Foto: Anderson Riedel/PR

A despeito de apoio a Bolsonaro, policiais têm perdido batalhas no governo

28.08.21 17:58

O presidente Jair Bolsonaro desagradou aos policiais na tramitação das reformas e não tirou do papel promessas como a criação de um programa habitacional com foco na categoria. Boa parte das forças de segurança, entretanto, mantém apoio ao chefe do Planalto. Alheios aos regramentos militares e com a leniência de comandantes, alguns grupos mais radicais de PMs se organizam para inflar as manifestações pró-governo no Sete de Setembro.

Lideranças da categoria reconhecem que Jair Bolsonaro frustrou as expectativas de policiais, sobretudo por conta de vetos da equipe econômica a benesses incompatíveis com a situação de penúria dos cofres públicos. O desapontamento começou na reforma da Previdência, que elevou as alíquotas de contribuição dos militares, e se consolidou na tramitação da PEC Emergencial. A proposta congelou os salários do funcionalismo, tirou a pressão das forças de segurança por reajustes nos estados e ajudou os governadores a conter princípios de rebelião.

Mais recentemente, os policiais tentaram, sem sucesso, ser poupados na proposta de reforma administrativa. Então por que eles mantêm apoio expressivo ao presidente da República? “É o medo de a esquerda voltar ao poder”, resume o líder da bancada da bala na Câmara dos Deputados, Capitão Augusto, do PL. “Temos insatisfações com relação ao governo, sim. Mas a esquerda trabalha contra o encarceramento de marginais, não apoia projetos que fortalecem as instituições policiais e se mostra favorável à extinção das PM’s”, justifica o deputado, que descarta os riscos de insubordinação e afirma que o apoio de policiais ao governo será manifestado sem desrespeito aos regramentos militares.

“Policiais são de maioria conservadora em todo o mundo. Bolsonaro se aproveita disso para tentar mostrar que valores estariam se degenerando. Ele sempre fez isso como deputado e está fazendo como presidente”, argumenta Renato Sérgio Lima, presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e professor do Departamento de Gestão Pública da FGV. “As PMs vivem uma contradição: são reguladas por normas federais, mas quem as controla são os governadores. E quem tem dois chefes não tem chefe nenhum”, acrescenta.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A Polícia é importantíssima para promoção da segurança. É órgão de Estado e serve o TOTAL da sociedade. Não pode se envolver com projetos de poder de A, B ou C. Manter-se distante da política e restritos aos seus papéis constitucionais. Precisamos melhorar nossas polícias, inclusive salários. A dinâmica atual é ruim para todos.

  2. 1- Os militares e sobretudo às forças de segurança, tem uma função muito nobre na nossa sociedade. Os bons policiais arriscam a vida diariamente em prol da segurança do cidadão, enquanto nossas Forças Armadas nos protegem de inúmeras ameaças externas e internas. Dito isso, analiso a contradição desses profissionais ao defenderem o Bolsonaro. Obviamente ñ me refiro ao militar, pai do auditor do TCU, que entregou o relatório mentiroso do filho para o Bolsonaro, pois chega a receber 130 mil/mês.

    1. 6- Ainda boicotou a compra das vacinas, como ficou evidenciado na negociação com a Pfizer. Só adotou uma postura ativa na compra das vacinas, quando apareceu às negociatas da Covaxin e da Davati. ISSO SÃO FATOS. E CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS. Moro 2022 🇧🇷

    2. 5- Júlio, é ponto pacífico que o Bolsonaro é o culpado por sermos o 2° país no mundo, com mais mortes por covid. Primeiro ele adotou como estratégia a imunidade de rebanho pela contaminação (que se fosse levada a ferro e fogo como ele queria, teria ceifado mais vidas ainda). Depois ele propagou medicamentos ineficazes, não por acreditar neles, mas para criar demanda para um ESQUEMA ESPÚRIO, em que muitos ganharam muito dinheiro.

