Agência BrasilO presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto: ele será o responsabilizado na narrativa petista

A outra prioridade do Banco Central para 2020

15.02.20 15:17

Em reunião na semana passada com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e com líderes partidários, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto (foto), pediu prioridade a outra proposta, além da que estabelece a autonomia do Banco Central.

Trata-se do projeto de lei que institui o novo marco legal para o mercado de câmbio de capitais estrangeiros no Brasil e brasileiros no exterior. A proposta foi enviada em outubro pelo governo. Maia chegou a criar uma comissão especial em novembro, mas ela ainda não foi instalada.

Na reunião, ficou acordado que um deputado do PSD deverá relatar o projeto, que, entre outras mudanças, expande gradualmente o rol de pessoas físicas e empresas que poderão abrir contas em dólares no Brasil. Hoje, só algumas empresas e embaixadas têm essa permissão.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. É PATÉTICO falar de AUTONOMIA DO BC e FLEXIBILIZAÇÃO do MERCADO DE CÂMBIO e CAPITAIS ESTRANGEIROS em um país onde se INTERVÉM na TAXA DE CÂMBIO. Quem gosta de DOUBLE THINKING (DUPLO PENSAR) é a ESQUERDA.

  2. Se isto fosse feito, a FOLGA não poderia ser REVERTIDA para o PRÓPRIO MERCADO na FORMA DE REDUÇÃO DE CARGA TRIBUTÁRIA? E POUCO IMPORTA se a ECONOMIA não for andar de novo este ano, desde que JOGUEM CORRUPTOS e CRIMINOSOS para os LEÕES. Se o CIDADÃO COMUM ACHAR que a COISA está RUIM para ele, mas está PIOR para os OUTROS, PRINCIPALMENTE POLÍTICOS e EMPRESÁRIOS CORRUPTOS, ele vai AGUENTAR MAIS UM POUCO, na REFORMA DA PREVIDÊNCIA ele já AGUENTOU.

  3. Se GOVERNOS ESTRANGEIROS INTERVIESSEM em SUAS ECONOMIAS, no MÉDIO PRAZO a TAXA não se ESTABILIZARIA, isto é, o que está ocorrendo não é só um CHOQUE EXÓGENO de CURTÍSSIMO PRAZO? Mas supondo que a CRISE seja GLOBAL e PROLONGADA, REALMENTE FAZ DIFERENÇA INTERVIR NO CÂMBIO? Portanto, a TAXA DE CÂMBIO não deveria ficar LIVRE, LEVE e SOLTA, para o BC VENDER parte de SUAS RESERVAS e o TESOURO AMORTIZAR parte da DÍVIDA que vence nos PRÓXIMOS ANOS do Governo Bolsonaro para dar uma FOLGA NO ORÇAMENTO?

  4. Portanto, mesmo que a TAXA DE CÂMBIO tivesse CARÁTER INFLACIONÁRIO, em um MERCADO LIVRE e COMPETITIVO, isto seria RESPONDIDO com QUEDA DA DEMANDA e PRESSÃO sobre os PRODUTORES. Mas se a PRESSÃO sobre a TAXA DE CÂMBIO é FRUTO de INCERTEZAS EXTERNAS e o MEDO DE UMA CRISE, se esta realmente vier a se CONCRETIZAR, isto não significaria que INICIALMENTE haveria um EFEITO DEFLACIONÁRIO (ou seja, perde-se na TAXA, ganha-se nos PREÇOS DOS PRODUTOS e SERVIÇOS INTERNACIONAIS)?

  5. Um NOVO MARCO LEGAL DO MERCADO DE CÂMBIO e a PROPOSTA de AUTONOMIA DO BC não deveria INSTITUIR de vez CÂMBIO FLUTUANTE e MOEDA CONVERSÍVEL? No MERCADO não funciona a MÁXIMA de que se COMPRA NA BAIXA e se VENDE NA ALTA. A nossa RESERVA DE DÓLARES não foi COMPRADA na BAIXA e, dada a INFLAÇÃO BRASILEIRA das DUAS ÚLTIMAS DÉCADAS, a VALORIZAÇÃO RECENTE DO DÓLAR MAL PAGA esta (o que só serve para COMPROVAR CABALMENTE A INCAPACIDADE e INCOMPETÊNCIA DO EMPRESARIADO BRASILEIRO)?

  6. Qq PROJETO que FLEXIBILIZE e AUMENTE a CONCORRÊNCIA no MERCADO DE CÂMBIO e DE CAPITAIS ESTRANGEIROS é BEM-VINDO, mas isto é só PERFUMARIA se o BC continuar sendo INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO DA NATA DO EMPRESARIADO BRASILEIRO. O que não falta no Brasil é EMPRESÁRIO falando da MÃO PESADA DO ESTADO e pedindo MERCADO LIVRE, mas basta o NÓ APERTAR NO PESCOÇO para eles virem CORRENDO pedir INTERVENÇÃO ESTATAL para PROTEGER o "INTERESSE" NACIONAL.

  7. A TAXA DE CÂMBIO não deveria REFLETIR a RELAÇÃO OFERTA X DEMANDA entre duas moedas? Portanto, pq um BC INDEPENDENTE INTERVIRIA na TAXA DE CÂMBIO? Pq um BC INDEPENDENTE teria RESERVAS DE CÂMBIO? Claro que não se deve ser INGÊNUO e RADICAL, é SEMPRE BOM ter uma MARGEM DE MANOBRA, mas uma coisa é MARGEM DE MANOBRA, outra é DISTORCER a TAXA para PROTEGER GENTE INCAPAZ e INCOMPETENTE que DEVERIA ESTAR NA CADEIA. QUEM TEM FILHO DE BIGODE É GATO.

  8. Em um MERCADO, os PREÇOS deveriam REFLETIR a RELAÇÃO OFERTA X DEMANDA EXATAMENTE para que NÃO SE CRIASSE DISTORÇÕES que DESCALIBRASSEM a TOMADA DE DECISÕES DOS AGENTES ECONÔMICOS. A mera OFERTA DE SUBSÍDIOS pelo ESTADO já é um MECANISMO de DISTORÇÕES, pois cria uma RELAÇÃO ARTIFICIAL entre OFERTA e DEMANDA que sem os SUBSÍDIOS não existiria, é um ANABOLIZANTE que pode acabar por gerar a HIPERTROFIA de SETORES INEFICIENTES que, uma vez ANABOLIZADOS, se tornam GRANDES DEMAIS PARA QUEBRAR.

  9. Um BANCO CENTRAL INDEPENDENTE deveria INTERVIR NO CÂMBIO (excluindo INTERVENÇÕES PONTUAIS para SUAVIZAR MOVIMENTOS DE ALTA e BAIXA)? Não, um BC INDEPENDENTE não deveria ter como ATRIBUIÇÃO DETERMINAR TAXA DE CÂMBIO, pois isto é o EQUIVALENTE a o ESTADO INTERVIR no MERCADO para DETERMINAR OS PREÇOS. Não que o ESTADO não possa ter INFLUÊNCIA sobre estes, pois ele tem, mas isto é COMPLETAMENTE DIFERENTE de o ESTADO entrar na ECONOMIA e INTERVIR na FORMAÇÃO DE PREÇOS.

  10. BOA PARTE dos GRANDES EMPRESÁRIOS BRASILEIROS não está SOLTA EXATAMENTE pq o JUDICIÁRIO que PROTEGE CORRUPTOS é o MESMO que tb os PROTEGE? Se eles fossem INVESTIGADOS e JULGADOS por um JUDICIÁRIO como o AMERICANO, não estariam na CADEIA? Eles TANTO RECLAMAM da CARGA TRIBUTÁRIA, mas ela EXISTE para SUSTENTAR a INCAPACIDADE e INCOMPETÊNCIA deles, pois se não fossem INCAPAZES e INCOMPETENTES, JAMAIS COGITARIAM a IDEIA DE INTERVENÇÃO CAMBIAL.

  11. Não é aí que se vê que a CORRUPÇÃO que UNE o ESTADO e o MERCADO não é um ACIDENTE, mas um ARRANJO METICULOSO que SUSTENTA TODO O SISTEMA SOCIAL BRASILEIRO? A CORRUPÇÃO é o ANABOLIZANTE que dá ao EMPRESARIADO BRASILEIRO sua ÚNICA CHANCE diante da PRÓPRIA INCAPACIDADE e INCOMPETÊNCIA, pois se o ESTADO tirasse sua MÃO VISÍVEL do MERCADO e estabelecesse um REGIME LEGÍTIMO DE CONCORRÊNCIA, a MAIOR PARTE deles não só iria à FALÊNCIA, mas PRESOS.

  12. Um SETOR INDUSTRIAL e de SERVIÇOS totalmente INCAPAZES e DÉBEIS que não têm CONDIÇÕES de COMPETIR em ESCALA GLOBAL e PRECISAM DE BARREIRAS DE MERCADO e PROTEÇÃO ESTATAL para não serem TRAGADOS por COMPETIDORES ESTRANGEIROS. Um MERCADO DE TRABALHO que FINGE que PROTEGE O TRABALHADOR, mas na verdade cria uma CISÃO onde MENOS DA METADE da POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA REALMENTE têm ACESSO À DIREITOS, enquanto a OUTRA, na melhor das hipóteses, VIVE DAS MIGALHAS que sobram.

  13. A TAXA DE CÂMBIO FLUTUANTE sem INTERVENÇÕES não REFLETIRIA as QUESTÕES ESTRUTURAIS que AFLIGEM a ECONOMIA BRASILEIRA? Não REFLETIRIAM o ATRASO TECNOLÓGICO? Pois se nós precisamos IMPORTAR TECNOLOGIA, é ÓBVIO que esta é um FONTE DE PRESSÃO sobre o CÂMBIO. E a partir do FATOR TECNOLÓGICO poderia se TRAÇAR TODA A TRAMA que faz do Brasil um REFÉM DO SEU PRÓPRIO ATRASO. Um SETOR BANCÁRIO CONCENTRADO e EXTRATOR, pois ele EFETIVAMENTE não tem CAPACIDADE de BANCAR SOBRETUDO o INVESTIMENTO.

  14. CRISES NÃO SÃO OPORTUNIDADES? Através do CÂMBIO não se pode SABER MUITO sobre a ECONOMIA de um país? Por exemplo, o ATUAL MOVIMENTO da TAXA DE CÂMBIO não EXPÕE QUESTÕES ESTRUTURAIS da ECONOMIA BRASILEIRA? Uma ECONOMIA COMPLETAMENTE DEPENDENTE DO ESTADO que é baseada em EXTRAIR RENDA DA SOCIEDADE para SUBSIDIAR o SETOR PRIVADO. Nem o AGRONEGÓCIO se SALVA disto, pois a BANCADA RURALISTA é uma das MAIS FORTES DO CONGRESSO e a TODO MOMENTO apresenta alguma FATURA À SOCIEDADE.

  15. Como a nossa moeda está mais fraca do que a popularidade do presidente, então seria melhor adotar o dólar como moeda e o Trump como presidente. Desta forma, o sonho bozista seria realizado de vez!

  16. O Banco Central pode até ser autônomo em relação ao governo, mas sempre estará a serviço do poder econômico, mediante módica comissão a seus dirigentes. Basta ver as agências reguladoras.

Mais notícias
Assine agora
TOPO