Pedro Ladeira/Folhapress

Mordomia institucionalizada

05.03.19 16:15

Nada menos que 1.086 funcionários do Poder Executivo ocupam atualmente apartamentos do governo em Brasília.

A maior parte deles é egressa das Forças Armadas e do Itamaraty (foto). Na lista há ainda funcionários da Presidência da República, de agências reguladoras e do Cade.

O ocupante mais antigo de um funcionário do governo está lá desde 1973. A benesse bancada com dinheiro público é legalizada. Um decreto do governo regulamenta a ocupação desses imóveis.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Quando isso vai acabar?? Paulo Guedes disse que venderia todos os imóveis desnecessários. Esses caras não tem casa própria? Com os belos salários que recebem com certeza tem seus tetos pra morar, ou, podem muito bem alugar um imóvel em Brasília como qualquer mortal.

  2. Estas noticias deixam qualquer ser humano honesto, roxo de vergonha, pois estas benesses ainda não foram eliminadas e continua tudo igual como dantes no quartel de Abrantes.

  3. Dentro do meu universo limitado, penso assim: tds devem ganhar bem para se manterem bem. Sou contra às mordomias pq sou contra aos privilégios e ao desperdício. Nações de primeiro mundo, seus representantes , para trabalhar, utilizam metrô, não possuem cartões corporativos, dividem com outros moradia, auxiliares, enfim, toda a estrutura do seu trabalho. Daí, o país prospera. O primeiro sinal de pais atrasado é o gasto de seus governantes.

  4. PQP......'e muita PicareTagem........o Brasil Continental não merece tanta sacanagem emfavor de poucos......maioria apadrinhados políticos......por isso desmembra Brasil Continental já......em tantos novos países quantos forem necessários.........até porque a "globalização" é inexorável.....e daí salve-se quem puder........ou seja.....quem puder conter suas fronteiras com fiscalização total, 24 horas por dia.

    1. Não renove mesmo.Voce deve ser parente de um desses que mamam nas tetas do estado ou o próprio com mordomias.Voce não passa de um bosta que não paga impostos e acha que o dinheiro público é público para poucos usarem de qualquer jeito. Idiota.

    2. Não sentiremos falta de "brasileiros" como você por aqui. O papel da imprensa responsável é denunciar esses descalabros, nem que seja relembrando diariamente nossos políticos dessas excrescências.

  5. Mordomia institucionalizada no executivo. Induzida pela chamada, pensei que seria fruto de gastos do atual governo. Na leitura a seguir da chamada, vi que não. Então fui aos comentários, aí sim houve informações elucidativas que o péssimo artigo não disponibilizou, acredito por maldade ou incompetência total.

  6. Matéria babaca! Título que induz o leitor a pensar que todo servidor que utiliza imóvel da união é um aproveitador de "mordomia institucionalizada". O idiota do autor deveria se dar o trabalho de pesquisar antes de falar merda. A grande maioria dos militares que usa tais residências são praças, transferidos de outros estados da União para o DF, cujos salários orbitam entre R$2000 e R$6000. Raramente o cônjuge consegue colocação profissional devido às mudanças constantes de estado. MÁ FÉ, CRUSOÉ!

    1. Eu conheço muitos desses apartamentos funcionais e posso te dizer que são maravilhosos e ainda por cima no Plano Piloto. Você pelo jeito deve ser um que habita um desses imóveis. Faz um favor,na hora de devolve-lo. Faz uma faxina,pinta as paredes deixando em condições para que a prefeitura que cuida desses imóveis não tenha que gastar com a renovação do mesmo. Gente educada faz isso.

    1. Sim, para apontar tem que pesquisar e saber a real utilização, bem como os que foram adquiridos por servidores.

  7. Quem assinou esse decreto? O Cunha, o Sarney ou o Eunicio? Vcs sabem de tudo e ficam de sacanagem comigo. Antes eu não ficar sabendo dessas porras sem pé nem cabeça. A recomendação médica oficial é de que eu abandone essa revista. Só venho me fodendo e gastando em farmácias nos últimos 9 meses.

  8. Ha que se verificar bem esses fatos pois muitos dos proprios residenciais foram vendidos aos servidores públicos nos anos 90. Quanto aos militares, nao foram privilegiados e pagam pela ocupaçao dos imoveis.

  9. Mais uma matéria sem valor algum; precisamos saber detalhes. Vá buscar maiores informações e faca uma matéria digna para os assinantes dessa mídia.

    1. O decreto original (a primeira legislação a tratar do assunto sobre a cidade de Brasília) é de Juscelino Kubitscheck. Até porque, tanto Lúcio Costa quanto Oscar Niemeyer projetaram a cidade (Asas Sul e Norte) para serem “grandes bairros” de funcionários públicos de todos os três poderes, mais os do governo do DF, pois não havia residências a serem alugadas ou adquiridas de particulares. Quando houve o “boom imobiliário” de 1996, era impossível um funcionário de carreira adquirir.

  10. Se forem por militares, acho até pouco, pois os salários são baixos e não tem auxilio moradia, então o governo não faz mais do que a obrigação em fornecer moradia a famílias q nunca ficam mais de dois anos em cada canto desse país.

    1. Militares que ganham pra não fazer nada....parasitas da nação...

  11. O auxílio moradia, semi legalizada pela decisão monocrática de um SUPREMO custa o valor desses imóveis todos juntos ou estou enganado?

  12. saporra de revista virou um tuitar 140 toques e já se dão satisfeitos com o q eles chamam de informação. Eu tenho tuitar e não pago nada por isso.

    1. Dá pro reporterzinho explicar como era antes do atual governo ? Se estes funcionários são realmente úteis, caso não, podem ser dispensados? Estes imóveis podem ser vendidos ? Foi o atual governo que assinou o decreto? Onde o reportezinho aprendeu a fazer matérias tão ridículas ?

  13. Essa é uma fase antiga, que começou com a fundação da cidade de Brasília. Vá mais longe, mas não se assuste com o que vai descobrir. Excelente reportagem e artigo.

    1. Eu gostaria de encontrar a excelente reportagem. A revista precisa se aprofundar mais nos assuntos. Micro textos e informações limitadas já encontramos em blogs

  14. Caro Caio Junqueira, seria possível refazer esta nota trazendo clareza e transformando-a em uma verdadeira matéria jornalística? Infelizmente do jeito que está, desacredita o jornal... Obrigada.

  15. Deixo aqui, também, um alerta à este informativo. Tenham mais cuidado para não cair em na desgraça dos Antagonistas. Editem matérias em que o leitor, após lê-las, não permaneçam com dúvidas ou tendo que procurar respostas.

  16. Caio, você ficou a dever nessa noticiazinha de rodapé. Como fazer com os que são transferidos de um lado para o outro, como os militares? Vai mais fundo, separe o joio do trigo. Faz uma reportagem de verdade. Crusoe merece e os leitores também.

  17. O PR tem razão. O Erário é um saco sem fundo. Cai grana por todos os lados. A Planície ñ pode + pagar td. Os "incentivos" são mamatas...

  18. Realmente não dá para saber a que veio esta matéria. Se há pessoas nos apartamentos funcionais desde 1973, se há um decreto regulamentando isso e o descalabro continua, o que se sugere?

  19. A reportagem me pareceu incompleta e demagógica. Militares e servidores do Serviço Exterior não ficam o todo em Brasília. Não possuem endereços fixos. Muitas vezes devido ao interesse de serviço são transferidos. Os servidores do MRE, por exemplo, são removidos para o exterior em caráter permanente ou transitório. O que a reportagem deveria dizer é que alguns deputados e senadores de Brasília que, apesar de morarem em Brasília, tem imóvel funcional e receberam auxílio mudança.

    1. Bem observado. Talvez a reportagem tenha sido até amadora. Artigo de estagiário. Não responde nem as cinco perguntas fundamentais de uma “matéria jornalística”. Se a Crusoé quer ser diferenciada; basta fazer uma matéria BEM FEITA, já que a mídia atual é uma pseudo imprensa, de encomenda - “bate em quem não lhe paga patrocínio”. Já que a Crusoé não tem publicidade, se forem trabalhar no “feriado”, que trabalhem direito. Nós, os leitores, merecemos ...

  20. A situação dos diplomatas, policiais federais e militares (talvez outras categorias específicas também, as quais não tenho conhecimento) é interessante quanto às constantes transferências de localidades que são obrigados a fazerem, sempre por interesse administrativo e do serviço. É diferente quanto aos funcionários públicos do executivo, legislativo e judiciário que prestam concurso de ingresso especificamente para trabalharem na localidade disponível (Brasília). Deve haver excessões.

  21. Resido em Brasília e conheço meia dúzia desses casos, que não se justificam mais, visto que muitos dos ocupantes desses imóveis passaram a trabalhar na iniciativa privada, principalmente em atividades lobistas, com ganhos muito expressivos. A regulamentação precisa ser revista.

  22. Se uma simples reportagem consegue tantas informações que há muitos anos os Brasileiros sabem que existem, mas por algum tipo de ironia, ou comodismo nem o Povo nem o Governo se habilitam a tomar uma atitude, pois o Brasil não é governado por um governante independente, nós somos governados por Partidos Políticos, cujos interesses não condizem com nossa vontade. Quando nos tornamos conhecedores das coisas, elas se tornam legalizadas e ficam por isso mesmo. Mera falta de ATITUDE.

  23. O estado Brasileiro, por si só foi criado de forma errada, pós república com o advento do império foram criados no antigo DF os grandes ministérios ocupados na época por gente apadrinhada sem qualquer conteúdo didático, esparamos que o atual presidente tenha Que peito para acabar com essa mamata e comece de fato criar uma sociedade mais justa. Foi com essa esperança que milhões de cidadãos lhe concederam o voto

  24. Decreto do Rei. Estado domiado por alucinados. A solução: estado mínimo. Partidos com propostas. Criminalização do marxismo. Livre mercado. Privatização geral. Formar cidadãos. Leis claras. Justiça independente. Etc, etc

    1. Pra quê tantos partidos... Segundo consta existem 3 ou 4 ideologias no mundo sério...No Brasil mais de 30 partidos é o caos...

Mais notícias
Assine agora
TOPO