Variedades - Crusoé
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Variedades - Crusoé
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Geral

WhatsApp notifica clientes e passará a cobrar taxa por mensagens enviadas

Por Júlio Nesi
24/08/2026
Em Geral
0
Imagem meramente ilustrativa.

Reprodução: Pixabay / Pexels

Imagem meramente ilustrativa. Reprodução: Pixabay / Pexels

A Meta confirmou uma mudança na precificação do WhatsApp Business que entrará em vigor no dia 1º de outubro deste ano. A partir desta data, as empresas deixarão de ter isenção de taxas para as chamadas “mensagens de serviço”, passando a pagar por cada resposta enviada aos clientes, mesmo que ocorra dentro da janela de atendimento.

A medida marca o fim de um período de gratuidade que vigorava desde novembro de 2024 para respostas de texto livre. Segundo o novo modelo, qualquer mensagem enviada por um atendente humano ou por sistemas de inteligência artificial de terceiros será tarifada com o mesmo valor das mensagens de utilidade e autenticação.

No Brasil, a estimativa é de que o custo gire em torno de R$ 0,035 por mensagem, embora a tabela oficial em reais deva ser publicada pela Meta até 1º de setembro.

Recomendado para você

  • Paralisação dos bancários entra para a história e impacta milhões de brasileiros
  • Apresentadora globo faz apelo retornoEx-apresentadora da Globo faz apelo por retorno de atração após edição especial
  • Novo milionário: apostador acerta sozinho as seis dezenas e fica com o prêmio da Mega-Sena
  • Decisão fifa agrada autoridades brasileiraDecisão da Fifa não agrada autoridades e Seleção Brasileira pode não jogar no Mineirão durante a Copa do Mundo

Impacto nos atendimentos

De acordo com especialistas, a alteração afeta diretamente o custo operacional de empresas que utilizam a ferramenta, pois, diferentemente das campanhas de marketing, que possuem descontos progressivos por volume, as novas mensagens de serviço terão uma taxa fixa plana, sem redução de preço independentemente da quantidade enviada.

Vale destacar, no entanto, que a cobrança não se aplica aos usuários do WhatsApp e à versão gratuita do WhatsApp Business, nem às mensagens recebidas das empresas, que continuam gratuitas. O foco da tarifação é exclusivamente o fluxo de saída (empresa para cliente) na plataforma profissional.

Em meio à mudança, a Meta também destacou seu próprio agente de inteligência artificial, o Meta Business Agent, que opera sob um modelo distinto implementado em agosto de 2026.

Enquanto as respostas humanas e de IAs externas são cobradas por mensagem entregue, o uso da IA nativa da Meta é tarifado por consumo de tokens (US$ 2,00 por 1 milhão de tokens).

Especialistas apontam que, para interações complexas que exigem textos longos, o modelo de tokens da IA da Meta pode ser financeiramente mais vantajoso do que o acúmulo de tarifas fixas por múltiplas mensagens de serviço.

Cronograma de implementação

O modelo atual com respostas de serviço gratuitas na janela de 24 horas vai durar até o dia 30 de setembro, com as cobranças por mensagem de serviço (humanas e IAs de terceiros) e o fim da isenção para templates de utilidade dentro da janela de atendimento tendo início no primeiro dia de outubro.

Vale reforçar também que a Meta comprometeu-se a publicar os valores exatos dos preços por país até o início de setembro, permitindo o planejamento financeiro das corporações.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Júlio Nesi

Júlio Nesi

Jornalista alagoano formado pela UFAL, já atuei em produção de conteúdo digital para portais, rádio e redes sociais.

Próximo post
Nova copa mundo confederações unem

Nova Copa do Mundo? Confederações se unem para realização de campeonato em 2028

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira!

Foto: Divulgação/Arsenal

Fim das bets: campeonato nacional proíbe patrocínio de casas de apostas nos times

24/08/2026
Centenária realiza sonho ver primeira

Idosa centenária realiza sonho ao ver pela primeira vez um jogo de seu time do coração

24/08/2026
Gigantes tecnologia intimadas busca hacker

Gigantes da tecnologia são intimadas na busca por hacker que vazou imagens do GTA 6

24/08/2026
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.