Eduardo Knapp/Folhapress

A decisão que apaga os rastros da Odebrecht no Judiciário

17.01.21 10:00

Anuladas pela Justiça Federal em Brasília, as provas colhidas pela Operação Carbonara Chimica, a 63ª fase da Lava Jato, eram tidas como um dos mais férteis caminhos abertos pela força-tarefa do Paraná para investigar supostos crimes da Odebrecht no Judiciário. Para além de livrar ex-ministros petistas, a decisão devolve a chefões jurídicos da empreiteira um vasto material apreendido pela PF e ainda impede que os documentos sejam anexados a outros inquéritos.

Deflagrada em agosto de 2019, a Carbonara Chimica tinha como base a delação de Marcelo Odebrecht sobre supostos pagamentos a políticos, entre eles os ex-ministros Guido Mantega e Antonio Palocci, para influenciá-los na edição das medidas provisórias 470 e 472, que concederam benefícios fiscais à Braskem, o braço petroquímico da empreiteira. Também foram alvos os advogados Nilton Serson e Maurício Ferro. Este último é genro de Emílio Odebrecht e ex-vice-presidente jurídico da empreiteira — como tal, era responsável por cuidar dos assuntos mais espinhosos do grupo nos tribunais.

A denúncia decorrente dessa fase da operação foi oferecida, inicialmente, pela Lava Jato em Curitiba. No entanto, tudo o que dizia respeito a ela foi transferido depois para a Justiça Federal em Brasília em razão sob o argumento de que não havia conexão com os crimes praticados na Petrobras.  Recentemente, o juiz federal Marcus Vinícius Reis Bastos já havia rejeitado a denúncia contra todos os acusados em uma ação decorrente da investigação. Agora, alegando que a  operação foi realizada por decisão de um juiz incompetente para conduzir o caso, ele afirmou que as provas são “nulas” e “ilícitas”. Ele rejeitou pedidos do Ministério Público Federal e da Polícia Federal para validar as provas após terem sido enviadas a Brasília.

Tanto Nilton Serson quanto Maurício Ferro nunca delataram, mas guardam segredos sobre as relações da Odebrecht no Judiciário. Essa é uma frente que passou ao largo da gigante colaboração premiada dos executivos da companhia. Na casa do ex-chefão jurídico da Odebrecht foram encontradas diversas chaves de criptografia que ajudavam a decifrar o sistema do departamento de propinas da empreiteira. Ele também mantinha um saldo milionário em contas na Suíça.

Serson chegou a receber 78 milhões de reais da Odebrecht. Os investigadores descobriram, ainda, que o advogado foi destinatário de um pagamento de 2 milhões de reais em um contrato que, em seu escopo, previa “monitoramento/manutenção dos votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal”, sem dar mais detalhes de como essa atividade seria desempenhada.

Ferro é um personagem essencial de relatos feitos recentemente à Lava Jato por Marcelo Odebrecht a respeito de ministros do Judiciário. Na edição 124, Crusoé mostrou o que o executivo falou, por exemplo, sobre sua relação com o ministro Dias Toffoli. O depoimento tratava de pagamentos a advogados próximos do ministro para manter uma relação com ele à época em que ocupou a Advocacia-Geral da União. Marcelo também relatou tentativas de aproximação com ministros do Superior Tribunal de Justiça.

Nos depoimentos, o empreiteiro deixava claro que Ferro, de quem virou inimigo figadal, é um personagem crucial para a Lava Jato caso a operação esteja interessa em avançar sobre as ligações da empreiteira com o Judiciário. A Procuradoria-Geral da República, até onde se tem notícia, nunca pediu uma investigação sobre os magistrados. Procuradores que ouviram Marcelo deixaram o Grupo de Trabalho da Lava Jato por discordar da postura de Augusto Aras em relação às investigações. Com a nova decisão da Justiça Federal de Brasília, apagam-se — provavelmente em definitivo — importantes rastros.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A Lava Jato, dsd o início, vem sofrendo ataques de gente graúda.Dpois da degola do Moro como ministro nada mais impede que o Brasil retorne ao status quo ante, com o establishment assumindo novamente o controle das coisas.Ainda vão conseguir transformar os mocinhos em bandidos e vice e versa.Tlvz pela miopia do povo brasileiro, que só consegue enxergar o que lhe esfregam na cara.E tem quem ainda acredite no velho discurso do "ou eles voltam"!Pra que?Não precisam voltar, o atual se mostrou capaz.

  2. Lamentável. isso comprova o quão corrupto é nosso judiciário,cujo qual anda de mãos dadas com o crime. Um país com um Judiciário desses nunca será honesto.

  3. Precisamos arquivar todos os nomes dos servidores que traem os interesses do país, para acobertar amigos ou parceiros. Uma justa Lista Negra de que não faz jus ao cargo que ocupa... Para, no futuro, cobrar - numa verdadeira Justiça - o prejuízo causado aos cofres públicos.

    1. ACHEI ALGO NOTÁVEL O CODINOME DO LEITOR DESSA REVISTA : "NERO SEM FÓSFORO". FICO IMAGINANDO ELE RISCAR O FÓSFORO!! JOSÉ ROBERTO.

    2. ACHEI ALGO NOTÁVEL O CODINOME DO LEITOR DESSA REVISTA : "NERO SEM FÓSFORO". FICO IMAGINANDO ELE RISCAR O FÓSFORO!! JOSÉ ROBERTO.

  4. QUADRILHAS PREMIADAS - OS SAQUES AO PAÍS CONTINUARÃO. CRIME SÓ NÃO COMPENSA PARA OS INCAPAZES DE ARCAR COM OS ALTOS CUSTOS DAS QUADRILHAS TOGADAS.

  5. E assim é o Brasil... Enquanto temos um dia histórico para comemorar no combate à epidemia, o judiciário continua nos envergonhando. Bons tempos da Lava Jato, que membros do judiciário, STF, STJ etc. fazem de tudo para destruir...

  6. E o pior é que o povo brasileiro paga o salário desse juiz para ele , com uma simples decisão, ofender o estado, a nação e povo!

    1. #Moro2022 para plantar, regar, cuidar a semente da mudança. Para colher replantar e estabelecer o ciclo irreversível das necessárias, essenciais mudanças para a dignidade do povo deste maravilhoso país.

  7. É Dr. Marcus Vinicius... não é todo juiz q nasce com coragem para desempenhar o seu papel com osvrigores da Lei! Por q o Sr. não se decidiu por uma outra faculdade? O conhecimento adquirido deveria ser sempre para realizar o bem, para enaltecer o trabalho das pessoas... neste caso, o esperado era o não à impunidade!!!!!

  8. Vergonha do sistema judiciario brasileiro em especial o STF, STJ, OAB. 2022 vamos dar um grande passa para reduzir a impunidade no brasil. Os juizecos jogam fora provas e etc que provam a culpa do ilícito e depois procuram as brechas nas leis criadas pelos 80% dos politicos de rabo preso com a justiça. Brasil não e para amadores, e so para bandidos profissionais. 2022 pela volta da Lava Jata 2.0 turbinada e fazer a limpeza do pais.

    1. Demora é trabalhoso e compensa, votar certo , precisamos de uma escola de votos.

  9. a julgar pelas manobras judiciais e dos corruptos de toga não vejo futuro pro Brasil!! seremos sempre a nação que nunca saiu do ovo!! pais do futuro e o Car.....o!! a vacina começou hj e nem sei se so isso salva a nossa população!! so manobras politicas e que envolvem intere$$es de togados e politicos!!

  10. Dura lex, sed lex. Mais do que nunca, a verdadeira face do sistema judiciário brasileiro expõe as suas entranhas. Justiça mesmo, é quimera. Pobre País.

  11. O brasileiro de bem fica atônito. Num dia vê o supremo dar crédito à diálogos raqueados, ou seja roubados e possivelmente manipulados, desde que seja contra a lava jato. Sendo os raqueadores ofereceram o produto roubado à quem quizesse comprar. A PF investigou e prendeu os bandidos. Noutro anula todo um trabalho de investigação feito pela PF, com os devidos mandatos judiciais, perdendo-se meses de trabalhos sérios e sob as leis. Daí por questão de foro JOGA-SE TUDO NO LIXO???? ANULA???

  12. Um grande conluio entre os três poderes da República, isso é começo da grande pizza, para todos os brasileiros que paga impostos, somos os palhaços, sustentadores dessa democracia de castas familiares. Uma grande pergunta que não quer calar, porque o Davi mafioso arquivou a CPI da lava toga?, etc... O botafoguense da lista da Odebrecht não pauta a prisão de 2° Instância, a redução dos supersalários do funcionalismo público, etc... resposta óbvia manutenção da impunidade, até qdo, Brasil??

  13. Parabéns ao advogado Carlos José Ribeiro do Vale, pelo seu texto e a coragem de torná-lo público na web. *STF* *OS PROSTITUTOS DE TOGA* Somente daqui a alguns anos a nação brasileira vai entender o tamanho do dano que o Supremo Tribunal Federal está fazendo com esse país. E estão fazendo isso por diversas razões. Uma delas é porque são um bando de egocêntricos apátridas embriagados pelo poder, psicologicamente doentes, e que não têm grandeza moral para desempenhar o papel de juízes. Eles

    1. pra quer serve o STF, pra defender seus bandidos de estimação , não todos mais a maiorias agem como advogados é uma vergonha ,! realmente não existe em quem confia. lena

  14. como pensar em justiça num país onde a justiça apodreceu e passar a fazer parte das grandes organizações criminosas , onde os bons juízes trabalham até chegar na cúpula do judiciário , aí vem as canetada e tudo é cancelado como se não existisse povo.

    1. Operação Mãos limpas brasileiras fechando o cerco e finalizando a isenção dos integrantes do Judiciário e Supremo na Lava Jato! Brasil não mostrará a sua cara! Ganhou o mecanismo!

  15. A justiça criminal no Brasil é uma palhaçada. Festival de tecnicalidades que só protegem quem tem grana e advogados bem relacionados. Tudo volta ao que foi no passado. E o bolsonaro lambendo os beiços. Vergonha!!!

  16. Aproveitam pandemia de Manaus para na surdina acabarem com operação indispensável para moralizar o Brasil . Aras e políticos incluindo Bolsonaro não é de um país sério.

  17. Marcelo Odebrecht e Joesley Batista têm muitos figurões do Judiciário com os ilustres fiofós presos a coisas, digamos assim, pouco abonadoras. Não por acaso, o celular do Francisco de Assis, diretor da JBS continua guardado, talvez até com os dados apagados.

  18. A única prova cristalina que permanecerá válida serão as mensagens obtidas pelos hacker. Sem dúvidas as demais serão anuladas por serem ilegais.segundo um supremo provas colhidas com autorização judicial em investigação originada em denúncia anônima não valem. Mas dos hacker, valem.

  19. Vergonha geral, 2019 até começo de 2021 congresso, governo federal, STF e parte do judiciário não só desmontaram a lava jato como pioraram as leis, impunidade voltou com força.

  20. Pelo menos estamos conhecendo as caras dos chefões da grande gang que comanda o país, nos três poderes. Mas continuaremos a pagar a conta.

    1. E depois dizem que o poder emana do povo, coitado de nós, sabendo de tudo isso e não poder fazer nada.

  21. SOMOS AINDAS REPUBLICA DAS BANANAS. ESSA COLONIA AQUI VAI DEMORAR DE SER UMA PAÍS PORQUE OS HOMENS QUE ASSUME NÃO FAZEM NADA EVITAR DE CONTINUAR COLONIA! TRISTE

  22. Como todos têm um ou os dois pés na podre corrupção, o livramento é geral, amplo e irrestrito... Com os poderosos sujos que temos, resta afirmar: NO BRASIL 🇧🇷 O CRIME ENRIQUECE E COMPENSA...

  23. Triste país . Mas não vamos desanimar , os tubarões serão pegos mais cedo ou mais tarde . Eu creio , eu voto em quem combate à corrupção de verdade , eu luto para isso ocorrer

  24. Alguém tem dúvida de gente grauda do poder judiciário envolvida em corrupção, a operação faroeste flagrou desembargadoras e familiares em escândalos de corrupção. A lava toga é urgente urgentissima.

  25. Este governo não passará de 2022. O próximo PGR poderia pedir abertura de investigação? Terá prescrito? O bolsopetismo tem que acabar.

    1. Robinson não seja ingênuo! As escolhas do Bolsonaro foram para evitar o impedimento em andamento se ele não fechasse com os corruptiva do legislativo e judiciário para continuar no cargo! Até agora não conseguiu governar é só fez o que os Criminosos queriam!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO