Crusoé
14.06.2025 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
    • Entrevistas
    • O Caminho do Dinheiro
    • Ilha de Cultura
    • Leitura de Jogo
    • Crônica
    • Colunistas
    • Assine já
      • Princípios editoriais
      • Central de ajuda ao assinante
      • Política de privacidade
      • Termos de uso
      • Política de Cookies
      • Código de conduta
      • Política de compliance
      • Baixe o APP Crusoé
    E siga a Crusoé nas redes
    Facebook Twitter Instagram

    ‘A nota de R$ 200 é um retrocesso no combate à corrupção’, diz o procurador Júlio Marcelo

    A decisão do Conselho Monetário Nacional que autorizou a criação de uma nota de 200 reais pode facilitar o transporte de dinheiro em espécie e favorecer corruptos. A opinião é do procurador Júlio Marcelo de Oliveira, do Ministério Público de Contas, que critica a ausência de estudos diagnósticos que comprovem a necessidade de uma nova...

    Crusoé
    4 minutos de leitura 30.07.2020 15:41 comentários 10
    40627171520_0960c88e84_k
    • Whastapp
    • Facebook
    • Twitter
    • COMPARTILHAR

    A decisão do Conselho Monetário Nacional que autorizou a criação de uma nota de 200 reais pode facilitar o transporte de dinheiro em espécie e favorecer corruptos. A opinião é do procurador Júlio Marcelo de Oliveira, do Ministério Público de Contas, que critica a ausência de estudos diagnósticos que comprovem a necessidade de uma nova cédula de valor alto.

    “A União Europeia tinha nota de 500 euros, que foi retirada de circulação, justamente porque favorecia a corrupção e o transporte de dinheiro em espécie para operações ilícitas e espúrias. Isso também pode acontecer aqui”, argumenta o procurador. Confira abaixo a entrevista com Júlio Marcelo.

    Qual é a sua avaliação sobre a decisão do Conselho Monetário Nacional de lançar uma nota de 200 reais?
    No campo da corrupção, a existência de notas de maior valor facilita o transporte de dinheiro em espécie. Para quem quer evitar a rastreabilidade do dinheiro e receber de forma oculta, é melhor receber um pacote de notas de 200 reais do que de notas de 100 reais, porque ele tem metade do volume e do peso. É muito mais fácil e discreto de transportar. Em vários países, se discute até o fim do papel moeda. No campo do combate à corrupção, a nova nota de 200 reais é um retrocesso.

    Como é a política de outros países com relação a notas de valor alto?
    A União Europeia tinha nota de 500 euros, que foi retirada de circulação, justamente porque favorecia a corrupção e o transporte de dinheiro em espécie para operações ilícitas e espúrias.

    Uma das justificativas do governo é o aumento da circulação de dinheiro em espécie, por conta do pagamento do auxílio emergencial. Esse argumento é plausível?
    Essa justificativa parece forçada. O beneficiário do auxílio emergencial usa notas de menor valor, eles precisam de notas de 10, 20, 50 reais. Até a nota de 100 é inconveniente, porque dificulta o troco em pequenas compras. As grandes notas são um problema para pequenos negócios. Essa não é uma justificativa plausível. Até porque o pagamento do auxílio é uma situação transitória, não vamos ter o benefício daqui a alguns meses. Ou, se tiver algum programa, será em valor menor.

    O gasto com a produção das notas de 200 reais poderia ser direcionado então a notas de menor valor?
    Com certeza, se tem demanda, seria o caso de aumentar notas de 10, 20 ou 50 reais, em vez de criar uma nota de valor maior. A produção e distribuição dessas cédulas pelo território requer uma grande operação e tem um custo alto, que até seria justificável se a necessidade realmente existisse. Mas o que me parece é que não há essa demanda, até porque que estamos em uma realidade de redução da circulação do papel moeda.

    O MP de Contas pode questionar a decisão do CMN que criou a nota de 200 reais?
    A decisão pode ser avaliada quanto à questão da existência de um diagnóstico prévio. A gente não pode substituir o gestor em um leque de escolhas possíveis, quando há um problema a ser resolvido. Mas houve estudo? Houve um diagnóstico? Isso está aderente aos fatos? Essas questões poderão ser avaliadas, sim, tanto a necessidade da nova nota, quanto a análise dos inconvenientes, como o problema da corrupção, que certamente o governo tem que levar em consideração em qualquer estudo que se faça sobre isso.

    Diários

    Gayer quer moção de repúdio a pedido para suspender ações de vítimas do INSS

    Guilherme Resck Visualizar

    Crusoé nº 371: ‘Xadrez 4D’ na Corte

    Crusoé Visualizar

    Khamenei nunca esteve tão fraco

    Duda Teixeira Visualizar

    Macron acusa Irã de desestabilizar o Oriente Médio

    Crusoé Visualizar

    Israel ataca principais instalações nucleares do Irã

    Duda Teixeira Visualizar

    Quem acha que Janja ajuda o governo Lula?

    Crusoé Visualizar

    Mais Lidas

    Crusoé nº 371: ‘Xadrez 4D’ na Corte

    Crusoé nº 371: ‘Xadrez 4D’ na Corte

    Visualizar notícia
    Khamenei nunca esteve tão fraco

    Khamenei nunca esteve tão fraco

    Visualizar notícia
    Gayer quer moção de repúdio a pedido para suspender ações de vítimas do INSS

    Gayer quer moção de repúdio a pedido para suspender ações de vítimas do INSS

    Visualizar notícia
    Greta Thunberg, ícone do ativismo vazio

    Greta Thunberg, ícone do ativismo vazio

    Visualizar notícia
    Israel ataca principais instalações nucleares do Irã

    Israel ataca principais instalações nucleares do Irã

    Visualizar notícia
    Israel não podia pagar para ver

    Israel não podia pagar para ver

    Visualizar notícia
    Lula já tem lado: o do Irã

    Lula já tem lado: o do Irã

    Visualizar notícia
    Ministro alemão aponta desinteresse de Putin em paz na Ucrânia

    Ministro alemão aponta desinteresse de Putin em paz na Ucrânia

    Visualizar notícia
    O riso de Dino, o humorista infame

    O riso de Dino, o humorista infame

    Visualizar notícia
    Os comandantes militares iranianos eliminados por Israel

    Os comandantes militares iranianos eliminados por Israel

    Visualizar notícia

    Tags relacionadas

    Banco Central

    Conselho Monetário Nacional

    Júlio Marcelo

    MP de Contas

    Nota de R$ 200

    Tribunal de Contas

    < Notícia Anterior

    Juiz suspende decisão que tornou Serra réu por lavagem de dinheiro

    30.07.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    Próxima notícia >

    Governo vai permitir home office a servidores federais após pandemia

    30.07.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar

    Crusoé

    Suas redes

    Twitter Instagram Facebook

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    Ubirajara

    2020-08-02 06:30:27

    Ñ há justificativa razoável para a criação da nota de 200 reais!


    HIPERIDES

    2020-08-01 19:06:10

    Concordo com todas as respostas dadas pelo Procurador Júlio Marcelo e vendo uma decisão sem base lógica por não ter sido antecipada por um diagnóstico, providência indispensável para uma iniciativa dessa natureza acompanhada de vários riscos, além dos elevados custos necessários para sua implementação. Lamentável.


    Antonio

    2020-08-01 18:28:57

    senhores uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa...o procurador é reconhecidamente capaz. Seu argumento que $200 é metade de peso e volume ok, que alguma ladroage vai se beneficiar, corresponde...porém comparar 500 euros com 200 reais é irreal, mesmo com os velhos u$100. Não deve desconhecer do "papel" o papel de reserva de valor e a racionalização impressão/trasporte/armazenagem. Quanto a extinção do papel moeda é bom estar atento também a uma série de modificações/riscos .


    Max

    2020-08-01 17:25:05

    Concordo plenamente!


    ANTONIO

    2020-08-01 17:08:35

    O texto reflete uma verdade. Facilita a corrupção.


    ANA

    2020-08-01 12:29:27

    O Procurador é um homem , lúcido , inteligente , sereno e competente! Qualidades ausentes em 90% dos políticos nos membros do judiciário e no executivo encabeçando os 90% o presidente da república.


