Rogério Castro/Estadão Conteúdo

54% rejeitam privatização da Eletrobras, mostra pesquisa do Planalto

22.09.18 17:14

O cérebro do candidato Jair Bolsonaro para a economia, Paulo Guedes, diz que quer privatizar ao máximo as empresas estatais, incluindo a Eletrobras. Segundo pesquisas do Palácio do Planalto, essa proposta enfrentaria alta resistência popular — como percebeu o presidente Michel Temer, derrotado também nesse plano.

54% dos entrevistados se disseram contrários à privatização da Eletrobras. 36% foram a favor. A pesquisa, paga pelo Planalto, foi feita pelo Ibope Inteligência em maio. Os principais argumentos de quem rejeita a privatização são que a conta de luz aumentaria e que a empresa pertence ao Brasil.

Aliás, outra pesquisa da Presidência dá um retrato do que enfrentará o sucessor de Temer no Planalto: “O momento atual do país é de caos segundo todos os participantes. Percebem um país desestruturado, sem controle e sem perspectivas e demonstram receio sobre como será o futuro”, diz documento de junho do Instituto Análise.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Basta um Governo sério que tenha ao seu lado pessoas sérias, que forme um Ministério Técnico. O mais importante, mostrar a verdade para população, mostrando todo mal que estes “elefantes brancos” causam ao povo Brasileiro. Quando isso for feito, o número que apoiarão as privatizações será de 80%.

    1. Se o debate for técnico, pode-se descobrir que a privatização da Eletrobras seja apenas o equivalente a "tocar fogo no sofá". Uma coisa é certa, se privatizar, quem comprar estará fazendo "um negócio da China", pois energia elétrica é uma fonte inesgotável de lucro. Quem me dera ter dinheiro pra comprar!!!

  2. Esse assunto de privatização deve ser melhor esclarecido para a população. Ela precisa saber dos benefícios da privatização e a falácia do setor estratégico deve ser desmontada.

  3. Pesquisas totalmente dissociadas da realidade e super tendenciosas. Essa é mais uma encomendada por quem não quer privatização de jeito nenhum. Pode e deve privatizar sim. Acabar com os penduricalhos é essencial, é mais que necessário.

  4. Veja o que se tornou Volta Redonda comparado às cidades vizinhas: Barra do Piraí, Valença, Vassouras, Barra Mansa, Porto Real e etc., desde a privatização da CSN. No início da década de 90 VR era uma Barra do Piraí melhorada. E só não está melhor ainda pois a mentalidade existente no Brasil macro está presente também no Brasil micro. Os ratos públicos contaminam todo o país com suas ratices demagógicas em nome da "justiça social". Definitivamente, o maior inimigo que temos, chama-se: ESTADO.

  5. Eu acho que existe uma máfia da pesquisa. Não estou discutindo o resultado das pesquisas, mas simplesmente o FAZER pesquisa. Rola muita grana para quem faz a pesquisa e para quem a contratou. O negócio é FAZER pesquisa...

  6. Mentira. Não me intrevistaram e sou totalmente a favor da privatização, não só da da Eletrobrás como de TODAS as empresas estatais.

  7. Creio que há uma diferença muito grande entre uma privatização comandada por Michel Temer e outra por Jair Bolsonaro e Paulo Guedes. Certamente por duvidar da integridade do primeiro, eu também não aprovaria, o que provavelmente influenciou na referida pesquisa - juntamente com a falta de legitimidade dele perante a turma do "É GÓPI" (que o elegeram vice da Dilma). Sem falar que pesquisa feita pelo IBOPE não merece lá muita credibilidade.

  8. Fazer pesquisa pra que? Privatiza essa merda. O momento é de ter convicções, não de ficar jogando pra torcida. Conta de luz vai aumentar?? E a roubalheira de bilhões das estatais não acaba impactando nosso bolso de maneira muito maior? Não adianta fazer pesquisas ouvindo quem não tem o mínimo de conhecimento. Privatiza tudo!!! Olhem a Vale e a Telebras. Deixaram de ser um estorvo para o país e TEMOS TELEFONE!!

  9. Quem ainda acredita em pesquisa do IBOPE? Essa pesquisa é mais um engodo criado pra manter as coisas do jeito que estão, afinal, se privatizarem as empresas públicas, o cabide de emprego desaparece, isso sem falar que uma das brechas para a corrupção será fechada. Prefiro a Eletrobrás nas mãos da iniciativa privada, tenho certeza que pagaremos o preço justo e teremos um serviço de qualidade. Só lembrando, hoje em dia basta cair algumas gotas de chuva pra gente ficar horas sem energia.

  10. Vom tudo que temos visto nas últimas semanas em matéria de pesquisas, me admira muito vocês escreverem uma matéria nessa linha. Segunda semana seguida de ataques ao Bolsonaro.... Só de olho...

  11. Não quero parecer arrogante, mas vamos lá! Vou fazer um paralelo; e para quem sabe ler um pingo é letra. O que você prefere, leitor, que a Petrobrás seja "sua", ou que você pague uma gasolina mais barata? Vocês são uma ilha, não isso? Qual medo de dizer que as coisas são o que são? É preciso ser diferente e falar para quem paga a revista; opina! O que o Sr acha? Arrisca dizer alguma coisa; sensata, é claro! Por fim, a opinião do planalto, e um cachorro fazendo cocô, para mim, é a mesma coisa.

  12. Michel Temer?Palácio do Planalto? Esta corja acha que a maioria do povo ainda está dormindo. Mete bala Paulo Guedes, Bolsonaro deve acompanhá-lo em tudo, até Petrobrás.A mamata já acabou, aproveitem os últimos dias.

    1. Que a esquerda, apaniguados pendurados em cargos públicos, é claro que vão chiar, passeatas, mas nada que não se combate: " CHAMA O MOURAO" que ele resolve, parodiando aquele "isento de pecados", que trabalhou para o Lula e os irmãos Joesley. Tudo, "gente final.

  13. Quem é eleito tem que governar, não fazer pesquisas. Se o povo vir melhoras no emprego, saúde e educação (e na segurança), não vai questionar a privatização. Portanto, firmeza, honestidade e espírito público é o que conta.

  14. Popular não!....dos que não querem perder as "boquinhas" dos empregos fáceis e bem remunerados.As Estatais nunca foram do povo.Sempre pertenceu aos governos (políticos).O povo só recebe as contas para pagar.Nunca os dividendos.Todo dinheiro do cidadão arrecadado pelo Estado,deve voltar na forma de Segurança,Educação,Saúde e infraestrutura.Empresas é para empresários.Iniciativa privada.Vamos acabar de sermos tolos.Vai pegar a "tua parte" na Eletrobrás,Petrobrás, etc,vai!...otários!

Mais notícias
Assine agora
TOPO