    3. 4- Não precisamos de uma polícia que mata indiscriminadamente, MESMO PORQUE, NESSE PONTO, BOLSONARO RELATIVIZA. Se bandido bom é bandido morto para ele, o que dizer da relação do Flávio Bolsonaro com o miliciano Adriano da Nobréga? Com Moro, o melhor Ministro da Justiça e Segurança Pública que tivemos, teremos uma polícia eficiente, que atenderá da melhor forma possível, às demandas da nossa sociedade. Com Moro Podemos Mais 🇧🇷

    4. 3- Nyko, o governo do FUTURO PRESIDIÁRIO Bolsonaro, trabalha a todo vapor para a volta do EX-PRESIDIÁRIO Lula. Analisa a investida do Centrão contra o Moro, que atinge em cheio categorias de parlamentares que serão oposição ao MAIOR CORRUPTO do Brasil. Bolsonaro já jogou à toalha, agora abriu de vez a porteira da esculhambação, como o filho 04 ir morar numa mansão, levantando suspeitas, que o Bolsonaro recorre a mesma artimanha do petista, uso de 🍊. 

    5. Kkkkkk. Ou o Júlio é doente ou ele é delinquente. Mentira de esquerdista? Somente um ser doente inventaria isso. O que eu falei está comprovado por inúmeros estudos. Além disso está tudo documentado. Bozo promoveu eventos de contaminação em massa para espalhar o vírus no início da pandemia, boicotou seus ministros, tentou intoxicar a população com remédios inócuos, trouxe novas cepas do vírus para o Brasil e, por fim, atrasou o quanto pode o acesso da vacina para a população. Quer mais?

    6. Julio —Mentira? Ou você é debilóide ou você é cúmplice do genocídio. Está tudo documentado. Desde a promoção de eventos de contaminação em massa no início da pandemia, passando pelo boicote aos seus próprios ministros e tentativa de intoxicação em massa da população com eventos inócuos, e terminando com a campanha atriz contra as vacinas. Tudo documentado. Bozo é o maior genocida do planeta. A corte de Haia o espera. É tudo uma questão de tempo!

    7. José, essa mentira lavada que vcs esquerdistas querem colocar no PR de genocida - 600 mil - não cola e nunca vai colar. Mude para a próxima vai. A população não é besta nesse nível. Fale a verdade ou cale a boca vai.

    8. Verdade Paulo. Quem tem como trabalho defender a população brasileira não pode, de forma alguma, apoiar o Bozogenocida, uma criatura nefasta que matou mais de 600 mil pessoas. Creio que somente os maus policiais e militares apoiam o genocida, para o desespero do Nyco Penyco. Nyco Penyco! Nyco Penyco!

    9. O PR Bolsonaro sempre foi contra toda essa promiscuidade judiciária que insiste em proteger a bandidagem, ele levantou essa bandeira desde que entrou para a política e, por isso mesmo, ELE sempre foi admirado e apoiado pelas FFAAs e auxiliares. Bolsonaro 2022, a última TRINCHEIRA contra o comunismo.

    10. O PAULO Palhaço não quer abordar o excesso de direitos concedidos às "vitimas da sociedade", fala aí, palhaço. Fala aí também como seria viver num estado sem policiais, bandeira esta, da esquerda. Por quê assassinos tem que receber bolsa presidiário? Por quê policial tem que pedir "permissão para atirar em bandido", caso contrário será processado. Por quê o Fachin proibiu a PM de subir morros alegando a pandemia? Por quê a polícia prende a bandidagem e no dia seguinte estão todos livres?

    11. 2- Bolsonaro foi militar por conveniência e é do Centrão por sua falta de caráter. Agora ele assiste a investida do Centrão contra os militares, PM e outras categorias, com um certo casuísmo, pois se curvou a volta ao poder do ex-presidiário Lula, e ajuda o maior corrupto do Brasil nesse sentido. O Centrão mira o Moro e acerta aliados dele, com a ajuda dos evangélicos, q ao contrário dos policiais, estão satisfeitos com o perdão da dívida de 1,4 bi que tiveram. PMs e Militares agora é Moro 🇧🇷

    1. nossa polícia está entre as que mais matam no mundo. querer excludente de ilicitude só na cabeça se desmiolados como você.

Mais notícias
Assine agora
TOPO