    Elenir

    2020-07-31 13:54:55

    Parabéns, sempre sensato e coerente! 👏🏻👏🏻👏🏻


    MARIA

    2020-07-31 12:33:20

    Entrevista de qualidade, digna de O Antagonista. Acompanhei o Dr. Julio no impedimento da Dilma e assisti a live do Vem Pra Rua. Muito bom


    Alexandre

    2020-07-31 11:38:00

    "...estamos em uma realidade de redução da circulação do papel moeda". Premissa equivocada do procurador, a demanda por cédulas permanece aumentando ano a ano: https://www.bcb.gov.br/conteudo/home-ptbr/TextosApresentacoes/CAB_Coletiva_29.7.20.pdf


    Walter

    2020-07-31 11:22:25

    se o governo decidir acabar com o dinheiro físico, haverá jornalistas e PR do MP com o mesmo argumento.


    Torne-se um assinante para comentar

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    Ubirajara

    2020-08-02 06:30:27

    Ñ há justificativa razoável para a criação da nota de 200 reais!


    HIPERIDES

    2020-08-01 19:06:10

    Concordo com todas as respostas dadas pelo Procurador Júlio Marcelo e vendo uma decisão sem base lógica por não ter sido antecipada por um diagnóstico, providência indispensável para uma iniciativa dessa natureza acompanhada de vários riscos, além dos elevados custos necessários para sua implementação. Lamentável.


    Antonio

    2020-08-01 18:28:57

    senhores uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa...o procurador é reconhecidamente capaz. Seu argumento que $200 é metade de peso e volume ok, que alguma ladroage vai se beneficiar, corresponde...porém comparar 500 euros com 200 reais é irreal, mesmo com os velhos u$100. Não deve desconhecer do "papel" o papel de reserva de valor e a racionalização impressão/trasporte/armazenagem. Quanto a extinção do papel moeda é bom estar atento também a uma série de modificações/riscos .


    Max

    2020-08-01 17:25:05

    Concordo plenamente!


    ANTONIO

    2020-08-01 17:08:35

    O texto reflete uma verdade. Facilita a corrupção.


    ANA

    2020-08-01 12:29:27

    O Procurador é um homem , lúcido , inteligente , sereno e competente! Qualidades ausentes em 90% dos políticos nos membros do judiciário e no executivo encabeçando os 90% o presidente da república.


    Elenir

    2020-07-31 13:54:55

    Parabéns, sempre sensato e coerente! 👏🏻👏🏻👏🏻


    MARIA

    2020-07-31 12:33:20

    Entrevista de qualidade, digna de O Antagonista. Acompanhei o Dr. Julio no impedimento da Dilma e assisti a live do Vem Pra Rua. Muito bom


    Alexandre

    2020-07-31 11:38:00

    "...estamos em uma realidade de redução da circulação do papel moeda". Premissa equivocada do procurador, a demanda por cédulas permanece aumentando ano a ano: https://www.bcb.gov.br/conteudo/home-ptbr/TextosApresentacoes/CAB_Coletiva_29.7.20.pdf


    Walter

    2020-07-31 11:22:25

    se o governo decidir acabar com o dinheiro físico, haverá jornalistas e PR do MP com o mesmo argumento.



    Notícias relacionadas

    Gayer quer moção de repúdio a pedido para suspender ações de vítimas do INSS

    Gayer quer moção de repúdio a pedido para suspender ações de vítimas do INSS

    Guilherme Resck
    14.06.2025 11:00 4 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé nº 371: ‘Xadrez 4D’ na Corte

    Crusoé nº 371: ‘Xadrez 4D’ na Corte

    Crusoé
    14.06.2025 06:24 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Khamenei nunca esteve tão fraco

    Khamenei nunca esteve tão fraco

    Duda Teixeira
    13.06.2025 17:32 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Macron acusa Irã de desestabilizar o Oriente Médio

    Macron acusa Irã de desestabilizar o Oriente Médio

    Crusoé
    13.06.2025 16:59 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé
    o antagonista
    Facebook Twitter Instagram

    Acervo Edição diária Edição Semanal

    Redação SP

    Av Paulista, 777 4º andar cj 41
    Bela Vista, São Paulo-SP
    CEP: 01311-914

    Redação Brasília

    SAFS Quadra 02, Bloco 1,
    Ed. Alvoran Asa Sul. — Brasília (DF).
    CEP 70070-600

    Acervo Edição diária

    Edição Semanal

    Facebook Twitter Instagram

    Assine nossa newsletter

    Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

    Crusoé, 2025,
    Todos os direitos reservados
    Com inteligência e tecnologia:
    Object1ve - Marketing Solution
    Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso