A 'cristofobia' e a intolerância religiosa nos países árabes do Oriente Médio
Em seu discurso nesta terça-feira, 22, no plenário da Assembleia Geral da ONU, o presidente Jair Bolsonaro usou o termo cristofobia. "Faço um apelo a toda a comunidade internacional pela liberdade religiosa e pelo combate à cristofobia", disse. Em geral, entidades de direitos humanos não costumam usar a expressão, que ao pé da letra significa...
Em seu discurso nesta terça-feira, 22, no plenário da Assembleia Geral da ONU, o presidente Jair Bolsonaro usou o termo cristofobia. "Faço um apelo a toda a comunidade internacional pela liberdade religiosa e pelo combate à cristofobia", disse.
Em geral, entidades de direitos humanos não costumam usar a expressão, que ao pé da letra significa uma aversão à figura de Jesus Cristo. Para falar da reação negativa aos cristãos, os termos mais usados são extremismo religioso, perseguição ou intolerância religiosa.
Na transcrição oficial do discurso de Jair Bolsonaro, a palavra "cristofobia" aparece a dois parágrafos de distância de sua citação aos acordos de paz entre Israel, Emirados Árabes e Bahrein, os quais o presidente chama de amigos do Brasil. "A nova política do Brasil, de aproximação simultânea a Israel e aos países árabes, converge com essas iniciativas, que finalmente acendem uma luz de esperança para aquela região", disse Bolsonaro.
Segundo o ranking anual feito pela ONG Portas Abertas, os dois países árabes citados são considerados de elevada perseguição religiosa a cristãos. Os Emirados Árabes aparecem em 47º lugar na lista dos que mais os perseguem. Lá, muçulmanos que se convertem ao cristianismo podem perder o direito à herança, serem demitidos, forçados a casar ou a trabalhar de graça, segundo a Portas Abertas.
O governo impede que cristãos falem abertamente sobre sua religião e o proselitismo é ilegal. Em Dubai, apenas estrangeiros podem frequentar uma igreja, que fica ao lado de um hospital cristão. Mas sequer há crucifixos na fachada do prédio (foto). O Bahrein vem logo depois, em 59º lugar.
Israel não está no ranking. Quem aparece em 51º lugar são os territórios palestinos da Cisjordânia e da Faixa de Gaza, que estão sob controle da Autoridade Palestina e do grupo terrorista Hamas, respectivamente.
"Em algumas regiões do Oriente Médio citadas por Bolsonaro, a perseguição aos cristãos acontece de forma constante e sistemática", diz Marco Cruz, secretário-geral da ONG Portas Abertas no Brasil. "Esperamos que a atenção dada a esse assunto na ONU possa suscitar ações para a manutenção e a garantia de liberdades para todos, e que os acordos de paz um dia também possam levar em conta a causa dos cristãos perseguidos."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Heraldo
2020-09-23 16:53:21Jair devia esquecer essa religiosidade babosenta e se concentrar no que realmente é importante
Igor
2020-09-23 15:42:41Achei que nunca publicariam isso!
AIRTON
2020-09-23 14:15:07Esse Bolsonóquio jumento não sabe o que fala. E seus seguidores não sabem o que escutam.
Andréa
2020-09-23 14:13:53PORÉM,o mentiroso do Bolsonaro usa a fé cristã,como usou o combate a corrupção,e segurança pública pra curral eleitoral. Só restou ao CAPITÃO PINÓQUIO se passar por defensor do cristão e conservadorismo, o q só cego acredita ainda pq se juntou aos ladrões e derrubou a lava jato,pra livrar a corrupção familiar.
Wender
2020-09-23 12:12:51Nosso presidente está corretíssimo. O respeito deve prevalecer e isso é uma grande marca de Bolsonaro. Ah! O melhor líder deste país republicano.
Ney
2020-09-23 08:52:25Esse jumento corrupto fdp é o segundo maior embuste da história do Brasil.
Volf MS
2020-09-23 08:22:38Agora sim arrumamos um grande defensor do Cristianismo, é uma Bíblia em uma mão e um Treis Oitão na outra. Mas tá bão podia ser uma Glock e o 38.
Anselmo
2020-09-23 08:20:55Obrigado, Crusoé, por pelo menos trazer isso à tona. Jesus Cristo é perseguido por todos. Mas, Ele disse isso, então não me surpreende. Sou cristão, muito falho, tentando melhorar. Não importa o que as pessoas pensam de mim, mas sim o que Ele pensa de mim. Felizmente, Ele olha para nós sempre com um supremo ato de amor. Espero não ser hipócrita ao olhar Dele. Pelo menos não muito. Deus abençoe a todos!
Cláudio
2020-09-23 08:04:40Vejo tantos comentários estranhos que não posso acreditar que existe pessoas autônomas, com tempo para ficar comentando de forma imbecil, que não sejam financiados pelos partidos de esquerda. Concordo com os comunistas numa coisa: Realmente falta muito para Bolsonaro ser o PR que queremos. Falta ele tomar a atitude forte contra esta liberdade que a esquerdalha tem nos meios de comunicação e nas mídias sociais para falar tanta besteira.
Marcos
2020-09-23 07:52:43Parabéns presidente, pela coragem