Adriano Machado/Crusoé

Acordos da Lava Jato homologados pelo STF renderam mais de R$ 1,5 bi

29.11.21 19:44

Relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin (foto) divulgou nesta segunda-feira, 29, um relatório sobre os resultados da operação. O ministro informou que os 120 acordos de colaboração premiada homologados pela corte desde 2015 resultaram na devolução de 1,5 bilhão de reais aos cofres públicos.

Além disso, de acordo com Fachin, sete denúncias estão em trâmite no tribunal. Três delas precisam ser incluídas na pauta para que os ministros decidam se as aceitam ou rejeitam. Uma teve o julgamento suspenso por pedido de vista, duas estão em fase de notificação dos advogados e outra aguarda o debate sobre a condenação ou absolvição do réu. Três denúncias foram recebidas e, em seguida, remetidas à primeira instância.

Desde o início da operação, a Procuradoria-Geral da República fez denúncias em 32 inquéritos, das quais 21 foram analisadas pela Segunda Turma. Dessas, nove foram recebidas e convertidas em ações penais e 11, rejeitadas. Uma das denúncias recebidas aguarda o julgamento de embargos de declaração. Atualmente, há 32 inquéritos da Lava Jato sob a relatoria de Fachin.

Ao todo, foram julgadas seis ações penais pela Segunda Turma, resultando em quatro condenações e duas absolvições.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. ENQUANTO ISSO O EX-PRESIDIÁRIO SE TORNA INIMPUTÁVEL E AINDA TEM O DINHEIRO QUE ROUBO DEVOLVIDO. QUE PORRHA DE JUSTIÇA É ESSA?

  2. Tem que ser bem lembrado que um atual candidato é candidato à presidência é o maior ladrao da história e foi inocentado e o dinheiro desbloqueado . MORO 22

    1. Vergonha será “devolver” agora, diante da descarada atitude da maioria dos togados em anular as sentenças dos ladroes... e já começou pelo Lula. Calhordas

  3. O Icariotes é amiguinho do Fachin, tanto que o Ex-Detento Alcoólatra e Maior Ladrão da História da Humanidade já colocou a mão naquela bufunfa devidamente desbloqueada pelo STF, e o Iscariotes? ... quietin, quietin, anuindo, tudin, tudin, porque tem medo de manchar a sua biografia. ... E o Povo Iscariotes? __ Ah! que se dane o escória, primeiro a minha biografia. __ MITO 22 em 2022., para o bem estar desta grande Nação.

  4. Sem contar a perseguição de vocês aos responsáveis pelo retorno do dinheiro surrupiado e pelas inúmeras prisões dos gatunos: NOSSOS PROCURADORES. Vocês, do STF, na sua grande maioria, nos envergonham, nos enojam!

  5. O que que esse anão da branca de neve tá querendo mostrar agora? Depois de arrebentar com a nossa Lava Jato, agora vem querer mostrar números. Faça-me o favor, Fachin (minúsculo de propósito), “vá às favas”. Esperar o que de você?

  6. Lamentavel, triste e vergonhoso o estado da nossa justica praticada pelas instancias superiores, constata-se um tal de cospe e lambe por parte dos sinistros que parece resolveram se colocarem nas janelas do mundo como a pior corte das que ja atuaram no judiciario brasileiro, dignos do trofeu da vergonha e da incompetencia. Mas esperemos, Moro, lavajato e prisao em segunda instancia, nosso presidente, ja, ja.

  7. Nada do que o Ministro Edson Fachin fizer, vai lhe retirar a mácula histórica de ter sido aquele que, tecnicamente, acabou ,de fato e de direito, com a Lava Jato. Lamentável! Triste! Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO