Raysa Leite/FolhapressO momento do ataque em Juiz de Fora: um ano se passou

PF deve antecipar conclusão de inquérito sobre atentado

22.09.18 19:28

Apesar de ter pedido prorrogação de prazo e obtido da Justiça autorização para encerrar até o começo de outubro o inquérito sobre o atentado contra Jair Bolsonaro, a Polícia Federal deve antecipar a conclusão da investigação para a próxima semana, com o indiciamento de Adélio Bispo de Oliveira, autor da facada no presidenciável.

Neste primeiro inquérito, a PF deverá enquadrá-lo no artigo 20 da Lei de Segurança Nacional, que prevê como crime “praticar atentado pessoal ou atos de terrorismo, por inconformismo político”. A pena pode chegar a 20 anos de prisão. 

Os investigadores ainda devem apontar a motivação política de Adélio pelo ataque contra Bolsonaro e que, no dia do atentado, ele agiu sozinho.

Haverá um segundo inquérito para apurar se houve incentivadores ou mandantes do crime, como antecipou Crusoé.

Essas investigações em separado acontecem por uma razão legal. Como Adélio está preso, a lei exige que o inquérito seja concluído em 30 dias — sob o risco de ele ser solto. Por isso, a PF concentra nessa primeira investigação apenas o ato da facada em Juiz de Fora (MG). Caso os investigadores tentassem, de uma vez só, apurar o atentado e a eventual conexão de outras pessoas com o crime, corria o risco de não concluir dentro prazo legal.

Restam ainda a análise dos HDs da lan house frequentada por Adélio em Juiz de Fora, além de e-mails e alguns dados bancários. Os policiais também estão esquadrinhando as transações financeiras do agressor, a partir da quebra de seu sigilo bancário. Em uma delas, um depósito de dinheiro na conta de Adélio, a PF apurou que se tratava do pagamento de uma verba trabalhista.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Claro só idiota pra achar q alguém depositaria na conta dele. Levariam em espécie pra não deixar rastro. Estes monstros esquerdopatas nas quais se incluem a Rede Globo e A Folha de São Paulo que são as grandes bestas a enganar a nação. O destino de vcs está traçado pelo alto. Vai entrar no poder um ser guiado por Deus e vai acabar com esta bandidagem de uma imprensa cooptada com a mentira...

  2. Eu acho muito engraçado, não questionaram ainda na mídia, do porquê a policia ainda não intimou o gerente do banco Itaú de cuja agência Adelio Bispo possui um cartão de crédito internacional. Tudo bem que pode ter sido fornecido automático, mas por trás de tudo tem um agente financeiro com os dados de gastos e pagamentos e onde eles foram realizados deve ter câmeras de vídeo, então é só investigar todas as faturas e onde foram pagas e por quem.

  3. Se entendo um pouco da Politicagem brasileira, é bem possível que esse dinheiro recebido do processo trabalhista, pode muito bem ter sido planejado anteriormente e pode ter sido parte do pagamento antecipado... sei lá, nesse país que tudo pode e ninguém é culpado de nada...!!! Por outro lado, podemos contar com a Polícia Federal, que é a nossa salvação. Aguardemos...

    1. A PF é bastante preparada, não se preocupe quanto a isso..

  4. Ainda sobre a possível participação de uma igreja na contratação dos advogados para Adélio Bispo do Nascimento, solicitamos por avor que investiguemm a possibilidade de se tratar da Igreja Adventista do Sétimo Dia, conforme sugere o site não-oficial Adventistas.Com em sas postagens: http://www.adventistas.com/2018/09/09/coincidencia-pagina-de-pastor-adventista-foi-apagada-no-dia-do-atentado-contra-bolsonaro/

    1. Creio que o que vai apertar o cerco para o Adelio não será a vitória do Bolsonaro, mas sim as provas colhidas e confrontadas diretamente com as mentiras que ele estiver contando.No estilo: você disse isso, mas tenho o documento tal que prova que na verdade foi aquilo. Claro que a vitória do Bolsonaro pode pressionar pela obtenção de resultado mais rápido, mas não acho que a confissão do esquema se dará só por conta da vitória nas urnas

  5. O processo de seleção dos investigadores do FBI brasileiro é muito sofisticado. É através do método cognitivo: “Tá frio... Tá quente... Tá pelando... ihh... esfriou...”

    1. Fico apreensivo com a falta de notícia referente ao progresso das investigações, mas creio que a PF está evitando alarde para não prejudicar a produção de provas. Não sabemos como estão os bastidores. Uma coisa é certa, a PF tem feito um ótimo trabalho nas últimas operações que investigam corrupção.

  6. ÚNICA SAÍDA: Nesta crítica eleição de transição para dias melhores, o VOTO ÚTIL é uma solução rápida e estratégica. Evita 100% das expúrias manobras dos maus candidatos. Logo, Bolsonaro em 1o turno.

    1. Eu digo que é a eleição mais curta da história com a espera mais longa e ansiada por todos! Quem de nós vai aguentar essa espera?

Mais notícias
Assine agora
TOPO