A justificativa do governo Doria para não revelar os gastos com a vacina
Embora tenha repassado 85 milhões de reais para a Fundação Butantan desenvolver a vacina contra a Covid-19 em São Paulo em parceria com o laboratório chinês Sinovac, o governo de João Doria (foto) não revelou ao Tribunal de Contas do Estado os custos da compra de 6 milhões de doses da Coronavac e da matéria-prima...
Embora tenha repassado 85 milhões de reais para a Fundação Butantan desenvolver a vacina contra a Covid-19 em São Paulo em parceria com o laboratório chinês Sinovac, o governo de João Doria (foto) não revelou ao Tribunal de Contas do Estado os custos da compra de 6 milhões de doses da
Coronavac e da matéria-prima para produzir outras 40 milhões no estado.
O questionamento foi feito à Secretaria da Saúde pelo conselheiro Dimas Ramalho, relator das contas anuais do governador no TCE e responsável pela fiscalização dos gastos estaduais com a pandemia. Em resposta ao tribunal, a pasta e o Instituto Butantan, que é vinculado ao governo, afirmaram que não era possível revelar os gastos à corte porque os pagamentos das vacinas são feitos pela Fundação Butantan, que é uma entidade privada.
O argumento não convenceu o conselheiro, que vai voltar a notificar o governo Doria dando prazo de cinco dias para esclarecer os custos com a Coronavac. Segundo Dimas Ramalho, em 2012, a Fundação Butantan foi reconhecida pela corte como um órgão de apoio às atividades exercidas pelo Instituto Butantan e, por isso, o governo "não pode se abster de prestar os esclarecimentos requisitados".
Além disso, afirma o conselheiro, "ambas as entidades assinaram a referida parceria com a empresa Sinovac, em manifesto interesse do governo do estado".
O Instituto Butantan iniciou esta semana a produção da Coronavac em São Paulo, e aguarda a conclusão da fase três de testes para solicitar o uso emergencial da vacina à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. As primeiras doses importadas da China chegaram em novembro. A previsão do governo paulista é iniciar a campanha de vacinação no estado em 25 de janeiro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Suzana Júlia Grothe
2020-12-14 16:36:38João Dória é perigo! A Imprensa séria deve ficar de olho e em cima desse sujeito oportunista e sedento de poder. O dinheiro é público e é claro que a devida satisfação deve ser totalmente dada às autoridades e à sociedade.
José
2020-12-14 10:56:34Ai tem coisa de muito roubo , não quer revelar, CADÊ O STF
Jaime
2020-12-14 06:32:50A Fundação Butantan é privada, mas o dinheiro investido é público. Que raios de justificativa foi esta de Doriana?
Edmundo
2020-12-13 20:26:37Porque ele já não toma a vacina. Se a vacina não é aplicada na CHINA! Este louco que fazer povo Paulista de cobaia!!!
SYLVIO
2020-12-13 19:54:24Nau Sem Rumo...
Jose
2020-12-13 18:22:51Por que este país cada dia fica pior com corruptos e a justiça passa só a mão!!!!
Max
2020-12-13 17:39:12Órgão do Estado associado ou não a fundações privadas transferir recursos públicos e não prestar conta dos mesmos é no mínimo uma afronta ao princípio da transparência. Uma uma falta de respeito para com os contribuintes representados pelos órgãos de fiscalização.
Alberto, o de sempre
2020-12-13 15:55:13E tem gente que ainda defende esse vagabundo-canalha-traidor e mentiroso. A única coisa que ele tem em mente é a presidência da república em 2022. Como todo insano ainda não percebeu que não se elege mais pra nada, nem pra síndico de puteiro.
Eduardo
2020-12-13 14:38:28O Estado, via Tribunal de Contas, não investiga ou faz de conta que investiga essas tais fundações “privadas de interesse público”, onde acontecem muitas vezes ( e botem muitas nisso) coisas que até deus duvida. Isso na grande maioria! Seria interessante que a Sociedade Brasileira por seus mecanismos de poder investigasse, nessa altura do campeonato, porque o TC está investigando, agora, um contrato do Butantã? Excesso de cuidado com o covid? E a midia, porque embarcar nisso?
Osvaldo
2020-12-13 12:10:52Cadê o MINISTÉRIO PÚBLICO? Está debaixo das benesses do Governo do PSDB???