Nelson Jr/SCO/STF

A jogada ensaiada de Gilmar e Humberto Martins na ofensiva contra a Lava Jato

27.04.21 07:33

Após sucessivos adiamentos, o ministro Gilmar Mendes (foto) pautou para esta terça-feira, 27, na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal, o julgamento de uma reclamação que pode anular as denúncias feitas pela Lava Jato do Rio no ano passado contra 26 advogados acusados de desvios de 151 milhões de reais do Sistema S, por meio de contratos com a Fecomércio fluminense.

No rol de denunciados estão Cristiano Zanin e Roberto Teixeira, advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Frederick Wassef, advogado da família do presidente Jair Bolsonaro, e Eduardo Martins, filho do atual presidente do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins. Todos negam as acusações de lavagem de dinheiro, peculato, tráfico de influência e exploração de prestígio.

O julgamento desta terça-feira deve marcar o início da ofensiva de Gilmar contra os procuradores da extinta força-tarefa da Lava Jato do Rio e o juiz Marcelo Bretas. Como mostrou Crusoé em março, na edição 151, depois de trabalhar para implodir a Lava Jato de Curitiba, com o julgamento da suspeição do ex-juiz Sergio Moro, Gilmar voltaria sua mira para o braço da operação que mais se aproximou dos esquemas no Poder Judiciário.

Gilmar não está só nesta missão. No fim de março, o presidente do STJ, Humberto Martins, solicitou e obteve o compartilhamento de informações de um inquérito aberto na própria corte para investigar Bretas e os procuradores do Rio que deflagraram em setembro Operação E$quema S, a mesma que denunciou o filho do ministro e os advogados de Lula e Bolsonaro.

Martins quer juntar essa investigação sobre a Lava Jato do Rio ao inquérito que ele instaurou de ofício, em fevereiro, para investigar os procuradores do Paraná por “suposta tentativa de intimidação e investigação ilegal dos ministros da corte”, com base nas mensagens hackeadas da extinta força-tarefa de Curitiba. Este inquérito foi suspenso pela ministra Rosa Weber, a pedido da defesa dos procuradores.

A investigação contra os procuradores do Rio no STJ teve início por decisão do próprio Humberto Martins. Em dezembro, ele acolheu uma reclamação feita pelo advogado Nythalmar Dias Ferreira, que era alvo de inquérito no Rio por suposto tráfico de influência e exploração de prestígio junto ao juiz Marcelo Bretas e procuradores da força-tarefa. Nythalmar pedia para que os investigadores também fossem incluídos como suspeitos na apuração.

O nome de Nythalmar já foi citado mais de uma vez por Gilmar Mendes para levantar suspeitas sobre a atuação dos procuradores da Lava Jato do Rio, que chegaram a pedir a suspeição do ministro em setembro do ano passado para julgar casos relacionados à Operação E$quema S, porque um dos réus — o advogado Caio Rocha — é casado com uma sobrinha de sua mulher, a advogada Guiomar Feitosa, e fez transações financeiras e imobiliárias com o cunhado do ministro nos últimos anos.

Apesar do pedido, que continua até hoje sem decisão no gabinete do presidente Luiz Fux, Gilmar deferiu uma liminar em outubro suspendendo toda a operação e proibindo o juiz Marcelo Bretas de tomar qualquer decisão nos processos envolvendo o filho de Humberto Martins e os advogados de Lula e Bolsonaro. É exatamente o mérito desta liminar que será julgado na sessão da Segunda Turma do Supremo nesta terça-feira.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. As investigações contra Todos os advogados sob suspeitas tem que caminhar até o fim . As acusações são gravíssimas e não podem simplesmente serem canceladas devido ao envolvimento de pessoas consideradas importantes.

  2. As histórias moderna e contemporânea não registram mudanças profícuas de uma nação sem participação da imprensa. Cansei de criticas. Que façamos propostas concretas para que a renovação ética se efetive. Pela aprovação de EC que altere a composição e os critérios de acesso do STF para 27 membros, um por cada UF, eleitos em Colégio Eleitoral para mandato de 10 anos. Os que lá estiverem poderão permanecer pelo que faltar ao cumprimento deste prazo. Namastê!

    1. Perfeito comentário! Devemos juntar nossas vozes para exigir uma EC alterando com URGÊNCIA o critério de acesso ao STF.

  3. Com os milhões que estão correndo e com parabéns aos advogados do lula mais STJ juntos e unidos o que vocês esperam da segunda turma do Deus Gilmar e sua tropa? querem o que? justiça? estão de brincadeira né , isso é Brasil gente.

    1. Sim, a competência é dos senadores, mas esperar dessa turma onde todos tem um problema com a justiça, perca esperança ,somente com uma renovação de 2/3 para mudança na forma de preencher novos ministros do STJ E STJ

    2. Nosso foco tem q ser nos senadores, q são os q podem fiscalizar o STF sem um Senado atuante nada mudará .!!!

  4. Às vezes penso que vivemos num mundo criado por Dali, onde os votos do STF se parecem com uma pintura de Miró e as sentenças, uma coleção de Pollock...

    1. Nas atuações dos asquerosos togados pode-se enxergar qualquer coisa, menos arte!

  5. E mais..! Quem manda no STF é o Senado, se o Senado é podre...o q esperar do STF...?? Mais culpado de tudo é o SENADO..! Enquanto não corrigir a " rota" do Senado, o STF continuará como está..! Senhores vamos escolher bem o senadores..!

  6. País onde a justiça é podre não vai evoluir nunca. Agora como fazer para que depois que apodreceu seja possível fazer uma renovação com indivíduos integros? Impossível! Estamos fodidos! É foda ficar sem esperança com essa porra toda empoleirada no judiciário até completar 75 anos. Puta Que Pariu!

  7. A fúria anti qq investigação de corrupção, permite imaginar que muita gente nas cortes superiores tenha o rabo sujo com desvios éticos. É improvável que tenha havido tantos problemas no Executivo e no Legislativo e o Judiciário tenha passado ileso. Amigo do Amigo de Meu Pai era um delírio de M Odebrecht? Tantos amigos de Gilmar deixam de ser investigados por decisão exatamente de Gilmar? Não sei...parece estranho. Pelo menos os casos de amigos notórios, Gilmar não poderia se declarar suspeito?

    1. Amigo um ministro ficar 30 anos no cargo, vai ter tempo de fazer todo e qq serviço da formar a se favorecer e aos seus..! Q empresa alguém fica 30 anos Na mesma função. Isso só pode dar errado. A culpa é mais da estrutura do q das pessoas.! Senador tb não pode ser reeleito, pois ficará 16 anos com mandato, é muito tempo tb, é cagada na certa.

  8. O Senado tem q impor mandatos aos ministros e fazer q todas as decisões do STF seja do colegiado todo, nada de 11 STF e nem esse negócio de turmas. O STF é corte constitucional, questões criminais devem para no STJ.

    1. Caso Moro não queira se candidatar à Presidência, torço para que vá para o Senado.

  9. Não tenho dúvida de que nenhuma ação contra membros do judiciário ou advogados não irá prosperar no stf, seja na segunda turma ou mesmo no colegiado inteiro. Seria uma tarefa para o legislativo, porém os chefes do legislativo têm o "rabo preso" em ações, então não se pode esperar nada.

  10. Será que tem algum brasileiro que ainda acredita no judiciário? Um país que não tem um judiciário confiável não tem como prosperar. Lamentável.

  11. Estão jogando o país para a baderna e o resultado final pode não ser nada agradável. Já passou da hora de o povo voltar as ruas e impedir que psicopatas dominem a nação.

    1. Hoje o inocentado pela segurança turma é mais um atestado de culpa que de inocência, infelizmente.

  12. Nossa 3a via tem q ter MORO na chapa, pelo menos como vice. A corregedoria do judiciário é uma farsa pq estimula a bandalha. Tem q acabar a impunidade. Uma cpi da lava toga seria bem vinda. Seria uma glória ver gilmar e Levandowski na cadeia.

  13. Quanto tempo passará até que o povo volte às ruas contra esses inimigos do país? Na forma de carreata ou de qualquer outra forma. Seremos eternamente um país de covardes?

    1. O STF deu poder ao governadores e prefeitos para promoverem o isolamento do povo, justamente para evitar manifestações. Eles são maquiavélicos.

    2. O STF deu poder ao governadores e prefeitos para promoverem o isolamento do povo, justamente para evitar manifestações. Eles são maquiavélicos.

  14. Já passou da hora de algum Ministro do STF reagir contra o ESPÍRITO DE CORPO, mesmo que tenha que bancar o ESPÍRITO DE PORCO...

  15. Bolsonaro abandonou o combate a corrupção. O país está entregue aos bandidos de todas as ideologias e em todos os poderes. Dia um povo enganado e acovardado.

  16. Essas imundícies que decidem contra o povo e protegem seus patrocinadores....estamos na podridão que é o Brasil e a Suprema Vergonha Nacional proterora de bandidos

  17. Tudo parte do acordão. Bozokid e Lularapio livres. É o famoso troca-troca entre os bozolulistas. A Lava-jato é o que une os dois grupos de seres bestiais e delinquentes!

  18. O CABARÉ DO GILMAR MENDES VAI LIBERAR MAIS FILHOS DE JUIZES E ADVOGADOS CORRUPTORES E CONDENAR INVESTIGADORES E O JUIZ BRETAS DO RIO, É MUITA GRANA QUE O GILMAR ESTÁ GANHANDO. FORA GILMAR!!!! IMPEACHMENT NELE. O MAIOR BANDIDO DE TOGA DO MUNDO!!!!!!!!

  19. Mais um teatro montado onde o roteiro já previsto é a proteção aos corruptos, para que tanto dispêndio de tempo e dinheiro para um resultado óbvio.

    1. Ah! Esse bosta, de uma forma bem sutil, já deve estar pagando. É um tipo obscuro que não pode aproveitar a luz do sol. Só consegue circular pelos sombrios túneis de Brasilia ou então, escondido dentro de carros blindados...

    2. Ahhh Gilmar Mendes....... vc vai queimar nas profundezas do inferno

  20. Alguns ministros do STF e alguns desembargadores dos STJ estão destruindo a dignidade do povo brasileiro. O sistema de indicação dos ocupantes desses tribunais e tempo de permanência em seus respectivos cargos tem de ser modificados imediatamente. Infelizmente, o que vemos é um verdadeiro conluio entre os Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo para manter a "impunidade" e a " corrupção" para enriquecimento próprio e manutenção de poder. Acorda Povo Brasileiro!

    1. infelizmente nosso povo é troxa e burro. Povo sem cultura é assim, aceitam tudo passivamente desde que não seja ele.

  21. As cortes ( TRIBUNAIS, STJ e STF ) precisam ter um órgão que as controle, critique e puna os membros envolvidos em traficâncias como essas. É um disparate um país ser dominado pelo crime organizado, que tomou de assalto os escalões decisórios de últimas instâncias, sob os olhares perplexos dos brasileiros comuns. Um cidadão comum, cujo processo de furto de uma bermuda, um pedaço de carne ou um pão chega a essas cortes, invariavelmente é condenado.

  22. Entra em cena novamente o empresário travestido de juiz do Supremo, o infálivel João Plenário, tendo como coadjuvantes: Lewan - somente para os íntimos e Carminha, recém admitida ao clube, artista novata, e amiguinha do ator principal. Todos juntos e misturados para proporcionar aquilo que todo mundo já sabe - o enredo coerente e decorado - "São só delações e ninguém tem culpa no cartório". È preciso mudar o enredo, esse espetáculo ja cansou o público brasileiro. Pobre Brasil!

    1. Esqueceu do Kassio que entrou firme nesse time.

  23. Alguém tem que parar o INSUSPEITO Gilmar Barata. Faz tempo q ele vem abusando do poder legal e moral. Pra ele SUSPEIÇÃO nao existe?

  24. Que homem perverso! Espero que a turma da Lava Jato reaja de alguma forma e pare de apanhar calada. Já que o Gilmar usa todos os meios ilícitos e ilegais, os procuradores e o delegado deveriam fazer o mesmo. Guerra é guerra. MS

  25. A quadrilha é grande e o resultado de hoje é de se esperar. Alguém duvida? O STF afundando ainda mais o Brasil e dando insumos e garantias para que a corrupção se fortaleça.

    1. Meu Deus ! Meu Deus! Até quando esses amaldiçoado vai mandar no povo que o remunera muito bem? Vamos as ruas com carreatas contra essas pessoas que exalam e fazem o mal

    2. Que homem asqueroso! Ele está aproveitando a pandemia que nos impede ir para as ruas e está “passando a boiada “. Até quando meu Deus ?

Mais notícias
Assine agora
TOPO