Adriano Machado/Crusoé

A ‘preparação’ de Bolsonaro para o encontro com empresários

06.04.21 11:07

O fiador de Jair Bolsonaro na economia sempre foi Paulo Guedes. Desde antes da posse. Na campanha, Guedes era a “Carta ao Povo Brasileiro” do então candidato do PSL. Foi o suficiente para vencer a eleição. O empresariado, no entanto, seguiu olhando de soslaio para o presidente. De modo que, toda vez que Bolsonaro fala, os empresários, como no samba de Nelson Sargento, fingem que acreditam.

Será esse o ambiente do jantar desta quarta-feira, 7, em São Paulo, para o qual o governo convidou um grupo seleto de executivos: de um lado, um empresariado incrédulo – não sem razão. Do outro, um presidente preocupado em medir as palavras para que, pelo menos, os comensais saiam do encontro fingindo que acreditam – antes “falso amor sincero” que rompimento.

Para não fazer feio frente aos representantes do mercado, o presidente será submetido a uma espécie de media training, aquele ensaio prévio que todo político costuma fazer às vésperas de uma entrevista importante.

Segundo apurou Crusoé, a preparação que antecederá o encontro foi uma sugestão do ministro das Comunicações, Fábio Faria, um dos organizadores do jantar que, em princípio, deve ocorrer na casa de Washington Cinel, dono da empresa de segurança Gocil. No cardápio da conversa estarão medidas para combater a crise da Covid-19, as negociações para a aquisição de vacinas e a retomada da economia. A grande preocupação do entorno do presidente, no entanto, é mais com o que ele não deverá dizer do que propriamente com o que ele precisará dizer. Por exemplo, “tratamento precoce” é considerado assunto proibido. O momento, avalia sua equipe, não comporta mais erros.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Se o nosso des-governante tivesse feito o que deveria não precisava puxar o saco ou ter medo das perguntas. Mais vacinas, mais hospitais, menos aglomeração e menos mentiras deslavadas.

  2. Isso tudo , que está aí informado , é pelo ponto de vista dos Antas que são xavequeiros contumazes , portanto temos aí 30% de verdades e 70% de Xavecos com a intenção de desconstruir . Como se sabe os Antas vendem posts e notícias sob encomenda , se promiscuíram , já faz tempo , sua fonte de renda é pacotes de posts e reportagens nos seus sites e na revista , atualmente estão trabalhando para o João Dória que comprou um pacote dos Antas por apenas 8 milhões pagos com dinheiro púbico .

  3. Filosofia Bolsonariana. é a ciência do dito pelo não dito, é a ironia do parecer mais não é. ontem. a verdade vos libertará. hoje tudo posso no centrão que me fortalece. amanhã foi dando que recebi.

  4. Filosofia Bolsonariana. antes era a verdade vos libertará. agora é tudo posso no centrão quem me fortalece. amanhã será foi dando que recebi.

  5. Ohhhhhh.... que surpresa ..... Quem seria esse desconhecido (bem conhecido de milicianos) Washington Cinel ? Detentor de Precatórios adquiridos em processo que corre em segredo de justiça ? Relacionamento complicado com comandantes das Polícias Militares ? Esse é o “empresário” que contrata PMs nas “horas vagas” ? Esse é o EMPRESÁRIO que oferece um jantar ao PR ? Como já disseram v’arios economistas americanos .... Não existe “free lunch” ... veremos ganhar mais contratos com o setor público ?

  6. Não é fácil acreditar na cabeça de um sociopata. A realidade dele é somente dele, está contida na suas loucuras e ideias fixas.Daí o surgimento dos surtos psicóticos e são completamente imprevisíveis.

    1. Nossa Zezinho,quanto ódio,quanto amargor,vai tomar seu Gardenal....

  7. Quais empresários estarão lá? Já sei, já sei, os velhos cleptocapitalistas de sempre. O que isso significa para a população? Apenas dinheiro desviado dos serviços públicos básicos para atender a ganância daqueles que vivem de subsídios públicos. Simples assim!

  8. Essa preparação me cheira a "pra inglês ver", ou seja, um jantar-engabelação em que tudo o que for dito durante a noite nada será no dia seguinte. Mesmo porque conhecemos a criatura: diz para depois desdizer. Isso tudo se, e esse SE é importante, o presidente seguir o script traçado. Tenho para mim que ele não resistirá a essa camisa de força e soltará uma de suas inúmeras batatadas. A conferir.

  9. O empresariado costuma ser muito realista e costuma se basear em fatos. A eles não interessam ideologias e, sim, resultados. E a maioria esmagadora sabe que o que Bolsonaro fala não tem qualquer valor como informação ou mesmo como intenção. Bolsonaro se encarrega, todo dia, em demonstrar isso abertamente. Será que ele acha que vai convencer alguém? Talvez ache, pois sua percepção é extremamente limitada. Como uma criança que é, acredita no que quer ver.

    1. Boa análise. O mercado é implacável na busca de resultados e a paciência está acabando.

  10. O sea que toda esa fúria descontructiva, tiene preço? 8 milhões. Ser pedra na vidraça dos governos de turno é atividade remunerada dos canalhas.

  11. Incomoda-me o termo "tratamento precoce" no sentido utilizado pela mídia. Faz-se confusão, propositadamente e estimulada pelos cientistas com viés de esquerda, com o termo "tratamento profilático ou preventivo". Em qualquer doença o tratamento precoce é recomendável, não importa qual ou com o quê! Tratamento profilático ou preventivo para Covid não existe, embora muita a médicos da classe A continuem a prescrevê-los. Tratamento precoce tem ajudado, sem entrar no mérito de qual.

    1. A media apenas reproduziu o termo "tratamento precoce" difundido pelo capitão cloroquina.

    2. Os medicamentos inclusos nesse kit já foram exaustivamente testados e sua ineficácia restou comprovada. Mas nao só isso, ficou claro a piora do quadro clínico dos pacientes quando da ocorrência dos sintomas mais graves. Qual o motivo? Simples, esses medicamentos contribuem para a falencia dos órgãos onde os sintomas mais graves da covid tmbm costumam aparecer. Tipo, é o mesmo caso dos antibióticos, vc nao se medica com eles com antecedência e sim quando necessário. Seu comentário é fake news.

    1. Moro não joga no time do Bozo. Moro é pessoa honesta que faz a coisa certa sempre. Não tem como o bozo indicar ele para o STF. Vai ser indicado alguém fraco, inparcial e extremamente político. Ah! Terrivelmente evangélico será a cereja no bolo dos retardados ideológicos lobotomizados, vulgo gado.

    2. Bolsonaro vai escolher Moro para o Supremo. Com isso , tira o Moro do caminho, deixa o Supremo furioso e ganha milhões de eleitores.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO