A falta de razão do Planalto ao atacar Crusoé
Em nota enviada nesta sexta-feira à redação, o Palácio do Planalto afirma que “algumas informações” publicadas por Crusoé “parecem se confundir com antigos textos da revista Contigo”. O texto oficial, sem assinatura e com a qualidade típica do governo de Michel Temer, faz um apanhado de reportagens e notas recém-publicadas para atacar a revista e,...
Em nota enviada nesta sexta-feira à redação, o Palácio do Planalto afirma que “algumas informações” publicadas por Crusoé “parecem se confundir com antigos textos da revista Contigo”.
O texto oficial, sem assinatura e com a qualidade típica do governo de Michel Temer, faz um apanhado de reportagens e notas recém-publicadas para atacar a revista e, por consequência, seus profissionais: “Tratam mais de enredos de fofoca do que realidade”.
Confira:
“A Crusoé é recente no mercado brasileiro de revistas digitais. Mas algumas informações que publica parecem se confundir com antigos textos da revista Contigo. Tratam mais de enredos de fofoca do que de realidade. A nota “Temer e a mala de R$ 5 milhões” é completamente fora da realidade, maliciosa e sem base em fatos. Sua resultante é uma negativa categórica da fonte citada de forma irresponsável, que nega um boato sem nenhum fundamento. O título induz a um raciocínio que não se confirma no desenrolar do texto.
Depois cita críticas do presidente ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Não é verdade. E se baseia novamente em fofocas, intrigas e boatos disseminados por falta de assunto de relevo para publicar.
Depois procura demonstrar contradições no depoimento de Maristela Temer, que inexistem. Mas as contradições da investigação são ignoradas. A principal delas é que o inquérito é para investigar o decreto dos portos, publicado no ano de 2017, e que teria gerado benefícios ao presidente. Aponta o suposto pagamento a amigo do presidente durante o período eleitoral de 2014, três anos antes da publicação do decreto. E relacionam testemunha que fala ter recebido pagamentos pela obra já em 2013, ou seja, com quatro anos de antecedência à publicação do ato no Diário Oficial. Ao inquérito faltam pé, cabeça e tronco. É matéria de pura especulação.
Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República”
Crusoé reafirma todas as informações publicadas. E faz algumas observações, pela ordem.
O “boato sem nenhum fundamento” é objeto de uma investigação oficial, sob a presidência de ministro do Supremo Tribunal Federal, em que o presidente da República é, mais uma vez, investigado por corrupção.
Se os comunicadores que se manifestam em nome do Planalto (repita-se, sem assinar o que escrevem) tivessem no palácio o trânsito que se exige da função, talvez estivessem mais bem informados sobre o que se conversa nos gabinetes mais importantes do governo de que fazem parte.
As contradições que, segundo a nota oficial, “inexistem” no depoimento da filha do presidente estarão devidamente elencadas no relatório final do inquérito que o investiga.
O texto aproveita para também atacar, por tabela, o trabalho da Polícia Federal, ao dizer que “ao inquérito faltam pé, cabeça e tronco”. Trata-se de algo que deve ser discutido em outro foro, evidentemente. Não parece ter faltado aos advogados de Michel Temer oportunidade para encerrar a investigação, se razão tivessem.
Não fossem a sua debilidade e o dado concreto de que tem à frente o presidente mais impopular de todos os tempos, o próprio governo talvez evitasse os ataques rasos, em redação escolar, e se desse conta de que, em todos os casos, o problema está dentro do palácio — e não fora dele.
A seguir, listamos os textos a que se refere a nota redigida pelos brilhantes auxiliares do presidente da República:
- Temer e a mala de R$ 5 milhões
Sim, senhores, Crusoé é recente no mercado brasileiro. É uma novidade. É independente. E é por isso que não se submete às vontades e aos caprichos dos poderosos de plantão. Foi justamente para fazer o oposto que chegamos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Joderli
2018-07-27 09:22:53Parabéns, pelo trabalho investigativo e pela independência da revista. Os políticos que criem vergonha na cara e procurem ser honestos.
Luis
2018-07-12 09:39:09...mas que a relação entre as datas das “vantagens recebidas” e a publicação do tal decreto não faz o menor sentido acho que não dá p/negar
MARIA
2018-07-08 16:42:44👏👏👏👏👏Para Crusoé
Erico
2018-07-08 16:37:01Parabéns!!! Dedo na ferida de quem for.
Ilda Marrocos
2018-07-08 14:30:57BRAVISSIMO !...
Valeria
2018-07-08 12:00:22Mandaram muito bem, Crusoé! Continuem, pois notas como essa da "assessoria da preaidencia" (sem assinatura) indicam que vcs estão no caminho certo! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Fernando
2018-07-08 11:00:23Carregar "defunto" pesa
JOSÉ
2018-07-08 09:56:47Bom, então também sou "novato" com meus 5.6 vividos, e assim, "novatos" apesar do TIME EXPERIENTE, que continuem me representando e dando a real situação (não versão) dos fatos. Vamos nessa sempre. Abraços CRUZOÉ, pela imparcialidade.
Lenice
2018-07-08 09:49:44Se dê o respeito senhor Temer. Fique quieto ou assuma as falcatruas.
Spy
2018-07-08 09:44:28Sou um dos que odeiam o governo Temer , mas nesta parada eles tem razão , vocês são mesmo um lixo da pior qualidade , daqueles que nem urubu pousa . Me baseio no que eu li sobre o Ciro gomes . Moro no Ceará ha 64 anos e sei que ele não é nada do que vocês falaram . São uns vermes mentirosos , maldosos. preconceituosos e arrogantes, por isso cancelei minha assinatura desta porcaria .