Adriano Machado/Crusoé

A resposta de Sergio Moro ao julgamento do STF

23.06.21 17:05

O ex-juiz Sergio Moro (foto) foi às redes sociais afirmar que “nunca houve qualquer restrição” à defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva minutos após o Supremo Tribunal Federal declará-lo parcial no julgamento do caso do tríplex do Guarujá.

O julgamento sobre a suspeição começou em 22 de abril, mas teve a conclusão adiada por um pedido de vista de Marco Aurélio Mello. O debate foi retomado nesta quarta-feira, 23, com os votos do ministro e do presidente da corte, Luiz Fux.

Os dois posicionaram-se contra o reconhecimento da parcialidade do ex-juiz, como haviam feito na sessão anterior os ministros Luís Roberto Barroso e Edson Fachin. O futuro de Moro, porém, já estava sacramentado desde abril, porque Gilmar Mendes, Kassio Marques, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Alexandre de Moraes votaram em favor da suspeição, formando maioria contra o ex-magistrado.

Nas redes sociais, o ex-juiz lembrou que 10 juízes referendaram a condenação de Lula no caso do tríplex, entre diferentes instâncias. “Os votos dos ministros Fachin, Barroso, Marco Aurélio e Fux, não reconhecendo vícios ou parcialidade na condenação por corrupção do ex-Presidente Lula, correspondem aos fatos ocorridos e ao Direito. Nunca houve qualquer restrição à defesa de Lula, cuja culpa foi reconhecida por dez juízes“, escreveu.

No processo do tríplex, a extinta força-tarefa Lava Jato em Curitiba denunciou Lula pela ocultação da propriedade de um apartamento em Guarujá, em São Paulo, recebido como propina da empreiteira OAS, em troca de favores na Petrobras. Com a declaração da suspeição de Moro, a ação penal volta à estaca zero.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Uma vergonha este nosso Supremo quase todo nomeado pelo maior bandido que já ocupou a Presidência .Não perdem ocasião para mostrar a sua parcialidade diante de fatos referendadoes por todos os escalões da Justiça inclusive o Supremo

  2. Sabemos muito bem que essa aberração nada tem a ver com a realidade dos fatos, uma resposta á altura seria aceitar ser candidato á presidência em 2022 e obviamente sem dúvida nenhuma: GANHAR!

  3. Cada ministro do Supremo que votou pela sua suspeição cairá um a um por terra . Eu desejo isto. Moro você mora em nossos corações

  4. Sabemos que a infâmia foi produzida pelo que há de pior nas "altas" cortes. Sergio Moro é e continuará sendo um dos melhores exemplos de idoneidade e coragem. Já os "sinistros" do stf serão apenas seres miseráveis que ocuparam um cargo de destaque sem terem estofo para tanto.

  5. Aqui não temos justiça nas instancias superiores onde cometem o disparate de anular condenações de um réu por 10 juizes com o argumento que o juizo de primeira instancia não era competente e o juiz foi parcial. O Brasil com uma corte como esta sacramenta definitivamente que aqui o crime compensa e o criminoso é recompensado. Acabaram com o pouco que restava de dignidade nesta corte. Triste Brasil este da impunidade.

  6. Sei que é pedir muito, mas, preciso ter alguém em quem votar para Presidente do Brasil. Por favor, candidate-se. O Brasil merece essa oportunidade.

  7. Julgar Sergio Moro por suspeição, e aceitar provas hackers é a mostra do que o justiça brasileira pode fazer a favor desses corruptos.

  8. Dá até desânimo ver um resultado desse. Um trabalho tão sério jogado no ralo. Não adianta, nosso destino é mesmo um país conivente com a corrupção.

    1. Claudia, por essas e outras é que somos considerados país de 3° ( acho que passamos pra 4° ) mundo. Infelizmente, a única instituição que poderia conter essa queda, a EMFA, tá no bem-bom de seus previlegios e está pouco ligando.

  9. O STF agiu politicamente para libertar Lula, o maior corrupto da história do Brasil, seguido por Jair Bolsonaro. Uma vergonha o STF.

  10. VENCERAM OS AMIGOS E DEVEDORES DE NOMEAÇÕES PARA O SUPREMO. PERDE O BRASIL, PERDEMOS TODOS COM ESSES JUIZES COMPROMETIDOS E INCOMPETENTES

  11. O bolsopetismo venceu. Ambos atuaram visando acabar com a lava jato e tirar MORO da disputa presidencial. Essa era a meta. E’ um acinte concluir q ele foi imparcial e q Lula não tev direito de defesa. As trevas do STF comandadas por Gilmar venceram por enquanto. Temos q voltar às ruas e bater panelas pra mostrar nossa indignação. MORO22

  12. a "justiça" brasileira não para de nos decepcionar, nos envergonhar. Moro não condenou Lula. a condenação foi efetivada, confirmada, carimbada pelo TRF 4, pelo STJ aí, a turma que está sempre esculachando nosso país, resolve diferente. seria cômico se não fosse trágico.

  13. Esses que atiram pedra em árvore que deu bons frutos a fim de que estes caiam e sejam consumidos é que o fazem por interesse pessoal e político. Que credibilidade moral tem uma decisão do STF que se opôs a de diversos procuradores doutos e concursados e 10 Magistrados de carreira, que ratificaram as decisões de Moro? Em qual livro de doutrina? Em que jurisprudência da Common Law ou do Sistema Romano-Germânico um crime deixa de existir porque o juiz conversou com o promotor? Namastê!

  14. Moro é uma das poucas pessoas, senão a única, que poderão fazer triunfar a lei sobre a impunidade no Brasil. Candidate-se e sirva mais uma vez à nação, Dr Sérgio Moro!

  15. REVOLTANTE! O STF É O CÉU DOS BANDIDOS, LÁ TODOS SÃO PERDOADOS E COM NOVA OPORTUNIDADE DE CONTINUAR ROUBANDO..,

  16. Muito triste e envergonhada com o que fizeram com o senhor, o Brasil honesto pede desculpa ao sr e aos Procuradores da Lava Jato! 😢😢

  17. Um absurdo que só acontece no Brasil. Pode a maioria dos Ministros julgar que Moro foi parcial no caso Lula,,apesar das provas ,das importâncias recebidas nas relações premiadas , Julgado por instâncias superiores foi considerado culpado . Para grande parte dos brasileiros Moro foi imparcial no processo contra Lula ,e a condenação justa . Lula é corrupto .

  18. Esse é o propósito do STF livrar Luka a qualquer custo, afinal esses magistrados não são investigados por ninguém e fazem o que bem querem. Lula tem milhões cereais fora do país que com certeza molhou a mão desses corruptos.

  19. Moro nem precisaca se manifestar nas redes sociais, já está claro para o povo que o que querem é denegrir a reputação do brilhante ex juiz, e o motivo é um só: Ele ainda é uma ameaça real ao "podre poder"!!!

    1. Faz bem se pronunciar, devemos reforçar a verdade até os fins do tempo. Sempre contarei as futuras gerações como foi este triste momento ( STF) na nossa história .

  20. Me sinto enojado com o que ocorre em nosso país. Que podemos esperar, quando perdemos a confiança no último recurso que deveríamos acreditar (o STF). A destruição das estruturas públicas e sociais do Brasil, vivem a maior decadência e frustração de nossa história, pós ditadura.

  21. Os fundamentos usados por esses Ministros que votaram pela suspeição de SERGIO MORO são repugnantes. Ocorre que os homens podem manipular a interpretação das Leis Humanas. No entanto, jamais estarão livres do julgamento pelo Direito e a Justiça Divina escrita em suas próprias consciência. Nossa total solidariedade a SERGIO MORO.

  22. O ÚNICO HOMEM 100% HONESTO DESSE BRASIL, SENDO JULGADO POR JUÍZES COM DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO !! MORO VOCE É O ÚNICO QUE PODERÁ SALVAR O BRASIL SENDO NOSSO PRESIDENTE !!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🙏🙏🙏🙏

  23. Moro, o senhor é demais até nessa hora, a sua resposta não poderia ser melhor, A CULPA DO LULA FOI RECONHECIDA POR 10 JUÍZES, é isso que importa para nós brasileiros honestos e decentes, continuamos do seu lado, o certo. Agora, o que deveria acontecer, é o senhor, confirmar na hora certa, que será o candidato que continua amedrontando muita gente por aí, por causa da sua honestidade, sua competência e principalmente, um homem que não aceita CORRUPÇÃO, e aqui é o país da impunidade. 6é

    1. As pessoas de BEM tem que se unir e apoiar MORO para que possamos avançar na luta contra a corrupção

  24. óbvio que o STF rejeitaria a delação de Sergio Cabral, óbvio também que o STF livraria Lula dos atos corruptos, óbvio que o STF declararia Doutor Sergio Moro suspeito. Por que? Todos sabem, claro. Vida longa ao Doutor Sergio Moro. Saúde e felicidades as pessoas honradas que são cada vez mais raras no nosso país.

  25. Caro Dr. Moro, com as devidas vênias aos sete votos dos ministros e ministras do STF, este julgamento será de triste memória, será uma página negra na luta contra a corrupção no Brasil. Juridicamente, ao contrário do que dizia Rui Barbosa, o STF já não tem o direito de errar por último por que incompatível com a Constituição e por que se deslegitima perante a nação.

    1. Haroldo Santos, faço também minhas as suas palavras. Moro está sendo perseguido por, realmente, exercer a justiça.

    1. Também quero. Se os bolsolulistas estão contra, estou a favor.

  26. A maior resposta de Sergio Moro será sua candidatura a presidência em 2022. A resposta definitiva dos brasileiros será a sua eleição como Presidente da República! #Moro2022

  27. Este STF é uma vergonha mesmo. Os votos de Marco Aurélio, Luiz Roberto e Fux revelam o que acontece com quem tenta combater a corrupção. GM, Kassio o capacho do Bolsonaro e a trupe Petista envergonham o Brasil. Parabéns Moro pelo trabalho único e imparcial que resultou em prisão de bandidos e devolução de 4 bilhões aos cofres da União/Petrobrás.

  28. A decisao do STF envergonha qq brasileiro de bem. Espero que as esposas,filhos e netos destes ministros tambem nao esquecam o mal causado ao pais.

  29. Os políticos, todos eles, têm a certeza de que, se o Dr. Sérgio Moro vier a ser candidato, nem Lula e nem Bolsonaro se elegerão em 2022. Por isso estão se borrando de medo.

    1. Moro é o terror de todos os corruptos, em especial, Lula w Bolsonaro. #Moro2022

  30. Que vergonha nacional e internacional para esses Ministros do STF que votaram a favor da suspeição. A cada dia que passa mais vergonha sinto de ser brasileira com 64 anos de idade. Vocês corruptos que fazem parte dessa corja, eu só desejaria uma prova prata mostrar a incompetência de vocês a frente da última corte

  31. Dr. Moro Meu sonho e ver o senhor como presidente. De 2022 a 2030 0 senhor podera nomear 4 ministros que serao verdadeiros ministros. Ja posso me filiar no PODEMOS? Quero me canidatar a deputado federal so para fazer campanha para o senhor. Nao tenho interesse em me eleger. Imajine eu numa foto com o senhor pedindo voto.

    1. Não é somente sonho... Tenho certeza que, no momento adequado, Moro se lançará candidato a presidente nas próximas eleições. Tremam corruptos!

  32. eu acho que Moro foi parcial mas foi ao vivo no J.N. os ministros deveriam ter reconhecido a parcialidade na época e substituído o juiz por outro a tempo de condenar o corrupto pois as provas do crime eram muito fortes

    1. Com uns ministros desses, esperar o quer desse país . Lena

    2. E os outros 10 juízes que referendaram as decisões dele, também foram parciais?

  33. Lamentável, qdo de seus interesses transformam o bandido em mocinho e o mocinho em bandido. Parabéns Moro! Sempre será lembrado pelo excelente trabalho q fez, nos vemos em 2022.

    1. Eu tambem acho que Dr. Moro nao e para politica. So que temos a chance de ver ele como presidente e por isso que queremos. Moro 2022 Possa chamar sim de primeira via.

    2. Dr. Moro ,pense bem antes de tomar qualquer decisão porque eu acho que esse Brasil não merece o senhor como presidente , tem muito bandidos neste país. tenho receio pelo senhor. lena

  34. O STF é uma vergonha nacional. Esses ministros, que são putas bem pagas, mudam às suas convicções, de acordo com a conveniência política. Gilmar Mendes, cujo voto vale dois, o dele e o da sua secretária de luxo, Carmem Lúcia, percebendo que o PSDB não voltará mais ao poder, oferece agora os seus serviços de putinha, para o Lula.

  35. Parabéns pelo seu trabalho , Moro. É difícil lutar contra uma Suprema Corte PARCIAL e POLÍTICA. Não tenha dúvidas de que parte significativa da população , que ainda não saiu às ruas, está com você. " Tamu junto "

  36. Se me contassem o que aconteceria com a Lava Jato e o Juiz que estava fazendo justiça no Brasil, eu não acreditaria, apesar de terem avisado que na Italia aconteceu o mesmo. Eu não quis crer que as quadrilhas do Brasil eram tão organizadas e perigosas quanto as máfias italianas. Parabéns a bandidagem, ganharam mais uma.

  37. Na verdade, quem está cometendo um verdadeiro crime de parcialidade são esses 7 ministros do stf, que validam provas falsas de escutas de piratas, para atacar Sérgio Moro e a Lava Jato. Uma afronta e um desrespeito com as pessoas, realmente, honestas desse país. DR. MORO, não desanime! Confie, pois nós o reergueremos nas próximas eleições.

  38. Tem um blog de um sujeito asqueroso que se denomina de Tio Rei tem um inveja do Juiz Moro que da dó. Aconselho a tomar o chazinho da vovó e três pulinhos na na linha do trem

  39. Parabéns Dr. Moro pelo excelente trabalho realizado! Infelizmente o Direito aqui no Brasil tem diversas interpretações e interesses.

  40. a desfaçatez destes membros do STF é simplesmente nojenta, asqueroso, ver a arguição de corruptos a favor de si mesmo. República Bolivariana do Brasil, Foi nisso que o executivo, legislativo e a mais alta e mais rales das cortes transformaram o Brasil.

    1. Sergio Moro 2022 não perde nunca para esta polarização de um lado só Asqueroso X Repugnante

  41. Sérgio Moro as pessoas de bem desse país corrupto jamais esquecerá tua luta contra bandidos, o resto é resto, isso aqui nunca será um país sério com essa gentalha controlando o sistema

  42. Mais uma confirmação de que a Suprema Corte foi rebaixada em um “puxadinho de ideologia” e não balizada pela Constituição, consequência de ser , seus membros na maioria, rabulas, advogados de porta de delegacia, ou ignorantes apadrinhados por governantes corruptos .

  43. O Brasil sendo punido por protetores de corruptos!! Que justiça é essa que pune o justo , e beneficia o corrupto!! O stf se apequenou mais uma vez!!! Pobre País com um stf desses!!!

  44. O ministro Dias Toffoli não podia votar na famosa delação de Sérgio Cabral pois era um dos delatados, assim como Gilmar Mendes também é suspeito no caso da delação que envolve a sua esposa e o escritório de trabalho dela. esses foram parciais.

    1. ELES PODEM TUDO,UMA VERGONHA.BRASIL NÃO TEM SOLUÇÃO

    2. Concordo Marcos, mas quem vai prender estes gatunos?? Este o nosso país! Quando tivemos a chance de iniciar mudanças em benefício de quem trabalha e paga impostos, fomos ludibriados.

  45. Isto é uma barbaridade, conseguiram penalizar a LAVA JATO, única ação que preservou os direitos do julgado e do povo sempre ludibriado. E agora? Quem vai nos proteger deste bando? Sérgio Moro, não desista, nós, o povo que lê e pensa, acreditamos em você. O Brasil, mais uma vez, será roubado, vilipendiado. O STF é o responsável. Alguém duvida do interesse deles???

    1. Moro será nosso presidente em 2022 , fim de ano com a melhora da pandemia a terceira via irá decolar

    1. Antonio, advogada estarrecida!? Melhore aí. Lula, o ladrào.

    1. Parcial imparcial eis a questão???? Parcial se já sabe de antemão que o julgado cometeu o crime , provas já eram conhecidas pelos meios de comunicação , como ser imparcial se até o Lulu sabia dos crimes do lalau , lula. Tenham a santa paciência ministros do supremo . Ser ou não ser eis a questão, ser supremo ou supra-sumo da parcialidade

  46. JAMAIS HOUVE MESMO QUALQUER RESTRIÇÃO À DEFESA DO MARGINAL LULADRÃO. Em audiências assistidas por todo o BRASIL, o país inteiro é testemunha da forma respeitável, séria, impoluta, competente, corretíssima e irretocável como o multicriminoso foi julgado!!!!

    1. Mas a decisão da corvolândia é tão espantosa, abjeta, escandalosa, degradante e aberrante que, embora tal conduta lhe seja rotineira, ainda assim surpreende e intriga muito além da suspeição dos próprios corvos ...... 🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔..........

  47. Esse é o verdadeiro golpe, uso político da justiça, julgamento onde já se sabia antecipadamente o resultado através de manifestação dos julgadores através da imprensa, triste por ver onde a nossa justiça chegou, uma pena a aposentadoria do ministro Marco Aurélio, pois com certeza o seu substituto será alinhado ao sistema.

    1. Pobre , moro ser vítima deste supra sumo do supremo , algoz e nefasto arrogante e parcial

    2. Retificando: morreu minha esperança de ver meus netos viverem em um futuro em que ficariam livres da impunidade e que viriam a honestidade ser valorizada

    3. Sinto-me enlutada Morreu hoje minha esperança de ver meus netos viverem num País em que a impunidade reina e os honestos são penalizados

    4. Não é possível . Coloco sempre comentários elogiando o Grande Dr Moro e vcs não coloquem . Estão sabotando o naior magistrado de todos os tempos?

    5. Sempre o verme do gilmar. A pior das pragas que poderia cair no Brasil. Salve o nosso herói DR SÉRGIO FERNANDO MORO .

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO