Carlos Moura/SCO/STF

Barroso diz que teste de segurança nas urnas não mostrou risco à eleição

29.11.21 18:42

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso (foto), afirmou que o teste público de segurança do sistema eletrônico de votação demonstrou que não existem riscos à confiabilidade das urnas.

Esta é uma das fases preparatórias para as eleições. Na prática, durante seis dias, 26 investigadores atacaram os equipamentos e sistemas desenvolvidos para o pleito de 2022 para descobrir possíveis vulnerabilidades a tempo de serem corrigidas para as votações.

Ao todo, dos 29 planos de ataques apresentados pelos grupos, apenas cinco conseguiram ultrapassar a barreira de segurança — os investigadores, porém, não afetaram o software — programa operacional — da urna, tampouco o aplicativo de geração de mídia.

Os cinco encontraram o que chamamos de ‘achado’, que é algum ponto que pode ser aperfeiçoado. Nenhum deles, devo dizer com alívio, verdadeiramente grave. Grave considerado qualquer coisa que tenha a potencialidade de afetar o resultado da eleição“, explicou Barroso.

Eles conseguiram entrar dentro da rede do TSE, mas não conseguem chegar no sistema de votação. Ou seja, é um ataque importante que temos que encontrar mecanismos de bloquear, mas não é grave porque só consideramos grave o que tem a potencialidade de alterar o voto do eleitor. E nenhum teve essa potencialidade”, emendou.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. com todo respeito ao ministro mas a pergunta fatal .. NÃO HOUVE RISCOS A QUEM OU A QUE DR. BARROSO? e se CINCO dentre 29 ataques ultrapassaram a barreira de segurança nova pergunta .. HÁ SEGUIRANÇA? e a pergunta mais dogmática . POR QUE HÁ TANTA RESISTENCIA À IMPLANTAÇÃO DE UMA URNA MAIS SEGURA? por causa da clara guerra revolucionária em curso no país que tantos fingem não ver MAS VERÃO fatalmente? há algo bem maior nos céus de Brasília e não são os aviões da TAM . aguardem e verão.

  2. Transparência, minha gente! É o primeiro passo para se estabelecer a necessária confiança nos atos públicos. Isso vale para todas as instâncias da administração pública! E, não se esqueçam, VOTO FAXINA nas próximas eleições!

  3. Os MUARES se deixam seduzir e são convencidos rapidinho pela lábia do Lulu BV. Escutem aqui, seus orelhudos! Não existe software 100% seguro, todos são vulneráveis e todo e qualquer hacker sabe disso, usem esses -dois- neurônios.

  4. O BolsoNero fez um escassel, quase sai dando porrada em quem o contestasse, ate que em acordos de bastidores com o sinistro beicola e companhia, passou a concordar que esta tudo seguro quanto as urnas eletronicas do barroso, o gilmau passou a atender seus anseios e tudo ficou como dantes no quartel de abrantes. So Moro pra botar ordem nesta esculhambacao, nesta cama de gato e de conluios excusos. Vote Moro meu povo, lavajato puro sangue.

  5. Gostaria de saber se os palermas que participaram da live com o Bolsonaro, foram lá PONHAR e comprovar que o sistema eleitoral é vulnerável. O panaca mostrou o que poderia fazer na live. ENTÃO POR QUE NÃO FOI LÁ FAZER, O QUE DISSE QUE SERIA POSSÍVEL? Condição sine qua non para ser bolsonarista, é ser um completo imbecil. São papagaios que ficam repetindo asneiras. Vamos evoluir cambada de néscios. Saia da seita bolsonarista e vote no Moro. Moro Presidente 🇧🇷

  6. Pela lógica já se imaginava sim, ser seguro, já que o sistema não tem conexão com a internet mas, é absolutamente normal que toda via tecnológica se aperfeiçoe. Cumprimentos, Ministro DR.LUÍS ROBERTO BARROSO, por sua sempre íntegra, séria, zelosa e competente gestão.

  7. Pela lógica já se imaginava sim, ser seguro, já que o sistema não tem conexão com a internet mas, é absolutamente normal que toda via tecnológica se aperfeiçoe. Cumprimentos, Ministro DR.l LUÍS ROBERTO BARROSO, por sua sempre íntegra, séria, zelosa e competente gestão.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO