Adriano Machado/Crusoé

Aécio lidera ala tucana que trabalha contra candidatura própria ao Planalto

02.05.21 12:10

Além da disputa interna para definir quem será o candidato tucano a presidente da República em 2022, o PSDB terá de lidar, nos próximos meses, com uma ala do partido que prefere não ter candidatura própria ao Palácio do Planalto.

O grupo é formado, majoritariamente, por políticos do Norte e do Nordeste e tem como principal expoente o deputado Aécio Neves, que disputou a Presidência em 2014. Para eles, um nome tucano na corrida presidencial mais atrapalha do que ajuda em seus projetos pessoais.

O raciocínio segue duas lógicas. A primeira é financeira. Sem um candidato próprio a presidente, sobrará mais recursos do fundo eleitoral para ser distribuído entre as candidaturas para deputado, senador e governador, ou seja, para as próprias campanhas de integrantes dessa ala. Em 2018, por exemplo, cerca de um terço da parcela do fundo destinada ao partido foi para a campanha presidencial de Geraldo Alckmin.

A segunda lógica é a da sobrevivência política. Com a polarização entre dois candidatos populistas — Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro –, os tucanos do Norte e do Nordeste temem que pedir voto para um presidenciável do PSDB possa atrapalhar seus desempenhos nas urnas. Nesse caso, preferem ficar livres para fazer suas alianças regionais sem compromisso com um palanque nacional montado pelo partido.

Um dirigente tucano diz que o grupo contrário à candidatura própria poderá até adotar a estratégia de votar em peso no nome considerado mais fraco nas prévias previstas para outubro para, mais adiante, forçar uma desistência. Até agora, os postulantes do PSDB são os governadores de São Paulo, João Doria, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o senador Tasso Jereissati e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Aecio corrupto e ladrão de recursos públicos!!! Só está solto porque consegue bater altos papos no telefone com um supremo “supremo”!!! E ainda dizem que juiz não pode conversar com procurador mas um supremo “supremo” pode conversar com um indiciado por crime de colarinho branco!!! Pobre Brasil!!!🤬🤬🤬🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  2. Como candidato já está morto, só falta ser enterrado. Agora que o psdb tem que fazer parte da coligação da terceira via, tem. Não adianta lançar mais um candidato pra dividir eleitor. Se querem acabar com a dupla Lula/Bolsonaro é melhor deixar de vaidade por um bem maior.

  3. Apos o que ja foi revelado sobre este senhor não há como leva-lo a serio é apenas mais um cafageste que pulula em nosso universo politico!

  4. O Aécio já está fazendo hora extra no PSDB, passou da hora de dar um pé na bunda desse farsante e aproveitar mandar os que apoiam o GENOCIDA junto.

  5. PSDB tem grandes nomes. O drogado do Aecio, o financiado pelo PCC, o boneco da globo, ta faltando se aliar ao EX-BANDIDO, EX-corrupto, EX-presidente Luladrao. E ao Capitão do mato cearense.

    1. Não esqueça do bozonaro. Esse penico cheio de cocô só ficará completo com a diarreia bozista misturada nele.

  6. Uma candidatura do PSDB, no meu entendimento, só vai atrapalhar a estratégia de levar um candidato de centro ao segundo turno.

  7. PSDB está sofrendo de alzheimer, seus caciques vivem num eterno passado que não se sustenta no momento atual. Felizmente se tornou um partido sem alma e sem força para influenciar a sociedade. Doria, Leite ou qualquer outro, vai pagar mico em 2022 e derreter mais que o picolé de chuchu em 2018. Terceira via nunca podera ser encabeçada por esse partido, pois eles tem uma parcela de culpa por termos de viver os governos vermelho e agora esse cancro genocida.

  8. No Brasil o que mais tem é político pilantra. Mas nenhum chega aos pés do mafioso das Gerais. Ver Aécio Neves ainda na política me enoja. O PSDB será sempre esta merda, ppr conta de Aécio Neves e Gilmar Mendes. Se Aécio é o mais nojento na política, Gilmar Mendes é o mais nojento na justiça. Em tempo, falemos a verdade. Quem se preocupa ainda com os planos do PSDB? Faria um bem enorme ao nosso país, se simplesmente deixasse de existir.

  9. PSDB e Novo são partidos que preferem viver cada um em sua bolha ao invés de se unirem internamente em um projeto viável para o Brasil. Só existem para acomodar interesses regionais.

  10. Estão vendo as próprias conveniências e esquecendo o mais importante que é livrar o país do ex-preso e do Tolonaro. Longa vida ao PresidenTasso.

    1. MITO MITO MITO MITO MITO !!!!!!!!!!!!! EU. A U T O R I Z O !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    2. Saiu ontem uma nota no caderno de crimes. O título era assim: récuas de muares sujaram as cidades brasileiras!

    3. Saiu no caderno de esportes, ao lado da manifestação da torcida corinthiana, que está insatisfeita com o time. E vale ressaltar, que a manifestação corinthiana foi bem maior.

  11. Aécio emergiu da fossa negra em que se encontrava, mas, ainda fede muito. Seria muito bom um banho de sabão em pó....pera aí, nada de pó!

  12. Aécio Neves é um zumbi político cuja função é atrapalhar qualquer iniciativa do partido à renovação. Passou da hora do PSDB dar um basta ou ficará relegado ao esquecimento político.

  13. Com ou sem candidatura própria, esse partido vai quase desaparecer nas próximas eleições. É um partido que passou a ser odiado pelos "dois lados" e não é amado por ninguém.

  14. Claro, ele é um invejoso, se não for ele, o homem da mala de dinheiro, que enganou todos os seus eleitores, o envolvido na lava jato, não pode ser ninguém. Aécio esquece, qdo o sujeito é envolvido em corrupção, o povo decente não esquece, mas já foi inocentado?

Mais notícias
Assine agora
TOPO