Lula Marques/Fotos Públicas

O trunfo de Aras contra as forças-tarefas

28.11.20 16:03

Integrantes da cúpula do Ministério Público Federal afirmam que ficou mais difícil combater internamente a asfixia das forças-tarefas da Lava Jato e da Greenfield em razão de um recente trunfo obtido pelo procurador-geral da República, Augusto Aras (foto), no Conselho Nacional do Ministério Público, o CNMP.

Tanto a Lava Jato no Paraná, que investiga os crimes contra a Petrobras, quanto sua versão fluminense, que apura a organização criminosa de Sérgio Cabral, e a Greenfield, montada para combater fraudes em fundos de pensão, na Caixa Econômica e no BNDES, pediram prorrogação dos trabalhos por mais um ano, mas não tiveram resposta. O problema é que, mais do que nunca, essa decisão estará centralizada nas mãos do vice PGR, Humberto Jacques, e do próprio procurador-geral, que tem agido como algoz da Lava Jato, como revelou Crusoé em sua mais recente edição.

O poder foi conquistado por Aras a partir de uma decisão do conselheiro do CNMP Otávio Luiz Rodrigues Jr. Em setembro, o procurador-geral da República havia pedido para que Rodrigues Jr. derrubasse uma decisão liminar da subprocuradora-geral Maria Caetana Cintra prorrogando a Lava Jato de Curitiba por um ano. O conselheiro do CNMP afirmou, no entanto, que sequer haveria o que decidir a respeito, já que a liminar de Caetana “não existia juridicamente”. Na mesma decisão, ele disse que a competência para deliberar sobre o tema era única e exclusiva do procurador-geral.

Em gestões anteriores, era muito comum que o PGR, de fato, decidisse sozinho sobre o tema, mas as prorrogações sempre passavam pelo crivo do conselho. Esta segunda etapa, agora, pode ser ignorada por Aras. Desta forma, tanto a Greenfield – que já não tinha sequer um procurador exclusivo no caso -, como as forças-tarefas da Lava Jato, cujos prazos de funcionamento terminam em janeiro, correm o sério risco de serem extintas.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. As decisões "equivocadas", dessa marionete, se convertem em lances antecipados, ao leilão a vaga no STF, promovido pelo inescrupuloso "dono da caneta".

  2. Os 3 poderes FEDEM. Estamos quase sem Esperança. Bolsonaro é outra Fraude eleitoral. Quando vamos ter um Brasil com os Poderes da República DECENTES.

  3. Se o Congresso Nacional através do Senado não tivesse um presidente tão ruim algumas figuras de proa de nn república (c/ minúscula mesmo) estariam afastadas. Uma delas seria esse procurador q deveria levar junto pelo menos uns 4 ministros do atual stf. Que fase!!!!!.

  4. E os demais integrantes do Ministério Público Federal, bem quietinhos, sem nada fazer contra os desmandos do Aras e do CNMP - nem ao menos protestam. Ganham bem, então, por que se incomodar?

  5. Cadê os bozistas? Não eram eles que diziam que o bozismo fortaleceria a lava jato e que colocaria um fim na corrupção sistêmica do governo? Qual foi o resultado? O inverso! Lava jato foi exterminada e a podridão do líder deles veio à tona. Como tanta gente pode ser enganada assim?

  6. E ai populacao Brasileira, o que vamos fazer a respeito disso? lembrando a todos que o patrao do Brasil eh a populacao Brasileira, nao sao presidente, stf, cnmp, pgr, stj, politicos e etc. Quem manda no pais eh a populacao!!!! Vamos acabar com esse absurdo!!!!Chega de impunidade, chega de corrupcao, chega de casta superior que estao ali por causa do nosso voto.

  7. impressionante como essa gente age na maior cara dura a favor da criminalidade estrutural que há "neztepaiz"... Onde posso vomitar??

    1. Dr. SÉRGIO FERNANDO MORO urgente, pra erradicarmos essa marginalha predatória que arrasa com o NOSSO PAÍS!!!!

  8. Deixa ver se eu entendo: a lava jato pega ladrão. Esse sujeito não gosta e está contra a lava jato. Quer dizer, contra a nação, ou contra aqueles que pagam impostos e que são diuturnamente roubados. Tudo em razão de uma boquinha no stf. Mas acho que não leva. É falso demais. Nem nota de três reais se compara a essa figura caricata!!! O triste nisso tudo é ver a quantas anda o judiciário nesse País. É vergonhoso!!! Dá nojo!!

  9. ARAS, TOFFOLI, GILMAR MENDES, ALCOLUMBRE, RODRIGO MAIA e BOLSONARO: os DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO será nosso “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos!

  10. Este desmonte gradativo da Lava Jato tem um mentor maquiavélico- Jair Bolsonaro. O futuro o dirá. Se elegeu com a promessa de combater a corrupção e agora esfaqueia pelas costas indicando este energúmeno Aras para realizar o desmonte. O TEMPO É O SEMHOR DA RAZÃO J Walter

  11. Esse vagabundo do Aras está fazendo o que o enganador do Bolsonaro mandou ele fazer, ou seja, acabar com a Lava Jato ou qualquer outra operação de combate à corrupção. É um bandido protegendo seus comparsas. MORO 2022

Mais notícias
Assine
TOPO