PSL “raiz” tenta construir.

Já os bivaristas que querem expulsão imediata de Eduardo defendem a medida como uma forma de inviabilizar a manutenção do filho do presidente da República na liderança do partido na Câmara. Uma das que mais compactuam desse pensamento é Joice Hasselmann, diretamente interessada em assumir o comando da bancada.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. As eleições municipais deste ano parecem que serão concorridas como a muito tempo não se via, portanto, contar com todas as cartas na manga é imprescindível. Aliás, ter Eduardo Bolsonaro na liderança do partido na Câmara pode ser exatamente o argumento que o PSL precisa para atrair os eleitores bolsonaristas durante as eleições municipais. Não que isto deva ser aceito sem chororô, mas na hora do vamos ver seria bom que ele estivesse lá.

  2. Se este processo de desassociação mental leva algum tempo para se processar, então seria lógico que ele fosse mais prolongado caso Eduardo Bolsonaro continuasse na legenda. Por melhor que seja o trabalho dos deputados bivaristas que permanecem no PSL, eles agora não podem mais se apoiar na figura de Bolsonaro e deveriam se preparar para alçar voos solos. O fato de Eduardo Bolsonaro ainda estar no partido pode dar o fôlego necessário para se fazer a transição.

  3. O que era o PSL antes de Bolsonaro entrar no partido? Era o que a grande maioria dos partidos é, uma legenda a serviço do seu dirigente sem visibilidade e uma identidade. Bolsonaro conferiu ao partido esta falta de identidade que o tornava somente outra legenda sem qq apelo junto aos eleitores. Está certo que ele não está mais no partido, ainda assim, pelo menos enquanto o partido dele não sai do papel, o PSL continuará se beneficiando da associação com Bolsonaro.

  4. Vítimas somos nós brasileiros. Os Bolsonaros respondem no mesmo tom, o que incomodou a Pepa e o Bivar, que até hoje não fez a auditoria das contas do partido. O PSL era um partido anão, que conseguiu crescer em virtude do Presidente Bolsonaro. A curto/médio prazo será nanico, pois Bivar e os traidores não enchem nem uma van com o discursinho de nada que possuem. Não vai ter o Bolsonaro fazendo revolverzinho nos cartazes e santinhos desse povo. Sem onda, eles não surfam. RIP!

  5. Os políticos e os jornalistas precisam entender que o que vcs chamam de povo vai aprendendo à desacreditar em vcs. Meu voto só depende de mim. Imagine se meu voto dependesse de um político para eleger outro. Votei em Bolsonaro, pq acreditei nele. Não votei em nenhum parasita ou filho grudados nele.

  6. Melhor ter postura independente e liberal; não ficar refém de JB, seus filhos ou do Planalto. Não iriam se fundir ao DEM?

  7. Convido todos a lerem o estatuto do NOVO. Isto sim é um partido sério. Nem PSL nem Aliança servem. Eles cometem o pecado capital de manterem os eleitos conduzindo os diretórios. Tem que separar direção partidária de mandato político. Isso só o NOVO faz. Além de viver somente da contribuição do filiado. É outro nível

    1. Ronaldo, começo a concordar com a tua visão. Vi uma entrevista do Amoedo no Youtube e fiquei decepcionado por ter visto o quão ele é fraco para presidir um país. O seu discurso é muito vago.

    2. Engana-te Ricardo, o novo tem alguns políticos em destaque, como Michel Van Hattem. Eles não votaram contra o aumento do fundo eleitoral, fora apenas 5 deputados que puderam ser contabilizados contra, pois a votação foi simbólica, a qual não deveria existir. Raciocine um pouco, todo político reza em cima de: EDUCAÇÃO, SEGURANÇA E SAÚDE, pois bem, onde estão estas três grandezas? FALIDAS. Concluindo, todo político é nefasto e mentiroso e só está interessado na fama,dinheiro e posição social.

    3. Ricardo ,estou contigo, eu como eleitor venho buscando acompanhar este partido apesar de ser um nanico,de pouca expressão,sem repasso de fala,mas com posição de natureza coletiva.

    4. Vc fala isso, pq com certeza é filiado ao NOVO/VELHO ou tem algum interesse por trás.Amoedo É mais um engodo!

  8. O PSL bivarista pode ter certeza q irá perder apoio!!!! Esse partido "era nada" antes da eleição do PR. Bolsonaro.Bivar é corrupto ,Joice foi desacreditada,outros q brigaram com Eduardo ficaram como traidores do governo..

  9. perco meu tempo nos comentários , busco alguns na esperança em ter algum conteúdo que possa me trazer esclarecimentos de opinião.

    1. Você está errado. Antagonista quer a verdade. E há só uma verdade. Podemos ter pontos de vista distintos, mas a verdade é somente uma. Como encontrar a verdade? Coloca as hipoteses alternativas para teste e ver se elas se sustentam. Infelizmente, os bozolulistas não se preocupam com a racionalidade, mas sim com a retórica. Para eles, a verdade é um detalhe. Quem procede de outra forma, empobrece qualquer debate!

    2. Então,este é a questão,ser adversário,ser contrário, não avaliando o que é certo ou errado, é ser contrário e peonto, é ser oposição pobre,sem conteúdo,sem que possa encontrar algum sentido, isso é irritante. Assim que encerrar minha assinatura tô fora, VC empobrece qualquer debate.

    3. Norival — aqui é lugar de antagonista. Quem quer ser conformista que vá para o Facebook do capitão.

    4. 90% dos assinantes da crusoe estariam mais confortável se migrassem para o site do intercept façam isso.lá está suas linhas de raciocínio.

  10. A bossalidade tomou acento na condussão do governo nassional. Jamais ouve um conjunto tão abçuradamente groçeiro quanto ece ministério e aceçores bolçonarianos, a comessar dos filhos do apedeuta, incluzive ele, com serteza. Iço é um abçurdo.

  11. O PSL foi nossa esperança de partido para neutralizar a velha política, infelizmente a ambição, ganância,a prepotência,o sonho de mais poder priorizando suas individualidades, recorrendo a traições,e golpes baixos,pondo o povo e o país como peão de xadrez,(acompanhando as mesmas prática da velha política).Sendo patriota como afirmam a ala bolsonarista(pelo país e pelo povo)Estou com Eduardo nesta posição em reformular o partido,melhor,sair e deixar que essas merdinhas no seu esgoto.

  12. Apoio o Presidente! Ficou claro que ele não compactua com a forma de política do Bivar ("dono" do partido) e sua turma. o PSL se mostrou ser "mais do mesmo" e não combina com o discurso do Presidente Bolsonaro. Aliás, acho estranho partido ter dono, cacique...

  13. Engrassado é que ainda aparesse bozista aqui para defender a famiglia de delincuentes. Tino, esta língua do ministro é muitcho difícil de eskrever!

    1. Marcia — Pelo amor de Deus. Não pelo que roubam? Estás a jogar o lixo para debaixo do tapete? Que talo Queiroz? E o nepotismo hereditário da famiglia presidencial? Deixe de ser ingênua!

    2. Pelo menos são criticados pelo que falam e não pelo que roubam c

  14. Manter uma maçã podre no cesto contamina toda a condução no Congresso. Ou, como diria o ministro da Educação: "manter uma massã podre no sesto contamina toda a condussão no Congreço". Espulção, já.

    1. Concordo Tino. Expulção já! Estamos cançados de tantas dezculpas por parte deste partido. O mais imprecionante é que á ainda um bando de bozistas delincuentes que inçistem em defender está família almadissoada.

Mais notícias
Assine agora
TOPO