Fábio Motta/Estadão Conteúdo

Adélio diz que, ao tentar convencê-lo a delatar, iraniano insinuou participação de Lula, Dilma e Aécio em atentado

01.11.19 13:21

Em novo depoimento à Polícia Federal nesta quinta-feira, 31, Adélio Bispo de Oliveira, o autor do atentado a faca contra o presidente Jair Bolsonaro (foto), disse que o iraniano Farhad Marvizi tentou convencê-lo a delatar um possível mandante do crime. Também preso por crimes como tentativa de assassinato e lavagem de dinheiro, Marvizi é o autor de uma carta enviada a Bolsonaro em que afirma ter informações sobre outros envolvidos no atentado.

À PF, Adélio contou que no período em que os dois estiveram próximos na Penitenciária Federal de Campo Grande, o iraniano insinuava a possibilidade de participação de políticos como os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff e o ex-candidato à Presidência pelo PSDB Aécio Neves.

Adélio declarou, porém, que, à diferença do que Marvizi afirma na carta enviada a Bolsonaro, ele próprio nunca mencionou o nome de “nenhuma pessoa que teria colaborado no atentado”. E, em seguida, voltou a dizer que agiu sozinho, sem apoio de ninguém e que o crime não tem mandantes.

O esfaqueador de Bolsonaro disse que só deseja sair da cadeia e voltar a ter uma “vida normal”. Ele refutou a possibilidade de negociar um acordo de colaboração premiada porque, afirmou, “não há ninguém a ser delatado, não tendo como inventar ou criar nomes de mandantes ou terceiros que tivesse colaborado com o informante na prática do atentado ao agora presidente Jair Bolsonaro”.

“O detento Farhad não merece qualquer confiança, pois acusa diversas pessoas sem qualquer prova”, disse Adélio Bispo. Ele emendou dizendo “serem infundadas as afirmações do detento Farhad acerca de possíveis confissões feitas a ele pelo informante, sendo certo que este detento faz qualquer coisa para se ver livre da prisão”.

Como Crusoé mostrou há pouco menos de um mês, Marvizi é o autor de uma carta remetida ao presidente Jair Bolsonaro com a promessa de entregar informações inéditas sobre o atentado. Também ouvido pela PF nesta quinta, conforme revela a mais nova edição da revista, ele afirmou que só revela o que supostamente sabe se obtiver o perdão judicial do presidente da República.

As declarações do iraniano não estão sendo levadas a sério pelas autoridades, apesar do esforço empreendido para ouvi-lo em Campo Grande. O iraniano é conhecido pelo costume de fazer relatos duvidosos sobre assuntos relevantes para tentar obter benefícios na Justiça. No governo de Dilma Rousseff, ele disse saber de um plano do PCC, o Primeiro Comando da Capital, para sequestrar Carlos Araújo, ex-marido da então presidente. A segurança de Araújo chegou a ser reforçada em razão da declaração de Marvizi, mas depois a PF constatou que o relato dele era infundado.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O interessante é que Adélio bispo parece ser bem lúcido ao analisar a questão .Ter todo esse raciocínio ,não me parece ser um louco não .Qual a explicação psicólogos e psiquiatras de plantão?Aperta-se um botão e fica louco ,fica sábio ,fica sábio e fica louco ...

  2. Pensei ele ser louco?!?! Agora oq o Adélio fala vale para alguma coisa ?? Que cre tinos da impressa e da esquerda. Pois divulguem quem pagou o jatinho Lear Jet que decolou do Rio para Juiz de Fora

  3. Olha ai ele nao falou s obre o AI5.Se preciso ele vem para estes politicos corruptos.Batore e maia. Olha ai gente o AI.5 ta vindo.

  4. É óbvio q Adélio teve mandantes. Ele articula bem as respostas...não tem nada de "doido não"! E por que os advogados não dizem quem os pagam??!!

  5. Mas que gozado, gente!!?? De repente o Adélio ficou bom? Ou é mais um boneco de ventríloquo? Certamente está repetindo tudo o que o seu advogado manda.

  6. 🇧🇷Não tenho dúvidas que a ordem partiu de Lula e Zé Dirceu, operação a cargo da organização criminosa e terrorista PSOL na pessoa de Freixo financiador Gleen Greenwald matador ADÉLIO. Se investigar vai chegar nessa quadrilha.

  7. Quanta oscilação do sensório!!! O sujeito é lúcido e tem discurso organizado. É consciente, é orientado no tempo e no espaço. Interessante seria ir atrás do psiquiatra que considerou esse sujeito um inimputável. Siga o dinheiro, como faziam João e Maria com as migalhas, e acharão os mandantes.

  8. Será que os Bozistas estao tão desesperados para criar um factóide que eles estão comprando um iraniano delinquente? Será que eles chegaram a este nível? Tudo é possível com esse bando de procariotas.

    1. Jose(sem acento), cheguei a seguinte conclusão: O Adélio é mais lúcido que você.

    1. Pergunta a ele: se agiu sozinho, quem está pagando os advogados que vieram de avião ?

  9. Loucos somos nós pobres contribuintes, que pagamos a manutenção desses bandidos na cadeia. Acredito que Adélio, mesmo sendo capaz disto, não agiu sozinho. A presteza com que foi socorrido por uma equipe de advogados, enviados por jatinho, mostra que ele não é um qualquer. A PF ainda não achou a ponta da corda. Mas ela vai aparecer.

  10. Como um homem dado por louco tem tanta versatilidade em suas palavras? Se fosse louco mesmo estaria dizendo que era filho de Deus.. de louco esse bandido não tem nada...

  11. Ia fazer um comentário, mas constatei que foram já exaustivamente comentado a repentina lucidez do Adélio. Valeria à pena cuidar da segurança do iraniano e, se possível, ouvi-lo antes que seja tarde.

  12. SÓ VOU BOTAR UMA FÉ NESTE EPISÓDIO QUANDO AO MESMO TEMPO PRENDEREM OS ASSASSINOS DE MARIELLE E CELSO DANIEL.... NESSA BRIGA DE MÁFIAS SE VOCÊ PEGAR UM, TODOS CAEM JUNTOS!

  13. Que esse FDPTA morra na cadeia, está lúcido demais como mostram sua declarações e ainda quer sair da cadeia e ter uma vida normal, esse é daqueles que se fingem de morto pra comer o coveiro.

  14. E depois dizem que esse sujeito é doido. Muito espertinho prá meu gosto, por sinal. Então quer dizer que fará um acordo de delação premiada para redução de sua pena, sem deletar ninguém?!!! Oi é doido ou se acha muito esperto! É também capaz de ser muito fluente no idioma persa, esse danado.

    1. *) Cometi um erro fundamental: Escrevi "deletar" ao invés de "delatar". Deletar ele quis fazer foi com o Bolsonaro.

  15. Esse sujeito quer uma vida normal?? Ele já está tendo!! Vida normal de doido (não foi isso que a justiça determinou??) é no hospício!! E para sempre, pois trata-se de um maluco irrecuperável para a sociedade (certo, PSOL??).

  16. Sigilo do advogado, quem efetua seu pagamento. Meios, ha, nao ha vontade de esclarecer nenhum crime. Nem do Celso Daniel, nem outros, nem esse do adelio, isso e brazil, democratico.

  17. Adélio de louco não tem nada, é coerente e fala com propriedade. Ele é muito bem articulado para ser taxado de louco. Não engana ninguém, só a quem quer ser enganado.

  18. Quem é que está entrevistando louco? Ele não foi considerado inimputável por ter parafusos de menos? O que interessa o que ele fala agora. Camisa de força e rivotril, 5 vezes ao dia!

Mais notícias
Assine agora
TOPO